Redes multiplicativas e soletos: aprendizagens matemáticas com sentido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Darida
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pinho, Inês, Cabrita, Isabel, Alves, Luisa, Silva, Jaime, Duarte, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18627
Resumo: Com este projeto de investigação pretende-se estudar as implicações do contexto cultural nas aprendizagens matemáticas. Em particular, procura-se analisar como é que as crianças se vão apropriando do novo conceito de rede multiplicativa e o mobilizam num ambiente cultural aberto de resolução de problemas, explorando um elemento económico e cultural da região: o ‘soleto’. Os resultados obtidos permitiram concluir que o processo de exploração e construção das redes multiplicativas (envolvendo a descoberta de relações matemáticas e a realização de cálculos com base no conhecimento prévio) e de resolução de problemas, que giram em torno do ´soleto´, se torna significativo e emotivo, num ´landscape learning´ em que tudo parece fazer sentido para a criança.
id RCAP_f9d6d431006c89496e7260074b625421
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/18627
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Redes multiplicativas e soletos: aprendizagens matemáticas com sentidoRede multiplicativaambiente de aprendizagemaprendizagem significativa da matemática em contextoconhecimento prévioCom este projeto de investigação pretende-se estudar as implicações do contexto cultural nas aprendizagens matemáticas. Em particular, procura-se analisar como é que as crianças se vão apropriando do novo conceito de rede multiplicativa e o mobilizam num ambiente cultural aberto de resolução de problemas, explorando um elemento económico e cultural da região: o ‘soleto’. Os resultados obtidos permitiram concluir que o processo de exploração e construção das redes multiplicativas (envolvendo a descoberta de relações matemáticas e a realização de cálculos com base no conhecimento prévio) e de resolução de problemas, que giram em torno do ´soleto´, se torna significativo e emotivo, num ´landscape learning´ em que tudo parece fazer sentido para a criança.The aim of this research project is to study the implications of the cultural context in mathematics learning. In particular, it seeks to analyze how the children go appropriating the new concept of multiplicative network and mobilize an open cultural environment of problem solving, exploring an economic and cultural element of the region: 'soleto'. The results showed that the process of exploration and construction of multiplicative networks (involving the discovery of mathematical relationships and performing calculations, appealing to prior knowledge) and problem solving, which revolve around the ´soleto´, becomes significant, and emotional, in a ´landscape learning´ process where everything seems to make sense for the child.APM - Associação de Professores de Matemática2017-10-24T14:30:45Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18627por978-972-8768-59-1Fernandes, DaridaPinho, InêsCabrita, IsabelAlves, LuisaSilva, JaimeDuarte, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:34:58Zoai:ria.ua.pt:10773/18627Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:09.027132Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Redes multiplicativas e soletos: aprendizagens matemáticas com sentido
title Redes multiplicativas e soletos: aprendizagens matemáticas com sentido
spellingShingle Redes multiplicativas e soletos: aprendizagens matemáticas com sentido
Fernandes, Darida
Rede multiplicativa
ambiente de aprendizagem
aprendizagem significativa da matemática em contexto
conhecimento prévio
title_short Redes multiplicativas e soletos: aprendizagens matemáticas com sentido
title_full Redes multiplicativas e soletos: aprendizagens matemáticas com sentido
title_fullStr Redes multiplicativas e soletos: aprendizagens matemáticas com sentido
title_full_unstemmed Redes multiplicativas e soletos: aprendizagens matemáticas com sentido
title_sort Redes multiplicativas e soletos: aprendizagens matemáticas com sentido
author Fernandes, Darida
author_facet Fernandes, Darida
Pinho, Inês
Cabrita, Isabel
Alves, Luisa
Silva, Jaime
Duarte, Pedro
author_role author
author2 Pinho, Inês
Cabrita, Isabel
Alves, Luisa
Silva, Jaime
Duarte, Pedro
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Darida
Pinho, Inês
Cabrita, Isabel
Alves, Luisa
Silva, Jaime
Duarte, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Rede multiplicativa
ambiente de aprendizagem
aprendizagem significativa da matemática em contexto
conhecimento prévio
topic Rede multiplicativa
ambiente de aprendizagem
aprendizagem significativa da matemática em contexto
conhecimento prévio
description Com este projeto de investigação pretende-se estudar as implicações do contexto cultural nas aprendizagens matemáticas. Em particular, procura-se analisar como é que as crianças se vão apropriando do novo conceito de rede multiplicativa e o mobilizam num ambiente cultural aberto de resolução de problemas, explorando um elemento económico e cultural da região: o ‘soleto’. Os resultados obtidos permitiram concluir que o processo de exploração e construção das redes multiplicativas (envolvendo a descoberta de relações matemáticas e a realização de cálculos com base no conhecimento prévio) e de resolução de problemas, que giram em torno do ´soleto´, se torna significativo e emotivo, num ´landscape learning´ em que tudo parece fazer sentido para a criança.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2017-10-24T14:30:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/18627
url http://hdl.handle.net/10773/18627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-972-8768-59-1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137582368423936