Influenciadores digitais como fonte de valor das marcas: quem disse, Berenice?: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31359 |
Resumo: | Os influenciadores digitais são uma realidade do séc. XXI, na qual as marcas deixam de transmitir as mensagens em nome próprio e passam a usar uma pessoa, um influenciador, detentor de um poder de influência sobre uma comunidade online. Assim, as marcas fazem uso de uma comunidade já existente e do líder de opinião que vai desencadear um feedback positivo por parte destes. O objetivo do presente estudo é entender, através de uma análise descritivo-analítica, de que forma é que as publicações feitas por um influenciador geram electronic word-of-mouth. Pretende-se também perceber, do ponto de vista de uma marca, de que forma é que os influenciadores digitais podem ser responsáveis pela geração de valor para a marca. Assim, e de forma particular, o estudo foca-se em 10 publicações em que a marca “quem disse, berenice?” fez uso de influenciadores, para transmitir as mensagens pretendidas. O estudo analisa cada uma das publicações, o eWOM de cada um deles e de que forma é que isto pode contribuir para o valor da marca. O estudo observa de que forma é que a personalidade das influenciadoras está presente nas publicações que fazem, a relação que essa personalidade tem com a personalidade da marca e de que forma é que elas conseguem criar associações entre marca-seguidores e gerar resposta por parte destes últimos. |
id |
RCAP_f80b1d1583baed1bba3a570b03a97aa4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31359 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Influenciadores digitais como fonte de valor das marcas: quem disse, Berenice?: um estudo de casoValor da MarcaConsumidorLealdade à MarcaInstagramInfluenciadores DigitaisMarcaLíder de OpiniãoOs influenciadores digitais são uma realidade do séc. XXI, na qual as marcas deixam de transmitir as mensagens em nome próprio e passam a usar uma pessoa, um influenciador, detentor de um poder de influência sobre uma comunidade online. Assim, as marcas fazem uso de uma comunidade já existente e do líder de opinião que vai desencadear um feedback positivo por parte destes. O objetivo do presente estudo é entender, através de uma análise descritivo-analítica, de que forma é que as publicações feitas por um influenciador geram electronic word-of-mouth. Pretende-se também perceber, do ponto de vista de uma marca, de que forma é que os influenciadores digitais podem ser responsáveis pela geração de valor para a marca. Assim, e de forma particular, o estudo foca-se em 10 publicações em que a marca “quem disse, berenice?” fez uso de influenciadores, para transmitir as mensagens pretendidas. O estudo analisa cada uma das publicações, o eWOM de cada um deles e de que forma é que isto pode contribuir para o valor da marca. O estudo observa de que forma é que a personalidade das influenciadoras está presente nas publicações que fazem, a relação que essa personalidade tem com a personalidade da marca e de que forma é que elas conseguem criar associações entre marca-seguidores e gerar resposta por parte destes últimos.Ferreira, Gil António Baptista, 1971-Repositório ComumBeltrão, Patricia Alexandra Domingues2020-02-13T10:56:30Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31359202441261porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31359Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:43.234798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influenciadores digitais como fonte de valor das marcas: quem disse, Berenice?: um estudo de caso |
title |
Influenciadores digitais como fonte de valor das marcas: quem disse, Berenice?: um estudo de caso |
spellingShingle |
Influenciadores digitais como fonte de valor das marcas: quem disse, Berenice?: um estudo de caso Beltrão, Patricia Alexandra Domingues Valor da Marca Consumidor Lealdade à Marca Influenciadores Digitais Marca Líder de Opinião |
title_short |
Influenciadores digitais como fonte de valor das marcas: quem disse, Berenice?: um estudo de caso |
title_full |
Influenciadores digitais como fonte de valor das marcas: quem disse, Berenice?: um estudo de caso |
title_fullStr |
Influenciadores digitais como fonte de valor das marcas: quem disse, Berenice?: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Influenciadores digitais como fonte de valor das marcas: quem disse, Berenice?: um estudo de caso |
title_sort |
Influenciadores digitais como fonte de valor das marcas: quem disse, Berenice?: um estudo de caso |
author |
Beltrão, Patricia Alexandra Domingues |
author_facet |
Beltrão, Patricia Alexandra Domingues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Gil António Baptista, 1971- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beltrão, Patricia Alexandra Domingues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Valor da Marca Consumidor Lealdade à Marca Influenciadores Digitais Marca Líder de Opinião |
topic |
Valor da Marca Consumidor Lealdade à Marca Influenciadores Digitais Marca Líder de Opinião |
description |
Os influenciadores digitais são uma realidade do séc. XXI, na qual as marcas deixam de transmitir as mensagens em nome próprio e passam a usar uma pessoa, um influenciador, detentor de um poder de influência sobre uma comunidade online. Assim, as marcas fazem uso de uma comunidade já existente e do líder de opinião que vai desencadear um feedback positivo por parte destes. O objetivo do presente estudo é entender, através de uma análise descritivo-analítica, de que forma é que as publicações feitas por um influenciador geram electronic word-of-mouth. Pretende-se também perceber, do ponto de vista de uma marca, de que forma é que os influenciadores digitais podem ser responsáveis pela geração de valor para a marca. Assim, e de forma particular, o estudo foca-se em 10 publicações em que a marca “quem disse, berenice?” fez uso de influenciadores, para transmitir as mensagens pretendidas. O estudo analisa cada uma das publicações, o eWOM de cada um deles e de que forma é que isto pode contribuir para o valor da marca. O estudo observa de que forma é que a personalidade das influenciadoras está presente nas publicações que fazem, a relação que essa personalidade tem com a personalidade da marca e de que forma é que elas conseguem criar associações entre marca-seguidores e gerar resposta por parte destes últimos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-13T10:56:30Z 2020-01-01T00:00:00Z 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/31359 202441261 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/31359 |
identifier_str_mv |
202441261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130030281850880 |