Guião de investigação de boas práticas na área de animação sociocultural: estudo de caso da Biblioteca da UTAD-Pólo de Chaves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Anabela Antunes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/4659
Resumo: Nesta investigação realçamos a importância do uso de boas práticas nas bibliotecas da região do Alto Tâmega e Barroso, especificamente na biblioteca do Pólo da UTAD em Chaves. O nosso objetivo foi perceber qual a relação entre bibliotecas e Tecnologias de Comunicação e Informação, e conhecer “boas práticas” de animação de uma biblioteca. Trata-se de um estudo de caso em que a estratégia utilizada foi a investigação-ação, com a colaboração de 100 alunos dos cursos de animação Sociocultural, turismo e do Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Animação Sociocultural, e 13 bibliotecários / Professores responsáveis pelas bibliotecas públicas e Agrupamentos de escola da região do Alto Tâmega e Barroso. As técnicas utilizadas na recolha de dados foram a análise documental, o inquérito por questionário, a entrevista, a observação participante e, ainda, o do diário de bordo. Neste contexto, a presença dos nossos informantes-chave nos cursos lecionados nas instalações do Pólo da UTAD em Chaves surge como uma mais-valia para o nosso estudo de caso. As várias práticas de animação do espaço-biblioteca, integradas nas TIC apresentam-se como uma ferramenta imprescindível que podemos considerar de “boa prática” e que poderão, eventualmente, ser transferíveis para outros contextos.
id RCAP_f710dec383a5808346fa7d7d32005983
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/4659
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Guião de investigação de boas práticas na área de animação sociocultural: estudo de caso da Biblioteca da UTAD-Pólo de ChavesBibliotecasTecnologias da informação e comunicaçãoAnimação socioculturalBoas práticasNesta investigação realçamos a importância do uso de boas práticas nas bibliotecas da região do Alto Tâmega e Barroso, especificamente na biblioteca do Pólo da UTAD em Chaves. O nosso objetivo foi perceber qual a relação entre bibliotecas e Tecnologias de Comunicação e Informação, e conhecer “boas práticas” de animação de uma biblioteca. Trata-se de um estudo de caso em que a estratégia utilizada foi a investigação-ação, com a colaboração de 100 alunos dos cursos de animação Sociocultural, turismo e do Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Animação Sociocultural, e 13 bibliotecários / Professores responsáveis pelas bibliotecas públicas e Agrupamentos de escola da região do Alto Tâmega e Barroso. As técnicas utilizadas na recolha de dados foram a análise documental, o inquérito por questionário, a entrevista, a observação participante e, ainda, o do diário de bordo. Neste contexto, a presença dos nossos informantes-chave nos cursos lecionados nas instalações do Pólo da UTAD em Chaves surge como uma mais-valia para o nosso estudo de caso. As várias práticas de animação do espaço-biblioteca, integradas nas TIC apresentam-se como uma ferramenta imprescindível que podemos considerar de “boa prática” e que poderão, eventualmente, ser transferíveis para outros contextos.This study highlights the importance of using good practices in the libraries of the Alto Tâmega and Barroso, specifically the UTAD - Pólo Chaves library. Our goal was to understand the link between libraries and Information and Communication of Technologies (ICT), and to know the “best practices” of animation at the library . In this study case the strategy used was action-research. A hundred students of the following degrees collaborated: Sociocultural Animation, Tourism and Masters in Education Sciences - Specialization in Sociocultural Animation; as well as 13 librarians and teachers responsible for the public libraries and schools from Alto Tâmega e Barroso. The methodology techniques used in collecting data were document analysis, surveys, interviews, participant observation and, also, the logbook . Therefore, the presence of our key informants in the courses taught at UTAD - Pólo de Chaves facilities comes as an added value for our study case. The several practices of animation at the library space, integrated at ICTs presents itself as an essential tool that can be considered "good practice" and those practices may eventually be transferable to other contexts.2015-06-01T18:14:35Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/4659porMachado, Anabela Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:41:02Zoai:repositorio.utad.pt:10348/4659Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:44.148917Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Guião de investigação de boas práticas na área de animação sociocultural: estudo de caso da Biblioteca da UTAD-Pólo de Chaves
title Guião de investigação de boas práticas na área de animação sociocultural: estudo de caso da Biblioteca da UTAD-Pólo de Chaves
spellingShingle Guião de investigação de boas práticas na área de animação sociocultural: estudo de caso da Biblioteca da UTAD-Pólo de Chaves
Machado, Anabela Antunes
Bibliotecas
Tecnologias da informação e comunicação
Animação sociocultural
Boas práticas
title_short Guião de investigação de boas práticas na área de animação sociocultural: estudo de caso da Biblioteca da UTAD-Pólo de Chaves
title_full Guião de investigação de boas práticas na área de animação sociocultural: estudo de caso da Biblioteca da UTAD-Pólo de Chaves
title_fullStr Guião de investigação de boas práticas na área de animação sociocultural: estudo de caso da Biblioteca da UTAD-Pólo de Chaves
title_full_unstemmed Guião de investigação de boas práticas na área de animação sociocultural: estudo de caso da Biblioteca da UTAD-Pólo de Chaves
title_sort Guião de investigação de boas práticas na área de animação sociocultural: estudo de caso da Biblioteca da UTAD-Pólo de Chaves
author Machado, Anabela Antunes
author_facet Machado, Anabela Antunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Anabela Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas
Tecnologias da informação e comunicação
Animação sociocultural
Boas práticas
topic Bibliotecas
Tecnologias da informação e comunicação
Animação sociocultural
Boas práticas
description Nesta investigação realçamos a importância do uso de boas práticas nas bibliotecas da região do Alto Tâmega e Barroso, especificamente na biblioteca do Pólo da UTAD em Chaves. O nosso objetivo foi perceber qual a relação entre bibliotecas e Tecnologias de Comunicação e Informação, e conhecer “boas práticas” de animação de uma biblioteca. Trata-se de um estudo de caso em que a estratégia utilizada foi a investigação-ação, com a colaboração de 100 alunos dos cursos de animação Sociocultural, turismo e do Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Animação Sociocultural, e 13 bibliotecários / Professores responsáveis pelas bibliotecas públicas e Agrupamentos de escola da região do Alto Tâmega e Barroso. As técnicas utilizadas na recolha de dados foram a análise documental, o inquérito por questionário, a entrevista, a observação participante e, ainda, o do diário de bordo. Neste contexto, a presença dos nossos informantes-chave nos cursos lecionados nas instalações do Pólo da UTAD em Chaves surge como uma mais-valia para o nosso estudo de caso. As várias práticas de animação do espaço-biblioteca, integradas nas TIC apresentam-se como uma ferramenta imprescindível que podemos considerar de “boa prática” e que poderão, eventualmente, ser transferíveis para outros contextos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-06-01T18:14:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/4659
url http://hdl.handle.net/10348/4659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137112929337344