O Google Earth na sala de aula de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Jorge Vitor Festas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/81902
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_f871952829082f33d796dee6493e78b3
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/81902
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Google Earth na sala de aula de GeografiaGoogle Earth in the Geography classroomGeografia escolarGoogle earthLocalização absolutaTecnologias de informação geográfica7º ano de escolaridadeGeographic coordinatesGoogle earthTeaching GeographyTechnologies of geographic information7th GradeRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasThe purpose of this work is to implement the use of geographic information technologies during the learning process and how they contribute to the improvement of learning and building a successful course for students. This was developed in the domain: "The Earth: Studies and Representations" and in the subdomain: "The location of the different elements of the terrestrial surface". This theme was directed to students of the 7th grade of schooling.Taking into account the geographically competent citizen and marked by the constructivist paradigm, we valued the collaboration of students in their learning, elaborating for this purpose the didactic unit with diversified educational experiences and didactic resources that were based essentially on the use of Google earth and the materials that supported its application.After the implementation of our subdomain, and of the success obtained, it was verified that it was necessary to continue: a) to value the teaching-learning process at the time of its evaluation; b) to carry out activities in an autonomous and creative way, mobilizing geographical knowledge; c) promote the development of the ability to think geographically, that is, to integrate in a spatial context the various elements of place, region, world.The purpose of this work is to implement the use of geographic information technologies during the learning process and how they contribute to the improvement of learning and building a successful course for students. This was developed in the domain: "The Earth: Studies and Representations" and in the subdomain: "The location of the different elements of the terrestrial surface". This theme was directed to students of the 7th grade of schooling.Taking into account the geographically competent citizen and marked by the constructivist paradigm, we valued the collaboration of students in their learning, elaborating for this purpose the didactic unit with diversified educational experiences and didactic resources that were based essentially on the use of Google earth and the materials that supported its application.After the implementation of our subdomain, and of the success obtained, it was verified that it was necessary to continue: a) to value the teaching-learning process at the time of its evaluation; b) to carry out activities in an autonomous and creative way, mobilizing geographical knowledge; c) promote the development of the ability to think geographically, that is, to integrate in a spatial context the various elements of place, region, world.O objetivo deste trabalho consiste na implementação das tecnologias de informação geográfica durante o processo de ensino/aprendizagem e de que forma estas contribuem para a melhoria das aprendizagens e para a construção de um percurso de sucesso dos alunos. Este foi desenvolvido no domínio: “A Terra: Estudos e Representações” e no subdomínio: “A localização dos diferentes elementos da superfície terrestre”. O mesmo foi dirigido aos alunos de uma turma do 7º ano de escolaridade.Tendo em conta o cidadão geograficamente competente e balizados pelo paradigma construtivista, valorizamos a colaboração dos alunos nas suas aprendizagens, elaborando para o efeito a unidade didática com experiências educativas diversificadas e com recursos didáticos que se baseavam essencialmente na utilização do Google earth e nos materiais que apoiavam a sua implementação. Finda a implementação do nosso subdomínio, e face ao sucesso obtido tendo em conta os resultados positivos, verificou-se que era necessário continuar a: a) valorizar o processo de ensino-aprendizagem, no momento da sua avaliação; b) realizar atividades de forma autónoma e criativa, mobilizando conhecimentos geográficos; c) promover o desenvolvimento da aptidão para pensar geograficamente, isto é, integrar num contexto espacial os vários elementos do lugar, região, Mundo.O objetivo deste trabalho consiste na implementação das tecnologias de informação geográfica durante o processo de ensino/aprendizagem e de que forma estas contribuem para a melhoria das aprendizagens e para a construção de um percurso de sucesso dos alunos. Este foi desenvolvido no domínio: “A Terra: Estudos e Representações” e no subdomínio: “A localização dos diferentes elementos da superfície terrestre”. O mesmo foi dirigido aos alunos de uma turma do 7º ano de escolaridade.Tendo em conta o cidadão geograficamente competente e balizados pelo paradigma construtivista, valorizamos a colaboração dos alunos nas suas aprendizagens, elaborando para o efeito a unidade didática com experiências educativas diversificadas e com recursos didáticos que se baseavam essencialmente na utilização do Google earth e nos materiais que apoiavam a sua implementação. Finda a implementação do nosso subdomínio, e face ao sucesso obtido tendo em conta os resultados positivos, verificou-se que era necessário continuar a: a) valorizar o processo de ensino-aprendizagem, no momento da sua avaliação; b) realizar atividades de forma autónoma e criativa, mobilizando conhecimentos geográficos; c) promover o desenvolvimento da aptidão para pensar geograficamente, isto é, integrar num contexto espacial os vários elementos do lugar, região, Mundo.2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/81902http://hdl.handle.net/10316/81902TID:202044793porMarques, Jorge Vitor Festasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-01-21T12:27:26Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/81902Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:03:54.839425Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Google Earth na sala de aula de Geografia
Google Earth in the Geography classroom
title O Google Earth na sala de aula de Geografia
spellingShingle O Google Earth na sala de aula de Geografia
Marques, Jorge Vitor Festas
Geografia escolar
Google earth
Localização absoluta
Tecnologias de informação geográfica
7º ano de escolaridade
Geographic coordinates
Google earth
Teaching Geography
Technologies of geographic information
7th Grade
title_short O Google Earth na sala de aula de Geografia
title_full O Google Earth na sala de aula de Geografia
title_fullStr O Google Earth na sala de aula de Geografia
title_full_unstemmed O Google Earth na sala de aula de Geografia
title_sort O Google Earth na sala de aula de Geografia
author Marques, Jorge Vitor Festas
author_facet Marques, Jorge Vitor Festas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Jorge Vitor Festas
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia escolar
Google earth
Localização absoluta
Tecnologias de informação geográfica
7º ano de escolaridade
Geographic coordinates
Google earth
Teaching Geography
Technologies of geographic information
7th Grade
topic Geografia escolar
Google earth
Localização absoluta
Tecnologias de informação geográfica
7º ano de escolaridade
Geographic coordinates
Google earth
Teaching Geography
Technologies of geographic information
7th Grade
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/81902
http://hdl.handle.net/10316/81902
TID:202044793
url http://hdl.handle.net/10316/81902
identifier_str_mv TID:202044793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133932272222208