DEBATES PARLAMENTARES NA 1ª REPÚBLICA E NO ESTADO NOVO. LEVANTAMENTO DE FONTES PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA DE ENFERMAGEM.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queirós, Paulo Joaquim Pina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Filho, António José Almeida, Monteiro, Ana Paula Teixeira de Almeida Vieira, Santos, Tânia Cristina Franco, Peres, Maria Angélica de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=jCQrRzaJ
Resumo: A história da enfermagem em Portugal começa a ganhar sistematização. No processo de construção histórica é essencial o levantamento e a análise das fontes. As fontes localizadas neste estudo possibilitam estudos posteriores com vista à compreensão do processo de visibilidade da enfermagem portuguesa. Procedeu-se a pesquisa através de descritores, nos diários das sessões das câmaras de representantes da naçãoportuguesa, no período 1910-1974, disponíveis no sítio da Assembleia da República. Encontrou-se 2367 páginas de 1446 diários de sessões. Organizou-se cronologicamente a informação e procedeu-se à caracterização das tendências, lacunas, pontos altos, aglomerados e densidades. Concluiu-se pela enormidade e riqueza de informação o que possibilitará tratamento pormenorizado com ganhos para a construção da histórica da enfermagem e da história da ciência.
id RCAP_face67e0061c232cd1a3986ebb2a6778
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:5664
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling DEBATES PARLAMENTARES NA 1ª REPÚBLICA E NO ESTADO NOVO. LEVANTAMENTO DE FONTES PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA DE ENFERMAGEM.História da CiênciaHistóriaEnfermagemDebates ParlamentaresA história da enfermagem em Portugal começa a ganhar sistematização. No processo de construção histórica é essencial o levantamento e a análise das fontes. As fontes localizadas neste estudo possibilitam estudos posteriores com vista à compreensão do processo de visibilidade da enfermagem portuguesa. Procedeu-se a pesquisa através de descritores, nos diários das sessões das câmaras de representantes da naçãoportuguesa, no período 1910-1974, disponíveis no sítio da Assembleia da República. Encontrou-se 2367 páginas de 1446 diários de sessões. Organizou-se cronologicamente a informação e procedeu-se à caracterização das tendências, lacunas, pontos altos, aglomerados e densidades. Concluiu-se pela enormidade e riqueza de informação o que possibilitará tratamento pormenorizado com ganhos para a construção da histórica da enfermagem e da história da ciência.2016-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://web.esenfc.pt/?url=jCQrRzaJporhttp://web.esenfc.pt/?url=jCQrRzaJurn:isbn:2182-9764Queirós, Paulo Joaquim PinaFilho, António José AlmeidaMonteiro, Ana Paula Teixeira de Almeida VieiraSantos, Tânia Cristina FrancoPeres, Maria Angélica de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2016-06-13T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:5664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:12:03.813837Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv DEBATES PARLAMENTARES NA 1ª REPÚBLICA E NO ESTADO NOVO. LEVANTAMENTO DE FONTES PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA DE ENFERMAGEM.
title DEBATES PARLAMENTARES NA 1ª REPÚBLICA E NO ESTADO NOVO. LEVANTAMENTO DE FONTES PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA DE ENFERMAGEM.
spellingShingle DEBATES PARLAMENTARES NA 1ª REPÚBLICA E NO ESTADO NOVO. LEVANTAMENTO DE FONTES PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA DE ENFERMAGEM.
Queirós, Paulo Joaquim Pina
História da Ciência
História
Enfermagem
Debates Parlamentares
title_short DEBATES PARLAMENTARES NA 1ª REPÚBLICA E NO ESTADO NOVO. LEVANTAMENTO DE FONTES PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA DE ENFERMAGEM.
title_full DEBATES PARLAMENTARES NA 1ª REPÚBLICA E NO ESTADO NOVO. LEVANTAMENTO DE FONTES PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA DE ENFERMAGEM.
title_fullStr DEBATES PARLAMENTARES NA 1ª REPÚBLICA E NO ESTADO NOVO. LEVANTAMENTO DE FONTES PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA DE ENFERMAGEM.
title_full_unstemmed DEBATES PARLAMENTARES NA 1ª REPÚBLICA E NO ESTADO NOVO. LEVANTAMENTO DE FONTES PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA DE ENFERMAGEM.
title_sort DEBATES PARLAMENTARES NA 1ª REPÚBLICA E NO ESTADO NOVO. LEVANTAMENTO DE FONTES PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA DE ENFERMAGEM.
author Queirós, Paulo Joaquim Pina
author_facet Queirós, Paulo Joaquim Pina
Filho, António José Almeida
Monteiro, Ana Paula Teixeira de Almeida Vieira
Santos, Tânia Cristina Franco
Peres, Maria Angélica de Almeida
author_role author
author2 Filho, António José Almeida
Monteiro, Ana Paula Teixeira de Almeida Vieira
Santos, Tânia Cristina Franco
Peres, Maria Angélica de Almeida
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queirós, Paulo Joaquim Pina
Filho, António José Almeida
Monteiro, Ana Paula Teixeira de Almeida Vieira
Santos, Tânia Cristina Franco
Peres, Maria Angélica de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv História da Ciência
História
Enfermagem
Debates Parlamentares
topic História da Ciência
História
Enfermagem
Debates Parlamentares
description A história da enfermagem em Portugal começa a ganhar sistematização. No processo de construção histórica é essencial o levantamento e a análise das fontes. As fontes localizadas neste estudo possibilitam estudos posteriores com vista à compreensão do processo de visibilidade da enfermagem portuguesa. Procedeu-se a pesquisa através de descritores, nos diários das sessões das câmaras de representantes da naçãoportuguesa, no período 1910-1974, disponíveis no sítio da Assembleia da República. Encontrou-se 2367 páginas de 1446 diários de sessões. Organizou-se cronologicamente a informação e procedeu-se à caracterização das tendências, lacunas, pontos altos, aglomerados e densidades. Concluiu-se pela enormidade e riqueza de informação o que possibilitará tratamento pormenorizado com ganhos para a construção da histórica da enfermagem e da história da ciência.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=jCQrRzaJ
url http://web.esenfc.pt/?url=jCQrRzaJ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=jCQrRzaJ
urn:isbn:2182-9764
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137222109167616