Brincando com padrões na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Ana Margarida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mamede, Ema
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/58617
Resumo: Este artigo procura compreender as reações de crianças do pré-escolar (n=17), dos 4 aos 5 anos, a exploração de padrões, tentando dar resposta às seguintes questões: 1) Que desempenhos apresentam as crianças na resolução de problemas que envolvem padrões de repetição? 2) Que dificuldades manifestam durante a resolução de tais problemas? Adotou-se uma metodologia qualitativa numa abordagem de estudo de caso, procurando descrever as reações das crianças a problemas de padrões de repetição apresentados ao longo de uma intervenção pedagógica. Durante a intervenção, foram propostos às crianças problemas de continuação de um padrão, descoberta de um intruso num padrão, tradução de um padrão e criação de padrões. Os resultados evidenciam bons níveis de desempenho das crianças, sugerindo que os problemas de padrões apresentados constituíram um momento de estímulo ao raciocínio e à comunicação de um modo motivador.
id RCAP_f7b8a9b7fb3f7cbc5ca55bc981837099
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58617
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Brincando com padrões na educação pré-escolarPadrõesResolução de problemasRaciocínioComunicaçãoCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo procura compreender as reações de crianças do pré-escolar (n=17), dos 4 aos 5 anos, a exploração de padrões, tentando dar resposta às seguintes questões: 1) Que desempenhos apresentam as crianças na resolução de problemas que envolvem padrões de repetição? 2) Que dificuldades manifestam durante a resolução de tais problemas? Adotou-se uma metodologia qualitativa numa abordagem de estudo de caso, procurando descrever as reações das crianças a problemas de padrões de repetição apresentados ao longo de uma intervenção pedagógica. Durante a intervenção, foram propostos às crianças problemas de continuação de um padrão, descoberta de um intruso num padrão, tradução de um padrão e criação de padrões. Os resultados evidenciam bons níveis de desempenho das crianças, sugerindo que os problemas de padrões apresentados constituíram um momento de estímulo ao raciocínio e à comunicação de um modo motivador.Apoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação para a Educação Matemática Elementar (AEME)Universidade do MinhoAfonso, Ana MargaridaMamede, Ema20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58617porhttp://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1193info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:16:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58617Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:09:04.038295Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Brincando com padrões na educação pré-escolar
title Brincando com padrões na educação pré-escolar
spellingShingle Brincando com padrões na educação pré-escolar
Afonso, Ana Margarida
Padrões
Resolução de problemas
Raciocínio
Comunicação
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Brincando com padrões na educação pré-escolar
title_full Brincando com padrões na educação pré-escolar
title_fullStr Brincando com padrões na educação pré-escolar
title_full_unstemmed Brincando com padrões na educação pré-escolar
title_sort Brincando com padrões na educação pré-escolar
author Afonso, Ana Margarida
author_facet Afonso, Ana Margarida
Mamede, Ema
author_role author
author2 Mamede, Ema
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Ana Margarida
Mamede, Ema
dc.subject.por.fl_str_mv Padrões
Resolução de problemas
Raciocínio
Comunicação
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Padrões
Resolução de problemas
Raciocínio
Comunicação
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este artigo procura compreender as reações de crianças do pré-escolar (n=17), dos 4 aos 5 anos, a exploração de padrões, tentando dar resposta às seguintes questões: 1) Que desempenhos apresentam as crianças na resolução de problemas que envolvem padrões de repetição? 2) Que dificuldades manifestam durante a resolução de tais problemas? Adotou-se uma metodologia qualitativa numa abordagem de estudo de caso, procurando descrever as reações das crianças a problemas de padrões de repetição apresentados ao longo de uma intervenção pedagógica. Durante a intervenção, foram propostos às crianças problemas de continuação de um padrão, descoberta de um intruso num padrão, tradução de um padrão e criação de padrões. Os resultados evidenciam bons níveis de desempenho das crianças, sugerindo que os problemas de padrões apresentados constituíram um momento de estímulo ao raciocínio e à comunicação de um modo motivador.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/58617
url http://hdl.handle.net/1822/58617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1193
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME)
publisher.none.fl_str_mv Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132515157409792