As estratégias de comunicação na aula de ELE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Paula Cristina da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6019
Resumo: Com o presente trabalho pretende fazer-se um estudo comparativo das estratégias de comunicação utilizadas por alunos de Espanhol do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário, a partir do qual será feita uma reflexão sobre a importância de desenvolver a competência estratégica em contexto sala de aula, de forma a melhorar o desempenho dos alunos nas atividades comunicativas de interação oral. Para tal, preliminarmente, faz-se uma revisão teórica dos conceitos relacionados com a temática abordada, partindo do geral, a competência comunicativa para o particular, as estratégias de comunicação. Seguidamente, tendo por base entrevistas feitas aos alunos dos dois ciclos, efetua-se uma análise das mesmas quanto ao seu uso e frequência e estabelece-se uma comparação entre os dois ciclos de ensino. Posteriormente, partindo desta análise e de uma revisão teórica sobre a importância do treinamento das estratégias de comunicação, apresentam-se exemplos práticos de atividades com a finalidade de que os professores compreendam a importância de as porem em prática, e, desta forma, contribuírem para a melhoria da competência comunicativa dos alunos.
id RCAP_f7d2d463ce2907a277c2fe61eca93bd1
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6019
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As estratégias de comunicação na aula de ELELíngua espanholaComunicaçãoAprendizagemEstratégiasInteração oralCom o presente trabalho pretende fazer-se um estudo comparativo das estratégias de comunicação utilizadas por alunos de Espanhol do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário, a partir do qual será feita uma reflexão sobre a importância de desenvolver a competência estratégica em contexto sala de aula, de forma a melhorar o desempenho dos alunos nas atividades comunicativas de interação oral. Para tal, preliminarmente, faz-se uma revisão teórica dos conceitos relacionados com a temática abordada, partindo do geral, a competência comunicativa para o particular, as estratégias de comunicação. Seguidamente, tendo por base entrevistas feitas aos alunos dos dois ciclos, efetua-se uma análise das mesmas quanto ao seu uso e frequência e estabelece-se uma comparação entre os dois ciclos de ensino. Posteriormente, partindo desta análise e de uma revisão teórica sobre a importância do treinamento das estratégias de comunicação, apresentam-se exemplos práticos de atividades com a finalidade de que os professores compreendam a importância de as porem em prática, e, desta forma, contribuírem para a melhoria da competência comunicativa dos alunos.This present paper´s aim is to compare communication strategies used by students learning Spanish as a foreign language in elementary and secondary school and to reflect upon the importance of developing the strategic competence in the classroom in order to improve the students´ performance in communicative activities, and oral interaction. For this purpose, a preliminarily, theoretical review of concepts related to the theme is carried out, based on the general communicative competence for the corresponding communication strategies. Then, with the interviews made based on students of both cycles, an analysis of the interviews and then a comparison between the two levels of education are established. Subsequently, based on this analysis and a theoretical review of the importance of training of the communication strategies, practical examples of activities are presented so that teachers could understand the importance of the implement, and thus contribute to improving the communication skills of the students.2016-06-01T18:25:40Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6019pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Paula Cristina da Silvareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:39:23Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:19.424959Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As estratégias de comunicação na aula de ELE
title As estratégias de comunicação na aula de ELE
spellingShingle As estratégias de comunicação na aula de ELE
Fernandes, Paula Cristina da Silva
Língua espanhola
Comunicação
Aprendizagem
Estratégias
Interação oral
title_short As estratégias de comunicação na aula de ELE
title_full As estratégias de comunicação na aula de ELE
title_fullStr As estratégias de comunicação na aula de ELE
title_full_unstemmed As estratégias de comunicação na aula de ELE
title_sort As estratégias de comunicação na aula de ELE
author Fernandes, Paula Cristina da Silva
author_facet Fernandes, Paula Cristina da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Paula Cristina da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola
Comunicação
Aprendizagem
Estratégias
Interação oral
topic Língua espanhola
Comunicação
Aprendizagem
Estratégias
Interação oral
description Com o presente trabalho pretende fazer-se um estudo comparativo das estratégias de comunicação utilizadas por alunos de Espanhol do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário, a partir do qual será feita uma reflexão sobre a importância de desenvolver a competência estratégica em contexto sala de aula, de forma a melhorar o desempenho dos alunos nas atividades comunicativas de interação oral. Para tal, preliminarmente, faz-se uma revisão teórica dos conceitos relacionados com a temática abordada, partindo do geral, a competência comunicativa para o particular, as estratégias de comunicação. Seguidamente, tendo por base entrevistas feitas aos alunos dos dois ciclos, efetua-se uma análise das mesmas quanto ao seu uso e frequência e estabelece-se uma comparação entre os dois ciclos de ensino. Posteriormente, partindo desta análise e de uma revisão teórica sobre a importância do treinamento das estratégias de comunicação, apresentam-se exemplos práticos de atividades com a finalidade de que os professores compreendam a importância de as porem em prática, e, desta forma, contribuírem para a melhoria da competência comunicativa dos alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-06-01T18:25:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6019
url http://hdl.handle.net/10348/6019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137108094353408