Metodologias no ensino-aprendizagem a distância da estatística: desenvolvimento e reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Catarina S.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9015
Resumo: A estatística é encarada como um desafio dentro de cursos fora da área da matemática. Este aspecto ganha particular relevância num ambiente de ensino-aprendizagem a distância e eLearning, onde existe um risco acrescido de que os aspectos teóricos se sobreponham aos práticos. Neste artigo é explorada a estrutura de uma unidade curricular de estatística, inserida num curso de informática. A estrutura da unidade curricular e respectivas metodologias de aprendizagem, são apresentadas paralelamente com uma reflexão sobre o impacto no percurso de aprendizagem do estudante. A especificidade da estatística é explorada num ambiente virtual recorrendo a ferramentas audiovisuais e incentivando o processo construtivo de aprendizagem. A interacção dos estudantes ao longo do semestre é analisada, sendo aparente que a participação diminui com o decorrer do tempo. Os recursos audiovisuais são uma clara mais-valia para os estudantes, tal como a presença constante do docente. Neste contexto é de especial importância a integração de diferentes metodologias no processo pedagógico. Sendo necessário continuar com a incorporação de cenários mais relevantes para a área profissional dos estudantes. O objectivo é caminhar no sentido do ensino-aprendizagem no contexto da própria experiência do estudante.
id RCAP_f9b2f081d4106f20d7eb6bf204d64bdf
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9015
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Metodologias no ensino-aprendizagem a distância da estatística: desenvolvimento e reflexãoElearningEstatísticaEnsino a distânciaInteracçãoTecnologias de educaçãoStatisticsDistance learningStudent interactionEducation technologiesA estatística é encarada como um desafio dentro de cursos fora da área da matemática. Este aspecto ganha particular relevância num ambiente de ensino-aprendizagem a distância e eLearning, onde existe um risco acrescido de que os aspectos teóricos se sobreponham aos práticos. Neste artigo é explorada a estrutura de uma unidade curricular de estatística, inserida num curso de informática. A estrutura da unidade curricular e respectivas metodologias de aprendizagem, são apresentadas paralelamente com uma reflexão sobre o impacto no percurso de aprendizagem do estudante. A especificidade da estatística é explorada num ambiente virtual recorrendo a ferramentas audiovisuais e incentivando o processo construtivo de aprendizagem. A interacção dos estudantes ao longo do semestre é analisada, sendo aparente que a participação diminui com o decorrer do tempo. Os recursos audiovisuais são uma clara mais-valia para os estudantes, tal como a presença constante do docente. Neste contexto é de especial importância a integração de diferentes metodologias no processo pedagógico. Sendo necessário continuar com a incorporação de cenários mais relevantes para a área profissional dos estudantes. O objectivo é caminhar no sentido do ensino-aprendizagem no contexto da própria experiência do estudante.Statistics is seen as a challenge in courses outside the mathematics area. This is of particular relevance in a distance learning and eLearning environment, where there is an increased risk that theory overtakes practice. In this article, the structure of statistics curricular unit from a computer science course is explored. The structure of the curricular unit and its learning methodologies are presented in parallel with a reflection on its effect on the students learning path. The specificity of statistics is explored in a virtual environment taking advantage of audio-visual tools and encouraging a constructive learning process. The students’ interaction during the semester is analysed, with an apparent decreased during time. The audio-visual tools are a clear positive point for the students, so is the constant online presence of the lecturer. In this context, it is of special importance the integration in the pedagogical process of different methodologies. It is necessary to continue with the inclusion of scenarios relevant to the students’ professional area. The objective is to move towards a learning and teaching environment in the context of the students’ own experience.Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Comunicação/Escola de Belas ArtesRepositório AbertoNunes, Catarina S.2020-01-06T14:23:43Z2019-012019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9015por1983-2664info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:31:33Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9015Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:57.002191Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias no ensino-aprendizagem a distância da estatística: desenvolvimento e reflexão
title Metodologias no ensino-aprendizagem a distância da estatística: desenvolvimento e reflexão
spellingShingle Metodologias no ensino-aprendizagem a distância da estatística: desenvolvimento e reflexão
Nunes, Catarina S.
Elearning
Estatística
Ensino a distância
Interacção
Tecnologias de educação
Statistics
Distance learning
Student interaction
Education technologies
title_short Metodologias no ensino-aprendizagem a distância da estatística: desenvolvimento e reflexão
title_full Metodologias no ensino-aprendizagem a distância da estatística: desenvolvimento e reflexão
title_fullStr Metodologias no ensino-aprendizagem a distância da estatística: desenvolvimento e reflexão
title_full_unstemmed Metodologias no ensino-aprendizagem a distância da estatística: desenvolvimento e reflexão
title_sort Metodologias no ensino-aprendizagem a distância da estatística: desenvolvimento e reflexão
author Nunes, Catarina S.
author_facet Nunes, Catarina S.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Catarina S.
dc.subject.por.fl_str_mv Elearning
Estatística
Ensino a distância
Interacção
Tecnologias de educação
Statistics
Distance learning
Student interaction
Education technologies
topic Elearning
Estatística
Ensino a distância
Interacção
Tecnologias de educação
Statistics
Distance learning
Student interaction
Education technologies
description A estatística é encarada como um desafio dentro de cursos fora da área da matemática. Este aspecto ganha particular relevância num ambiente de ensino-aprendizagem a distância e eLearning, onde existe um risco acrescido de que os aspectos teóricos se sobreponham aos práticos. Neste artigo é explorada a estrutura de uma unidade curricular de estatística, inserida num curso de informática. A estrutura da unidade curricular e respectivas metodologias de aprendizagem, são apresentadas paralelamente com uma reflexão sobre o impacto no percurso de aprendizagem do estudante. A especificidade da estatística é explorada num ambiente virtual recorrendo a ferramentas audiovisuais e incentivando o processo construtivo de aprendizagem. A interacção dos estudantes ao longo do semestre é analisada, sendo aparente que a participação diminui com o decorrer do tempo. Os recursos audiovisuais são uma clara mais-valia para os estudantes, tal como a presença constante do docente. Neste contexto é de especial importância a integração de diferentes metodologias no processo pedagógico. Sendo necessário continuar com a incorporação de cenários mais relevantes para a área profissional dos estudantes. O objectivo é caminhar no sentido do ensino-aprendizagem no contexto da própria experiência do estudante.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-06T14:23:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9015
url http://hdl.handle.net/10400.2/9015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1983-2664
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Comunicação/Escola de Belas Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Comunicação/Escola de Belas Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135072200163328