Perspetivas sobre o património e educação patrimonial no início do período democrático (1974-1985)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria Torres
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15631
Resumo: A dissertação centra-se nas práticas de Educação Patrimonial em Portugal no período compreendido entre 1974 e 1985. Tendo em conta que este período foi de intensas mudanças estruturais e políticas, importa perceber quais foram as dinâmicas de Educação Patrimonial aplicadas no contexto. A Educação Patrimonial integra-se no conjunto de práticas de Interpretação Patrimonial, e como tal, procura conhecer, explorar e divulgar o Património local e valorizar as suas potencialidades. Procura também criar uma ligação com o público, de modo a estimular o espírito crítico e a vontade de aprender. Posto isto, importa perceber em que padrões é que foi aplicada na época, tendo em conta que atualmente estes mesmos moldes ainda não se encontram plenamente definidos no quadro legislativo nacional. A investigação parte de uma abordagem teórica aos conceitos e metodologias e explora as suas imbricações práticas, destacando os projetos desenvolvidos em Portugal.
id RCAP_f7fffadf32b0c7b5bec40f246faf8fc6
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15631
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perspetivas sobre o património e educação patrimonial no início do período democrático (1974-1985)Património culturalPreservação do património - 1974-1985Política públicaHeritage educationCultural heritageDemocratic periodA dissertação centra-se nas práticas de Educação Patrimonial em Portugal no período compreendido entre 1974 e 1985. Tendo em conta que este período foi de intensas mudanças estruturais e políticas, importa perceber quais foram as dinâmicas de Educação Patrimonial aplicadas no contexto. A Educação Patrimonial integra-se no conjunto de práticas de Interpretação Patrimonial, e como tal, procura conhecer, explorar e divulgar o Património local e valorizar as suas potencialidades. Procura também criar uma ligação com o público, de modo a estimular o espírito crítico e a vontade de aprender. Posto isto, importa perceber em que padrões é que foi aplicada na época, tendo em conta que atualmente estes mesmos moldes ainda não se encontram plenamente definidos no quadro legislativo nacional. A investigação parte de uma abordagem teórica aos conceitos e metodologias e explora as suas imbricações práticas, destacando os projetos desenvolvidos em Portugal.The dissertation focuses on practices of Heritage Education in Portugal, in the period between 1974 and 1985. Considering that this period was one of intense structural and political changes, it’s important understand what was the dynamics of Heritage Education applied in the context. The Heritage Education is integrated in the set of Heritage Interpretation practices, and as such, it seeks to know, explore and divulge the local Heritage and value its potentialities. Its also search to create a connection with public, in order to stimulate critical spirit and will to learn. Having said this, its important understand the patterns that were applied at the time, although, these same patterns are not yet fully defined in the national legislative framework. The research starts from a theoretical approach to concepts and methodologies and explores their practical implications, highlighting the projects developed in Portugal.2018-04-17T11:22:49Z2017-12-15T00:00:00Z2017-12-152017-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15631TID:201787350porLopes, Maria Torresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:34:45Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15631Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:43.161312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perspetivas sobre o património e educação patrimonial no início do período democrático (1974-1985)
title Perspetivas sobre o património e educação patrimonial no início do período democrático (1974-1985)
spellingShingle Perspetivas sobre o património e educação patrimonial no início do período democrático (1974-1985)
Lopes, Maria Torres
Património cultural
Preservação do património - 1974-1985
Política pública
Heritage education
Cultural heritage
Democratic period
title_short Perspetivas sobre o património e educação patrimonial no início do período democrático (1974-1985)
title_full Perspetivas sobre o património e educação patrimonial no início do período democrático (1974-1985)
title_fullStr Perspetivas sobre o património e educação patrimonial no início do período democrático (1974-1985)
title_full_unstemmed Perspetivas sobre o património e educação patrimonial no início do período democrático (1974-1985)
title_sort Perspetivas sobre o património e educação patrimonial no início do período democrático (1974-1985)
author Lopes, Maria Torres
author_facet Lopes, Maria Torres
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Maria Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Património cultural
Preservação do património - 1974-1985
Política pública
Heritage education
Cultural heritage
Democratic period
topic Património cultural
Preservação do património - 1974-1985
Política pública
Heritage education
Cultural heritage
Democratic period
description A dissertação centra-se nas práticas de Educação Patrimonial em Portugal no período compreendido entre 1974 e 1985. Tendo em conta que este período foi de intensas mudanças estruturais e políticas, importa perceber quais foram as dinâmicas de Educação Patrimonial aplicadas no contexto. A Educação Patrimonial integra-se no conjunto de práticas de Interpretação Patrimonial, e como tal, procura conhecer, explorar e divulgar o Património local e valorizar as suas potencialidades. Procura também criar uma ligação com o público, de modo a estimular o espírito crítico e a vontade de aprender. Posto isto, importa perceber em que padrões é que foi aplicada na época, tendo em conta que atualmente estes mesmos moldes ainda não se encontram plenamente definidos no quadro legislativo nacional. A investigação parte de uma abordagem teórica aos conceitos e metodologias e explora as suas imbricações práticas, destacando os projetos desenvolvidos em Portugal.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15T00:00:00Z
2017-12-15
2017-12
2018-04-17T11:22:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/15631
TID:201787350
url http://hdl.handle.net/10071/15631
identifier_str_mv TID:201787350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134715341438976