As estratégias de comunicação na aula de ELE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6019 |
Resumo: | Com o presente trabalho pretende fazer-se um estudo comparativo das estratégias de comunicação utilizadas por alunos de Espanhol do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário, a partir do qual será feita uma reflexão sobre a importância de desenvolver a competência estratégica em contexto sala de aula, de forma a melhorar o desempenho dos alunos nas atividades comunicativas de interação oral. Para tal, preliminarmente, faz-se uma revisão teórica dos conceitos relacionados com a temática abordada, partindo do geral, a competência comunicativa para o particular, as estratégias de comunicação. Seguidamente, tendo por base entrevistas feitas aos alunos dos dois ciclos, efetua-se uma análise das mesmas quanto ao seu uso e frequência e estabelece-se uma comparação entre os dois ciclos de ensino. Posteriormente, partindo desta análise e de uma revisão teórica sobre a importância do treinamento das estratégias de comunicação, apresentam-se exemplos práticos de atividades com a finalidade de que os professores compreendam a importância de as porem em prática, e, desta forma, contribuírem para a melhoria da competência comunicativa dos alunos. |
id |
RCAP_f7d2d463ce2907a277c2fe61eca93bd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/6019 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As estratégias de comunicação na aula de ELELíngua espanholaComunicaçãoAprendizagemEstratégiasInteração oralCom o presente trabalho pretende fazer-se um estudo comparativo das estratégias de comunicação utilizadas por alunos de Espanhol do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário, a partir do qual será feita uma reflexão sobre a importância de desenvolver a competência estratégica em contexto sala de aula, de forma a melhorar o desempenho dos alunos nas atividades comunicativas de interação oral. Para tal, preliminarmente, faz-se uma revisão teórica dos conceitos relacionados com a temática abordada, partindo do geral, a competência comunicativa para o particular, as estratégias de comunicação. Seguidamente, tendo por base entrevistas feitas aos alunos dos dois ciclos, efetua-se uma análise das mesmas quanto ao seu uso e frequência e estabelece-se uma comparação entre os dois ciclos de ensino. Posteriormente, partindo desta análise e de uma revisão teórica sobre a importância do treinamento das estratégias de comunicação, apresentam-se exemplos práticos de atividades com a finalidade de que os professores compreendam a importância de as porem em prática, e, desta forma, contribuírem para a melhoria da competência comunicativa dos alunos.This present paper´s aim is to compare communication strategies used by students learning Spanish as a foreign language in elementary and secondary school and to reflect upon the importance of developing the strategic competence in the classroom in order to improve the students´ performance in communicative activities, and oral interaction. For this purpose, a preliminarily, theoretical review of concepts related to the theme is carried out, based on the general communicative competence for the corresponding communication strategies. Then, with the interviews made based on students of both cycles, an analysis of the interviews and then a comparison between the two levels of education are established. Subsequently, based on this analysis and a theoretical review of the importance of training of the communication strategies, practical examples of activities are presented so that teachers could understand the importance of the implement, and thus contribute to improving the communication skills of the students.2016-06-01T18:25:40Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6019pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Paula Cristina da Silvareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:39:23Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:19.424959Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As estratégias de comunicação na aula de ELE |
title |
As estratégias de comunicação na aula de ELE |
spellingShingle |
As estratégias de comunicação na aula de ELE Fernandes, Paula Cristina da Silva Língua espanhola Comunicação Aprendizagem Estratégias Interação oral |
title_short |
As estratégias de comunicação na aula de ELE |
title_full |
As estratégias de comunicação na aula de ELE |
title_fullStr |
As estratégias de comunicação na aula de ELE |
title_full_unstemmed |
As estratégias de comunicação na aula de ELE |
title_sort |
As estratégias de comunicação na aula de ELE |
author |
Fernandes, Paula Cristina da Silva |
author_facet |
Fernandes, Paula Cristina da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Paula Cristina da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua espanhola Comunicação Aprendizagem Estratégias Interação oral |
topic |
Língua espanhola Comunicação Aprendizagem Estratégias Interação oral |
description |
Com o presente trabalho pretende fazer-se um estudo comparativo das estratégias de comunicação utilizadas por alunos de Espanhol do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário, a partir do qual será feita uma reflexão sobre a importância de desenvolver a competência estratégica em contexto sala de aula, de forma a melhorar o desempenho dos alunos nas atividades comunicativas de interação oral. Para tal, preliminarmente, faz-se uma revisão teórica dos conceitos relacionados com a temática abordada, partindo do geral, a competência comunicativa para o particular, as estratégias de comunicação. Seguidamente, tendo por base entrevistas feitas aos alunos dos dois ciclos, efetua-se uma análise das mesmas quanto ao seu uso e frequência e estabelece-se uma comparação entre os dois ciclos de ensino. Posteriormente, partindo desta análise e de uma revisão teórica sobre a importância do treinamento das estratégias de comunicação, apresentam-se exemplos práticos de atividades com a finalidade de que os professores compreendam a importância de as porem em prática, e, desta forma, contribuírem para a melhoria da competência comunicativa dos alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2016-06-01T18:25:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/6019 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/6019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137108094353408 |