Elaboração da ansiedade nas respostas à prova "Era uma vez..." em crianças da Casa da Praia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Filipa Gomes Paiva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4328
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
id RCAP_f93073fa947b1cfaf581f6c736627aec
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4328
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Elaboração da ansiedade nas respostas à prova "Era uma vez..." em crianças da Casa da PraiaAnsiedadeDificuldades de aprendizagemTécnicas projectivasTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011A Prova Projectiva “Era uma vez...” (Fagulha, 1992/2007) tem sido usada na avaliação de crianças com problemas psicológicos. Porém, ainda há poucos estudos empíricos caracterizando as respostas destas crianças. O presente estudo visa: 1) Caracterizar o padrão de respostas a esta Prova numa amostra de crianças com dificuldades de aprendizagem decorrentes de problemas emocionais, relacionando-o com o padrão da amostra de aferição da Prova; 2) Caracterizar as Estratégias de Elaboração da Ansiedade utilizadas pela amostra comparando-as com uma amostra de crianças sem problemas psicológicos identificados (Pires, 2001). Participaram no estudo, 126 crianças de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 6 e 11 anos, que frequentavam uma instituição (Casa da Praia) onde beneficiavam de apoio pedagógico-terapêutico. Foi usada a Prova Projectiva “Era uma vez...” (Fagulha, 1992/2007) na sua versão de sete cartões-estímulo. Os resultados mostram que, face a uma amostra de comparação (amostra de aferição da prova “Era uma vez...”), as crianças da Casa da Praia, fundamentalmente as da faixa etária dos 10-11 anos, se diferenciam por uma menor escolha de cenas de Realidade, na última posição da Sequência de Cenas. Relativamente às Estratégias de Elaboração da Ansiedade, verifica-se que as crianças da Casa da Praia, recorrem, significativamente mais à estratégia de Negação e menos à Estratégia Adaptativa Operacional, em comparação com a amostra de crianças sem problemas psicológicos identificados do estudo de Pires (2001).The Projective Technique "Once upon a time ... " (Fagulha, 1992/2007) has been used in the evaluation of children with psychological problems. However, there are very few empirical studies characterizing the responses of those children. This study aims to: 1) Characterize the pattern of responses to this projective technique in a group of children with learning difficulties due to emotional problems, relating them to the normative group responses, 2) Characterize the Anxiety Elaboration Strategies used by the group and comparing them with a group of children without identified psychological problems (Pires, 2001). Children (n=126) of both genders, aged between 6 and 11 years, who attended a institution (Casa da Praia), participated in the study, where they benefited from teaching-therapeutic support. The projective technique that was used was "Once upon a time ... " (Fagulha, 1992/2007) in it´s seven stimulation card version. The results show that, compared with a comparison group (default study test group), the children of Casa da Praia, primarily those in the age group of 10-11 years are distinguished by a smaller choice of reality scenes, in the last position of the Scene Sequences. In relation to the Anxiety Elaboration Strategies, it appears that the children of Casa da Praia, rely significantly more to a Denial Strategy and less to the Operational Adaptive Strategy, in comparison to the group of children without psychological problems identified in Pires´s study (2001).Gonçalves, Bruno, 1950-Repositório da Universidade de LisboaRibeiro, Ana Filipa Gomes Paiva2011-10-25T16:58:21Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4328porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:45:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4328Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:00.436491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração da ansiedade nas respostas à prova "Era uma vez..." em crianças da Casa da Praia
title Elaboração da ansiedade nas respostas à prova "Era uma vez..." em crianças da Casa da Praia
spellingShingle Elaboração da ansiedade nas respostas à prova "Era uma vez..." em crianças da Casa da Praia
Ribeiro, Ana Filipa Gomes Paiva
Ansiedade
Dificuldades de aprendizagem
Técnicas projectivas
Teses de mestrado - 2011
title_short Elaboração da ansiedade nas respostas à prova "Era uma vez..." em crianças da Casa da Praia
title_full Elaboração da ansiedade nas respostas à prova "Era uma vez..." em crianças da Casa da Praia
title_fullStr Elaboração da ansiedade nas respostas à prova "Era uma vez..." em crianças da Casa da Praia
title_full_unstemmed Elaboração da ansiedade nas respostas à prova "Era uma vez..." em crianças da Casa da Praia
title_sort Elaboração da ansiedade nas respostas à prova "Era uma vez..." em crianças da Casa da Praia
author Ribeiro, Ana Filipa Gomes Paiva
author_facet Ribeiro, Ana Filipa Gomes Paiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Bruno, 1950-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ana Filipa Gomes Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade
Dificuldades de aprendizagem
Técnicas projectivas
Teses de mestrado - 2011
topic Ansiedade
Dificuldades de aprendizagem
Técnicas projectivas
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25T16:58:21Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4328
url http://hdl.handle.net/10451/4328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134186098917376