A matemática na escola primária : um olhar sobre o ensino da matemática nas escolas portuguesas desde o final do século XIX até à década de 70 do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palma, Helena Isabel Mercês, 1980-
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/766
Resumo: Tese de mestrado em Ciências da Educação (História da Educação), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
id RCAP_f872ba9e882c9cb7e88be365d253a13d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/766
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A matemática na escola primária : um olhar sobre o ensino da matemática nas escolas portuguesas desde o final do século XIX até à década de 70 do século XXHistória da educaçãoMatemáticaEnsino primárioTeses de mestradoTese de mestrado em Ciências da Educação (História da Educação), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008A presente dissertação centra-se no estudo do ensino da matemática na escola primária. Pretende-se inferir continuidades e rupturas ao nível dos conteúdos, dos tipos de materiais didácticos utilizados e das correntes pedagógicas que presidiram às opções programáticas e à implementação do ensino elementar de matemática, num limite cronológico que tem o seu início nos finais do século XIX e se prolonga até à década de setenta do século XX. O corpus documental utilizado é constituído pelas Colecções Oficiais de Legislação Portuguesa, pelos programas de Matemática do ensino primário e pela imprensa pedagógica, em particular as publicações Escola Portuguesa e Educação Nacional, cujos períodos de publicação coincidem com os limites cronológicos da investigação. O estudo dos programas do ensino primário dá a conhecer que o termo Matemática' começa a ser usado nos programas para o ano lectivo 1974/1975, sendo até aí dominante a disciplina de Aritmética, à qual se vieram juntar, progressivamente, o Sistema métrico e a Geometria. Este acréscimo de saberes é acompanhado por uma evolução no tipo de materiais didácticos utilizados, a qual é motivada por concepções pedagógicas que circulam internacionalmente e chegam a Portugal, sendo o seu acolhimento e implementação influenciados pelos regimes políticos em vigor. A necessidade de concretizar os conteúdos matemáticos foi objecto de uma crescente preocupação por parte dos professores, sendo curioso verificar como ocorre a evolução do tipo de materiais sugeridos ou utilizados.The present dissertation focuses in the study of the Mathematical teaching in the elementary schools. It is my intention to infer the continuities and ruptures to the level of contents, teaching materials in use and the main Pedagogical guidelines that led the Program options and the introduction of the basic mathematical teaching within a chronological limit, which begins in the end of the nineteenth century and extends itself until the 70s of the twentieth century. The followed corpus documental is formed by Colecções Oficiais de Legislação Portuguesa, by the Mathematical programs for elementary teaching and by the Pedagogical Press, in particular the publications Escola Portuguesa e Educação Nacional, whose publishing periods match the chronological boundaries of the enquiry. The study of the elementary teaching programs introduces the term Mathematic' as being used in first place in the school year 1974/1975, being until then the prevailing subject Arithmetic, later on, and gradually were added the Metric system and Geometry. This increase of knowledge led to the evolution of the teaching materials in use, due to pedagogical conceptions used around the world, being their approach and implementation strongly influenced by the government in power. The need to develop the mathematical contents was object of a greater concern by teachers, specially the evolution of the suggested or used materials.Mogarro, Maria João, 1959-Repositório da Universidade de LisboaPalma, Helena Isabel Mercês, 1980-2010-07-21T10:52:00Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/766porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/766Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:31.257943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A matemática na escola primária : um olhar sobre o ensino da matemática nas escolas portuguesas desde o final do século XIX até à década de 70 do século XX
title A matemática na escola primária : um olhar sobre o ensino da matemática nas escolas portuguesas desde o final do século XIX até à década de 70 do século XX
spellingShingle A matemática na escola primária : um olhar sobre o ensino da matemática nas escolas portuguesas desde o final do século XIX até à década de 70 do século XX
Palma, Helena Isabel Mercês, 1980-
História da educação
Matemática
Ensino primário
Teses de mestrado
title_short A matemática na escola primária : um olhar sobre o ensino da matemática nas escolas portuguesas desde o final do século XIX até à década de 70 do século XX
title_full A matemática na escola primária : um olhar sobre o ensino da matemática nas escolas portuguesas desde o final do século XIX até à década de 70 do século XX
title_fullStr A matemática na escola primária : um olhar sobre o ensino da matemática nas escolas portuguesas desde o final do século XIX até à década de 70 do século XX
title_full_unstemmed A matemática na escola primária : um olhar sobre o ensino da matemática nas escolas portuguesas desde o final do século XIX até à década de 70 do século XX
title_sort A matemática na escola primária : um olhar sobre o ensino da matemática nas escolas portuguesas desde o final do século XIX até à década de 70 do século XX
author Palma, Helena Isabel Mercês, 1980-
author_facet Palma, Helena Isabel Mercês, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mogarro, Maria João, 1959-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Palma, Helena Isabel Mercês, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
Matemática
Ensino primário
Teses de mestrado
topic História da educação
Matemática
Ensino primário
Teses de mestrado
description Tese de mestrado em Ciências da Educação (História da Educação), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2010-07-21T10:52:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/766
url http://hdl.handle.net/10451/766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134156485033984