Relatório da prática do ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Cristiana Isabel Nogueira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8957
Resumo: O presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este documento é apresentado como um requisito para a obtenção de grau de Mestre e teve como intuito descrever as vivências enquanto professora estagiária ao longo do ano letivo 2016/2017. O Estágio Pedagógico aconteceu na Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco – Vila Real, monitorizado pela professora cooperante Célia Sampaio e pelo professor orientador Jorge Soares, da UTAD. No âmbito de todo o trabalho realizado durante o estágio pedagógico, o presente relatório encontra-se estruturado num capítulo com vários pontos a ser abordados, dos quais, os enquadramentos, pessoal e institucional, as tarefas de ensino aprendizagem, as de relação escola-meio e a reflexão crítica de estágio, bem como todas as atividades realizadas pela escola ou na escola. No final deste documento podemos assegurar que o Estágio Pedagógico se apresentou como um momento determinante na minha formação enquanto futura docente, complementando a formação teórico-prática adquirida durante a minha licenciatura.
id RCAP_f98848066bcc9974232b37e492adc641
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/8957
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática do ensino supervisionadaEstágio pedagógicoensino-aprendizagemeducação físicaO presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este documento é apresentado como um requisito para a obtenção de grau de Mestre e teve como intuito descrever as vivências enquanto professora estagiária ao longo do ano letivo 2016/2017. O Estágio Pedagógico aconteceu na Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco – Vila Real, monitorizado pela professora cooperante Célia Sampaio e pelo professor orientador Jorge Soares, da UTAD. No âmbito de todo o trabalho realizado durante o estágio pedagógico, o presente relatório encontra-se estruturado num capítulo com vários pontos a ser abordados, dos quais, os enquadramentos, pessoal e institucional, as tarefas de ensino aprendizagem, as de relação escola-meio e a reflexão crítica de estágio, bem como todas as atividades realizadas pela escola ou na escola. No final deste documento podemos assegurar que o Estágio Pedagógico se apresentou como um momento determinante na minha formação enquanto futura docente, complementando a formação teórico-prática adquirida durante a minha licenciatura.This document comes in the framework of the Pedagogical Internship, integrated in the teaching of Physical Education in the second stage of Basic and Secondary Education of the University of Trás-os-Montes e Alto Douro, in Vila Real. This document is presented as a requirement to the Master’s degree and aims to describe the experiences as an intern teacher during the academic year 2016/2017. The Pedagogical Internship took place in the Secondary School Camilo Castelo Branco in Vila Real, supervised and guided by the cooperating teacher Célia Sampaio and guiding professor Jorge Soares, UTAD. Related to all the work done during this internship, this document is organized in one chapters with a lot of points. The chapter consists in five points; the personal and institutional framework, the tasks of the teaching-learning process, the relationship between the school and the surrounding environment and a critical reflection of the training and the activities of the school or in school. At the end of this document we can conclude that this Pedagogical Internship came as an important moment in my training as a future teacher, complementing the theoretical-practical formation gained during my degree.2018-12-12T17:21:14Z2017-12-11T00:00:00Z2017-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8957TID:202324508porBarros, Cristiana Isabel Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:00Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:33.433323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática do ensino supervisionada
title Relatório da prática do ensino supervisionada
spellingShingle Relatório da prática do ensino supervisionada
Barros, Cristiana Isabel Nogueira
Estágio pedagógico
ensino-aprendizagem
educação física
title_short Relatório da prática do ensino supervisionada
title_full Relatório da prática do ensino supervisionada
title_fullStr Relatório da prática do ensino supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da prática do ensino supervisionada
title_sort Relatório da prática do ensino supervisionada
author Barros, Cristiana Isabel Nogueira
author_facet Barros, Cristiana Isabel Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Cristiana Isabel Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
ensino-aprendizagem
educação física
topic Estágio pedagógico
ensino-aprendizagem
educação física
description O presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este documento é apresentado como um requisito para a obtenção de grau de Mestre e teve como intuito descrever as vivências enquanto professora estagiária ao longo do ano letivo 2016/2017. O Estágio Pedagógico aconteceu na Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco – Vila Real, monitorizado pela professora cooperante Célia Sampaio e pelo professor orientador Jorge Soares, da UTAD. No âmbito de todo o trabalho realizado durante o estágio pedagógico, o presente relatório encontra-se estruturado num capítulo com vários pontos a ser abordados, dos quais, os enquadramentos, pessoal e institucional, as tarefas de ensino aprendizagem, as de relação escola-meio e a reflexão crítica de estágio, bem como todas as atividades realizadas pela escola ou na escola. No final deste documento podemos assegurar que o Estágio Pedagógico se apresentou como um momento determinante na minha formação enquanto futura docente, complementando a formação teórico-prática adquirida durante a minha licenciatura.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-11T00:00:00Z
2017-12-11
2018-12-12T17:21:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/8957
TID:202324508
url http://hdl.handle.net/10348/8957
identifier_str_mv TID:202324508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137154020933632