Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária com 3ºciclo do ensino básico do Fundão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3249 |
Resumo: | Capítulo 1. O estágio pedagógico insere-se no último ano do curso de mestrado de ensino da educação física no ensino básico e secundário da Universidade da Beira Interior. Contempla 3 grandes áreas de intervenção, a leccionação de aulas, a direcção de turma e o desporto escolar. Ao longo do ano lectivo intervi nestas áreas onde apliquei todos os conhecimentos que adquiri ao longo do primeiro ano do curso, sendo orientado na escola onde intervi, Escola Secundaria c\ 3ºCEB do Fundão, pelo professor António Belo. Na área da leccionação de aulas planeei e realizei relatórios de aula, criei unidades didácticas que facilitaram a criação dos planos de aula e a evolução do ensino-aprendizagem dos alunos, na área do desporto escolar produzi planos de aula, relatórios de período e participei em todas as actividades realizadas, e na área de direcção de turma realizei constantemente o registo de assiduidade dos alunos, ajudei na elaboração do plano curricular de turma e na preparação de reuniões de turma e de encarregados de educação. Palavras-chave: Ensino Secundário; Educação Fisica; Estágio Pedagógico Capítulo 2. Objectivo: Foi propósito deste estudo verificar a relação existente entre o nível de obesidade e a capacidade cardio-respiratória em jovens adolescentes activos, inseridos num contexto escolar com idades entre os 15 e os 17 anos. Métodos: Foram avaliados 357 jovens entre os 15 e 17 anos de idade, em que 185 eram rapazes e 172 eram raparigas. Para avaliação do nível cardio-respiratório utilizou-se o teste da milha, e para avaliação da obesidade utilizou-se o peso, a altura, a percentagem de massa gorda e o IMC. Resultados: 12,97% das raparigas apresentam pré-obesidade e 3,24% obesidade. 8,14% dos rapazes apresentam pré-obesidade e 3,49% obesidade. Aos 17 anos os rapazes com peso normal apresentam um VO2máx de 52.89±3.39ml\kg\min e as raparigas 42.86±3.45 ml \ kg \ min. Existe uma forte associação negativa entre o nível cardio-respiratorio e o IMC dos 15 aos 17 anos em ambos os sexos (r≥0,78)Conclusões: Os alunos com peso normal têm uma maior capacidade cardiorespiratória e uma menor %MG que aqueles apresentam pré-obesidade e obesidade, e que existe uma forte associação entre maiores índices de aptidão cardio-respiratória e menor percentagem de massa gorda e índice de massa corporal. |
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Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária com 3ºciclo do ensino básico do FundãoEducação física - Estágio pedagógicoEducação física - Adolescentes - Índice de massa corporalActividade física - EscolaDesporto escolarCapítulo 1. O estágio pedagógico insere-se no último ano do curso de mestrado de ensino da educação física no ensino básico e secundário da Universidade da Beira Interior. Contempla 3 grandes áreas de intervenção, a leccionação de aulas, a direcção de turma e o desporto escolar. Ao longo do ano lectivo intervi nestas áreas onde apliquei todos os conhecimentos que adquiri ao longo do primeiro ano do curso, sendo orientado na escola onde intervi, Escola Secundaria c\ 3ºCEB do Fundão, pelo professor António Belo. Na área da leccionação de aulas planeei e realizei relatórios de aula, criei unidades didácticas que facilitaram a criação dos planos de aula e a evolução do ensino-aprendizagem dos alunos, na área do desporto escolar produzi planos de aula, relatórios de período e participei em todas as actividades realizadas, e na área de direcção de turma realizei constantemente o registo de assiduidade dos alunos, ajudei na elaboração do plano curricular de turma e na preparação de reuniões de turma e de encarregados de educação. Palavras-chave: Ensino Secundário; Educação Fisica; Estágio Pedagógico Capítulo 2. Objectivo: Foi propósito deste estudo verificar a relação existente entre o nível de obesidade e a capacidade cardio-respiratória em jovens adolescentes activos, inseridos num contexto escolar com idades entre os 15 e os 17 anos. Métodos: Foram avaliados 357 jovens entre os 15 e 17 anos de idade, em que 185 eram rapazes e 172 eram raparigas. Para avaliação do nível cardio-respiratório utilizou-se o teste da milha, e para avaliação da obesidade utilizou-se o peso, a altura, a percentagem de massa gorda e o IMC. Resultados: 12,97% das raparigas apresentam pré-obesidade e 3,24% obesidade. 8,14% dos rapazes apresentam pré-obesidade e 3,49% obesidade. Aos 17 anos os rapazes com peso normal apresentam um VO2máx de 52.89±3.39ml\kg\min e as raparigas 42.86±3.45 ml \ kg \ min. Existe uma forte associação negativa entre o nível cardio-respiratorio e o IMC dos 15 aos 17 anos em ambos os sexos (r≥0,78)Conclusões: Os alunos com peso normal têm uma maior capacidade cardiorespiratória e uma menor %MG que aqueles apresentam pré-obesidade e obesidade, e que existe uma forte associação entre maiores índices de aptidão cardio-respiratória e menor percentagem de massa gorda e índice de massa corporal.Chapter 1 The teaching practice is part of the final year of master´s degree in teaching physical education in primary and secondary education of the University of Beira Interior. It contemplates three main areas, the teaching of lessons, classroom management and school sport. Throughout the school year I intervened in these areas where I applied all the knowledge that i acquired during the first year of the course, I was oriented at Fundão high school by Professor Antonio Belo. In the area of teaching classes I have planed and realized reports of all classes, I started teaching units that facilitated the creation of lesson plans and developments in teaching and learning of the students; in the area of school sports I have produce lesson plans, reports and participated in all activities undertaken; and in the area of classroom management I realized the constant attendance record of students, helped in drafting the curriculum of the classroom and helped in the preparation of all the class meetings and al the parents meetings. Key-Words: High School; Physical Education; Pedagogical Stage Chapter 2 Objective: The purpose of this study was to verify the relationship between the level of obesity and cardio-respiratory fitness in young active adolescents, within a school context with ages between 15 and 17 years. Methods: 357 young people between 15 and 17 years old, there were 185 boys and 172 girls. To assess the level of cardio-respiratory fitness we used the one-mile test, and to assess the level of obesity we used the weight, height, body fat percentage and BMI. Results: 12.97% of the girls were overweight and 3.24% were obese. 8.14% of the boys were overweight and 3.49% were obese. At 17 years old boys with normal weight have a VO2max of 52.89 ± 3.39ml \ kg \ min and girls 42.86 ± 3.45 ml \ kg \ min. There is a strong negative association between the level of cardio-respiratory and BMI from 15 to 17 years in both genders (r ≥ 0.78) Conclusions: Children with normal weight have a greater cardio-respiratory capacity and a lower body fat percentage than those who are overweight and obese, and there is a strong association between higher levels of cardiorespiratory fitness and lower body fat percentage and body mass index body.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumLeitão, Luis Filipe Moutinho2015-04-13T13:24:20Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3249porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:42ZPortal AgregadorONG |
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