Brincando com padrões na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/58617 |
Resumo: | Este artigo procura compreender as reações de crianças do pré-escolar (n=17), dos 4 aos 5 anos, a exploração de padrões, tentando dar resposta às seguintes questões: 1) Que desempenhos apresentam as crianças na resolução de problemas que envolvem padrões de repetição? 2) Que dificuldades manifestam durante a resolução de tais problemas? Adotou-se uma metodologia qualitativa numa abordagem de estudo de caso, procurando descrever as reações das crianças a problemas de padrões de repetição apresentados ao longo de uma intervenção pedagógica. Durante a intervenção, foram propostos às crianças problemas de continuação de um padrão, descoberta de um intruso num padrão, tradução de um padrão e criação de padrões. Os resultados evidenciam bons níveis de desempenho das crianças, sugerindo que os problemas de padrões apresentados constituíram um momento de estímulo ao raciocínio e à comunicação de um modo motivador. |
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Este artigo procura compreender as reações de crianças do pré-escolar (n=17), dos 4 aos 5 anos, a exploração de padrões, tentando dar resposta às seguintes questões: 1) Que desempenhos apresentam as crianças na resolução de problemas que envolvem padrões de repetição? 2) Que dificuldades manifestam durante a resolução de tais problemas? Adotou-se uma metodologia qualitativa numa abordagem de estudo de caso, procurando descrever as reações das crianças a problemas de padrões de repetição apresentados ao longo de uma intervenção pedagógica. Durante a intervenção, foram propostos às crianças problemas de continuação de um padrão, descoberta de um intruso num padrão, tradução de um padrão e criação de padrões. Os resultados evidenciam bons níveis de desempenho das crianças, sugerindo que os problemas de padrões apresentados constituíram um momento de estímulo ao raciocínio e à comunicação de um modo motivador. |
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