O Google Earth na sala de aula de Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/81902 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras |
id |
RCAP_f871952829082f33d796dee6493e78b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/81902 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Google Earth na sala de aula de GeografiaGoogle Earth in the Geography classroomGeografia escolarGoogle earthLocalização absolutaTecnologias de informação geográfica7º ano de escolaridadeGeographic coordinatesGoogle earthTeaching GeographyTechnologies of geographic information7th GradeRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasThe purpose of this work is to implement the use of geographic information technologies during the learning process and how they contribute to the improvement of learning and building a successful course for students. This was developed in the domain: "The Earth: Studies and Representations" and in the subdomain: "The location of the different elements of the terrestrial surface". This theme was directed to students of the 7th grade of schooling.Taking into account the geographically competent citizen and marked by the constructivist paradigm, we valued the collaboration of students in their learning, elaborating for this purpose the didactic unit with diversified educational experiences and didactic resources that were based essentially on the use of Google earth and the materials that supported its application.After the implementation of our subdomain, and of the success obtained, it was verified that it was necessary to continue: a) to value the teaching-learning process at the time of its evaluation; b) to carry out activities in an autonomous and creative way, mobilizing geographical knowledge; c) promote the development of the ability to think geographically, that is, to integrate in a spatial context the various elements of place, region, world.The purpose of this work is to implement the use of geographic information technologies during the learning process and how they contribute to the improvement of learning and building a successful course for students. This was developed in the domain: "The Earth: Studies and Representations" and in the subdomain: "The location of the different elements of the terrestrial surface". This theme was directed to students of the 7th grade of schooling.Taking into account the geographically competent citizen and marked by the constructivist paradigm, we valued the collaboration of students in their learning, elaborating for this purpose the didactic unit with diversified educational experiences and didactic resources that were based essentially on the use of Google earth and the materials that supported its application.After the implementation of our subdomain, and of the success obtained, it was verified that it was necessary to continue: a) to value the teaching-learning process at the time of its evaluation; b) to carry out activities in an autonomous and creative way, mobilizing geographical knowledge; c) promote the development of the ability to think geographically, that is, to integrate in a spatial context the various elements of place, region, world.O objetivo deste trabalho consiste na implementação das tecnologias de informação geográfica durante o processo de ensino/aprendizagem e de que forma estas contribuem para a melhoria das aprendizagens e para a construção de um percurso de sucesso dos alunos. Este foi desenvolvido no domínio: “A Terra: Estudos e Representações” e no subdomínio: “A localização dos diferentes elementos da superfície terrestre”. O mesmo foi dirigido aos alunos de uma turma do 7º ano de escolaridade.Tendo em conta o cidadão geograficamente competente e balizados pelo paradigma construtivista, valorizamos a colaboração dos alunos nas suas aprendizagens, elaborando para o efeito a unidade didática com experiências educativas diversificadas e com recursos didáticos que se baseavam essencialmente na utilização do Google earth e nos materiais que apoiavam a sua implementação. Finda a implementação do nosso subdomínio, e face ao sucesso obtido tendo em conta os resultados positivos, verificou-se que era necessário continuar a: a) valorizar o processo de ensino-aprendizagem, no momento da sua avaliação; b) realizar atividades de forma autónoma e criativa, mobilizando conhecimentos geográficos; c) promover o desenvolvimento da aptidão para pensar geograficamente, isto é, integrar num contexto espacial os vários elementos do lugar, região, Mundo.O objetivo deste trabalho consiste na implementação das tecnologias de informação geográfica durante o processo de ensino/aprendizagem e de que forma estas contribuem para a melhoria das aprendizagens e para a construção de um percurso de sucesso dos alunos. Este foi desenvolvido no domínio: “A Terra: Estudos e Representações” e no subdomínio: “A localização dos diferentes elementos da superfície terrestre”. O mesmo foi dirigido aos alunos de uma turma do 7º ano de escolaridade.Tendo em conta o cidadão geograficamente competente e balizados pelo paradigma construtivista, valorizamos a colaboração dos alunos nas suas aprendizagens, elaborando para o efeito a unidade didática com experiências educativas diversificadas e com recursos didáticos que se baseavam essencialmente na utilização do Google earth e nos materiais que apoiavam a sua implementação. Finda a implementação do nosso subdomínio, e face ao sucesso obtido tendo em conta os resultados positivos, verificou-se que era necessário continuar a: a) valorizar o processo de ensino-aprendizagem, no momento da sua avaliação; b) realizar atividades de forma autónoma e criativa, mobilizando conhecimentos geográficos; c) promover o desenvolvimento da aptidão para pensar geograficamente, isto é, integrar num contexto espacial os vários elementos do lugar, região, Mundo.2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/81902http://hdl.handle.net/10316/81902TID:202044793porMarques, Jorge Vitor Festasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-01-21T12:27:26Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/81902Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:03:54.839425Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Google Earth na sala de aula de Geografia Google Earth in the Geography classroom |
title |
O Google Earth na sala de aula de Geografia |
spellingShingle |
O Google Earth na sala de aula de Geografia Marques, Jorge Vitor Festas Geografia escolar Google earth Localização absoluta Tecnologias de informação geográfica 7º ano de escolaridade Geographic coordinates Google earth Teaching Geography Technologies of geographic information 7th Grade |
title_short |
O Google Earth na sala de aula de Geografia |
title_full |
O Google Earth na sala de aula de Geografia |
title_fullStr |
O Google Earth na sala de aula de Geografia |
title_full_unstemmed |
O Google Earth na sala de aula de Geografia |
title_sort |
O Google Earth na sala de aula de Geografia |
author |
Marques, Jorge Vitor Festas |
author_facet |
Marques, Jorge Vitor Festas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Jorge Vitor Festas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia escolar Google earth Localização absoluta Tecnologias de informação geográfica 7º ano de escolaridade Geographic coordinates Google earth Teaching Geography Technologies of geographic information 7th Grade |
topic |
Geografia escolar Google earth Localização absoluta Tecnologias de informação geográfica 7º ano de escolaridade Geographic coordinates Google earth Teaching Geography Technologies of geographic information 7th Grade |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/81902 http://hdl.handle.net/10316/81902 TID:202044793 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/81902 |
identifier_str_mv |
TID:202044793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133932272222208 |