Identidade visual da marca: elementos constituintes e processo de criação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Deolinda Inês Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/12437
Resumo: O presente estudo tem como objetivo o aprofundamento da compreensão sobre a identidade visual das marcas e o seu processo de criação, com foco nos elementos constituintes do logotipo, nomeadamente o nome da marca, a tipografia, o símbolo e as cores. Procura, também, identificar padrões, tendências e combinações nas estratégias, bem como obter uma perceção das diretrizes que contribuem para uma identidade visual de marca bem-sucedida. A metodologia adotada divide-se em dois estudos complementares. O primeiro foca-se numa análise de conteúdo das identidades visuais das 50 marcas mais valiosas de Portugal de 2023, incluindo a análise do nome, formato do símbolo, da tipografia e das cores utilizadas. O segundo estudo consiste numa abordagem qualitativa, através da realização de entrevistas com resposta aberta a profissionais ativos das áreas do design gráfico, comunicação e marketing. O primeiro estudo fornece uma compreensão do estado atual das identidades visuais das marcas portuguesas. Foi possível identificar tendências e padrões nas estratégias analisadas, porém não foi descoberto nenhum padrão predominante, sendo destacada a diversidade nas abordagens adotadas pelas marcas. O segundo estudo preenche uma lacuna na literatura, ao apresentar a opinião prática dos profissionais que lidam diretamente com o processo de criação das identidades visuais das marcas. Oferece perceções valiosas em relação ao ponto de vista dos profissionais envolvidos neste processo. Os resultados apresentam respostas diretamente aplicáveis na prática, fornecendo perspetivas úteis para profissionais que desejem aperfeiçoar as suas técnicas ou interessados que procurem aumentar o seu conhecimento sobre o tema. Assim, o estudo permite aprofundar a compreensão da identidade visual das marcas, bem como do seu processo de criação. É de notar que os objetivos foram atingidos, apesar de a temática ser extensa e existir ainda muito a explorar. Os resultados obtidos apresentam-se como uma contribuição valiosa, servindo como um ponto de partida rico e informativo para futuros estudos.
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O segundo estudo consiste numa abordagem qualitativa, através da realização de entrevistas com resposta aberta a profissionais ativos das áreas do design gráfico, comunicação e marketing. O primeiro estudo fornece uma compreensão do estado atual das identidades visuais das marcas portuguesas. Foi possível identificar tendências e padrões nas estratégias analisadas, porém não foi descoberto nenhum padrão predominante, sendo destacada a diversidade nas abordagens adotadas pelas marcas. O segundo estudo preenche uma lacuna na literatura, ao apresentar a opinião prática dos profissionais que lidam diretamente com o processo de criação das identidades visuais das marcas. Oferece perceções valiosas em relação ao ponto de vista dos profissionais envolvidos neste processo. Os resultados apresentam respostas diretamente aplicáveis na prática, fornecendo perspetivas úteis para profissionais que desejem aperfeiçoar as suas técnicas ou interessados que procurem aumentar o seu conhecimento sobre o tema. Assim, o estudo permite aprofundar a compreensão da identidade visual das marcas, bem como do seu processo de criação. É de notar que os objetivos foram atingidos, apesar de a temática ser extensa e existir ainda muito a explorar. Os resultados obtidos apresentam-se como uma contribuição valiosa, servindo como um ponto de partida rico e informativo para futuros estudos.This study aims to deepen the understanding of the visual identity of brands and their creation process, while focusing on the elements that constitute the logo, namely the symbol, colors, typography, and name. In addition, it seeks to identify patterns, trends and combinations in strategies, as well as gain insight into the guidelines that contribute to a successful visual brand identity. The methodology applied is divided into two complementary studies. The first focuses on a content analysis of the visual identities of the 50 most valuable brands in Portugal in 2023, including an analysis of the name, symbol format, typography and colors used. The second study consists of a qualitative approach through interviews with open questions to active professionals in the areas of graphic design, communication, and marketing. The first study provides an understanding of the Portuguese brands’ visual identities. It’s possible to identify trends and patterns in the strategies analyzed, but no predominant pattern was discovered, highlighting the diversity in the approaches adopted by the brands. The second study fills an important gap in the literature by presenting the practical opinion of professionals who deal directly with the process of creating visual brand identities. It offers valuable insights from the point of view of the professionals involved in this process. The results present answers that are directly applicable in practice, providing useful information for professionals wishing to improve their techniques or interested parties looking to deepen their knowledge of the subject. Overall, the study has enabled the ability to gain a deeper understanding of the visual identity of brands, as well as its creation process. It should be noted that the objectives were achieved, although the matter is extensive and there is still much to explore. The results obtained make a valuable contribution, serving as a rich and informative starting point for future studies.Cardoso, Paulo RibeiroRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaAlmeida, Deolinda Inês Oliveira2023-11-24T16:50:32Z2023-11-212023-11-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/12437porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-28T02:01:32Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/12437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:55.429830Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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