Teoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo: Da idade escolar até à idade adulta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312013000400005 |
Resumo: | A teoria da mente, enquanto marco do desenvolvimento sócio-cognitivo normativo emergente em idade pré-escolar, define-se como a capacidade para compreender e atribuir estados mentais - desejos, cognições, crenças e emoções - a si e aos outros, o que, por seu turno, permite a previsão e interpretação do comportamento dos outros (Astington & Barriault, 2001). Mas como se carateriza a teoria da mente no âmbito do desenvolvimento normativo ao longo do ciclo vital? E como se avalia? O presente artigo pretende responder a ambas as questões através de uma revisão teórica deste constructo no âmbito do desenvolvimento normativo em idade escolar, adolescência e idade adulta e uma síntese das principais metodologias desenvolvidas para a sua avaliação. |
id |
RCAP_f6aeb6891ce637e527fefaaee7c3f543 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0870-82312013000400005 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Teoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo: Da idade escolar até à idade adultaTeoria da menteIdade escolarAdolescênciaIdade adultaAvaliaçãoA teoria da mente, enquanto marco do desenvolvimento sócio-cognitivo normativo emergente em idade pré-escolar, define-se como a capacidade para compreender e atribuir estados mentais - desejos, cognições, crenças e emoções - a si e aos outros, o que, por seu turno, permite a previsão e interpretação do comportamento dos outros (Astington & Barriault, 2001). Mas como se carateriza a teoria da mente no âmbito do desenvolvimento normativo ao longo do ciclo vital? E como se avalia? O presente artigo pretende responder a ambas as questões através de uma revisão teórica deste constructo no âmbito do desenvolvimento normativo em idade escolar, adolescência e idade adulta e uma síntese das principais metodologias desenvolvidas para a sua avaliação.ISPA-Instituto Universitário2013-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312013000400005Análise Psicológica v.31 n.4 2013reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312013000400005Martins,CarlaBarreto,Ana LuísaCastiajo,Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:00:38Zoai:scielo:S0870-82312013000400005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:16:26.473587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo: Da idade escolar até à idade adulta |
title |
Teoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo: Da idade escolar até à idade adulta |
spellingShingle |
Teoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo: Da idade escolar até à idade adulta Martins,Carla Teoria da mente Idade escolar Adolescência Idade adulta Avaliação |
title_short |
Teoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo: Da idade escolar até à idade adulta |
title_full |
Teoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo: Da idade escolar até à idade adulta |
title_fullStr |
Teoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo: Da idade escolar até à idade adulta |
title_full_unstemmed |
Teoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo: Da idade escolar até à idade adulta |
title_sort |
Teoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo: Da idade escolar até à idade adulta |
author |
Martins,Carla |
author_facet |
Martins,Carla Barreto,Ana Luísa Castiajo,Paula |
author_role |
author |
author2 |
Barreto,Ana Luísa Castiajo,Paula |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins,Carla Barreto,Ana Luísa Castiajo,Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria da mente Idade escolar Adolescência Idade adulta Avaliação |
topic |
Teoria da mente Idade escolar Adolescência Idade adulta Avaliação |
description |
A teoria da mente, enquanto marco do desenvolvimento sócio-cognitivo normativo emergente em idade pré-escolar, define-se como a capacidade para compreender e atribuir estados mentais - desejos, cognições, crenças e emoções - a si e aos outros, o que, por seu turno, permite a previsão e interpretação do comportamento dos outros (Astington & Barriault, 2001). Mas como se carateriza a teoria da mente no âmbito do desenvolvimento normativo ao longo do ciclo vital? E como se avalia? O presente artigo pretende responder a ambas as questões através de uma revisão teórica deste constructo no âmbito do desenvolvimento normativo em idade escolar, adolescência e idade adulta e uma síntese das principais metodologias desenvolvidas para a sua avaliação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312013000400005 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312013000400005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312013000400005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA-Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA-Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica v.31 n.4 2013 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137261299695616 |