Escola Segura: Interação com as crianças dos 4 aos 10 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/8553 |
Resumo: | O presente Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se subordinado ao tema “Escola Segura: interação com as crianças dos 4 aos 10 anos”, e enquadra-se no âmbito do currículo do curso de ciências militares, especialidade de segurança. Tem como objetivo caraterizar a interação que é desenvolvida entre os militares do Núcleo da Escola Segura do Destacamento Territorial de Cantanhede e as crianças do préescolar e do 1º ciclo pertencentes ao concelho de Cantanhede. O estudo visa perceber se essa interação é positiva, de que forma é feita e qual a recetividade por parte das crianças envolvidas na investigação. Para a realização do estudo prático, entrevistaram-se os quatro militares que pertencem ao Núcleo da Escola Segura da área em estudo, bem como as professoras e educadoras de infância que assistiram às ações de sensibilização que estes desenvolveram com as crianças do pré-escolar e 1º ciclo. Com o intuito de também saber qual a opinião das crianças relativamente às atividades realizadas, aplicou-se um questionário a um total de 217 crianças. Da análise destes instrumentos constatamos que os guardas, através do uso adequado de meios e métodos de comunicação e recursos, desempenham um bom papel junto das crianças. Este facto proporciona por parte das crianças o gosto pelas atividades desenvolvidas e a aquisição de conhecimentos na área da segurança. Do estudo realizado concluímos que a comunicação adequada é a chave para o estabelecimento de interações produtivas. |
id |
RCAP_fad057a1ec37f5bbecb4dce1b075eed5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/8553 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escola Segura: Interação com as crianças dos 4 aos 10 anosEscola SeguraInteraçãoComunicaçãoCriançasO presente Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se subordinado ao tema “Escola Segura: interação com as crianças dos 4 aos 10 anos”, e enquadra-se no âmbito do currículo do curso de ciências militares, especialidade de segurança. Tem como objetivo caraterizar a interação que é desenvolvida entre os militares do Núcleo da Escola Segura do Destacamento Territorial de Cantanhede e as crianças do préescolar e do 1º ciclo pertencentes ao concelho de Cantanhede. O estudo visa perceber se essa interação é positiva, de que forma é feita e qual a recetividade por parte das crianças envolvidas na investigação. Para a realização do estudo prático, entrevistaram-se os quatro militares que pertencem ao Núcleo da Escola Segura da área em estudo, bem como as professoras e educadoras de infância que assistiram às ações de sensibilização que estes desenvolveram com as crianças do pré-escolar e 1º ciclo. Com o intuito de também saber qual a opinião das crianças relativamente às atividades realizadas, aplicou-se um questionário a um total de 217 crianças. Da análise destes instrumentos constatamos que os guardas, através do uso adequado de meios e métodos de comunicação e recursos, desempenham um bom papel junto das crianças. Este facto proporciona por parte das crianças o gosto pelas atividades desenvolvidas e a aquisição de conhecimentos na área da segurança. Do estudo realizado concluímos que a comunicação adequada é a chave para o estabelecimento de interações produtivas.Abstract The present research "Safe School: interaction with children from 4 to 10 years" is centred within the military science course’s curriculum in security area. The goal of this research is to acquire based knowledge for the interaction between military staff from Cantanhede’s GNR unit and the children of preschool and first cycle of Cantanhede’s municipality schools. The studied subjects take part in the program “Escola Segura”. The study aims to understand if this interaction is positive, how it is works and what is the receptivity from children involved in the research. Interviews were applied to four military placed in the Core of Safe School as well as teachers and kindergarten’s educators who attended the awareness-raising’s program developed with children of preschool and 1st cycle. Also, we applied a questionnaire to a total of 217 children in order to get enough data of their views regarding the activities that were conducted. By analysing the results of these instruments, we found that the guards, making the proper use of means and methods of communication and resources, play an efficient role with children. This provides children’s pleasure for the activities as the acquisition of knowledge in the area of security. The study concluded that proper communication is the key to the establishment of productive interactions.Academia Militar. Direção de EnsinoRepositório ComumRocha, Ana2015-05-05T10:09:31Z2012-08-01T00:00:00Z2012-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/8553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:55:31Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/8553Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:54:04.894312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola Segura: Interação com as crianças dos 4 aos 10 anos |
title |
Escola Segura: Interação com as crianças dos 4 aos 10 anos |
spellingShingle |
Escola Segura: Interação com as crianças dos 4 aos 10 anos Rocha, Ana Escola Segura Interação Comunicação Crianças |
title_short |
Escola Segura: Interação com as crianças dos 4 aos 10 anos |
title_full |
Escola Segura: Interação com as crianças dos 4 aos 10 anos |
title_fullStr |
Escola Segura: Interação com as crianças dos 4 aos 10 anos |
title_full_unstemmed |
Escola Segura: Interação com as crianças dos 4 aos 10 anos |
title_sort |
Escola Segura: Interação com as crianças dos 4 aos 10 anos |
author |
Rocha, Ana |
author_facet |
Rocha, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Segura Interação Comunicação Crianças |
topic |
Escola Segura Interação Comunicação Crianças |
description |
O presente Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se subordinado ao tema “Escola Segura: interação com as crianças dos 4 aos 10 anos”, e enquadra-se no âmbito do currículo do curso de ciências militares, especialidade de segurança. Tem como objetivo caraterizar a interação que é desenvolvida entre os militares do Núcleo da Escola Segura do Destacamento Territorial de Cantanhede e as crianças do préescolar e do 1º ciclo pertencentes ao concelho de Cantanhede. O estudo visa perceber se essa interação é positiva, de que forma é feita e qual a recetividade por parte das crianças envolvidas na investigação. Para a realização do estudo prático, entrevistaram-se os quatro militares que pertencem ao Núcleo da Escola Segura da área em estudo, bem como as professoras e educadoras de infância que assistiram às ações de sensibilização que estes desenvolveram com as crianças do pré-escolar e 1º ciclo. Com o intuito de também saber qual a opinião das crianças relativamente às atividades realizadas, aplicou-se um questionário a um total de 217 crianças. Da análise destes instrumentos constatamos que os guardas, através do uso adequado de meios e métodos de comunicação e recursos, desempenham um bom papel junto das crianças. Este facto proporciona por parte das crianças o gosto pelas atividades desenvolvidas e a aquisição de conhecimentos na área da segurança. Do estudo realizado concluímos que a comunicação adequada é a chave para o estabelecimento de interações produtivas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-01T00:00:00Z 2012-08-01T00:00:00Z 2015-05-05T10:09:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/8553 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/8553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Academia Militar. Direção de Ensino |
publisher.none.fl_str_mv |
Academia Militar. Direção de Ensino |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130408444493824 |