Escola Segura: Interação com as crianças dos 4 aos 10 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/8553
Resumo: O presente Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se subordinado ao tema “Escola Segura: interação com as crianças dos 4 aos 10 anos”, e enquadra-se no âmbito do currículo do curso de ciências militares, especialidade de segurança. Tem como objetivo caraterizar a interação que é desenvolvida entre os militares do Núcleo da Escola Segura do Destacamento Territorial de Cantanhede e as crianças do préescolar e do 1º ciclo pertencentes ao concelho de Cantanhede. O estudo visa perceber se essa interação é positiva, de que forma é feita e qual a recetividade por parte das crianças envolvidas na investigação. Para a realização do estudo prático, entrevistaram-se os quatro militares que pertencem ao Núcleo da Escola Segura da área em estudo, bem como as professoras e educadoras de infância que assistiram às ações de sensibilização que estes desenvolveram com as crianças do pré-escolar e 1º ciclo. Com o intuito de também saber qual a opinião das crianças relativamente às atividades realizadas, aplicou-se um questionário a um total de 217 crianças. Da análise destes instrumentos constatamos que os guardas, através do uso adequado de meios e métodos de comunicação e recursos, desempenham um bom papel junto das crianças. Este facto proporciona por parte das crianças o gosto pelas atividades desenvolvidas e a aquisição de conhecimentos na área da segurança. Do estudo realizado concluímos que a comunicação adequada é a chave para o estabelecimento de interações produtivas.
id RCAP_fad057a1ec37f5bbecb4dce1b075eed5
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/8553
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escola Segura: Interação com as crianças dos 4 aos 10 anosEscola SeguraInteraçãoComunicaçãoCriançasO presente Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se subordinado ao tema “Escola Segura: interação com as crianças dos 4 aos 10 anos”, e enquadra-se no âmbito do currículo do curso de ciências militares, especialidade de segurança. Tem como objetivo caraterizar a interação que é desenvolvida entre os militares do Núcleo da Escola Segura do Destacamento Territorial de Cantanhede e as crianças do préescolar e do 1º ciclo pertencentes ao concelho de Cantanhede. O estudo visa perceber se essa interação é positiva, de que forma é feita e qual a recetividade por parte das crianças envolvidas na investigação. Para a realização do estudo prático, entrevistaram-se os quatro militares que pertencem ao Núcleo da Escola Segura da área em estudo, bem como as professoras e educadoras de infância que assistiram às ações de sensibilização que estes desenvolveram com as crianças do pré-escolar e 1º ciclo. Com o intuito de também saber qual a opinião das crianças relativamente às atividades realizadas, aplicou-se um questionário a um total de 217 crianças. Da análise destes instrumentos constatamos que os guardas, através do uso adequado de meios e métodos de comunicação e recursos, desempenham um bom papel junto das crianças. Este facto proporciona por parte das crianças o gosto pelas atividades desenvolvidas e a aquisição de conhecimentos na área da segurança. Do estudo realizado concluímos que a comunicação adequada é a chave para o estabelecimento de interações produtivas.Abstract The present research "Safe School: interaction with children from 4 to 10 years" is centred within the military science course’s curriculum in security area. The goal of this research is to acquire based knowledge for the interaction between military staff from Cantanhede’s GNR unit and the children of preschool and first cycle of Cantanhede’s municipality schools. The studied subjects take part in the program “Escola Segura”. The study aims to understand if this interaction is positive, how it is works and what is the receptivity from children involved in the research. Interviews were applied to four military placed in the Core of Safe School as well as teachers and kindergarten’s educators who attended the awareness-raising’s program developed with children of preschool and 1st cycle. Also, we applied a questionnaire to a total of 217 children in order to get enough data of their views regarding the activities that were conducted. By analysing the results of these instruments, we found that the guards, making the proper use of means and methods of communication and resources, play an efficient role with children. This provides children’s pleasure for the activities as the acquisition of knowledge in the area of security. The study concluded that proper communication is the key to the establishment of productive interactions.Academia Militar. Direção de EnsinoRepositório ComumRocha, Ana2015-05-05T10:09:31Z2012-08-01T00:00:00Z2012-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/8553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:55:31Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/8553Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:54:04.894312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escola Segura: Interação com as crianças dos 4 aos 10 anos
title Escola Segura: Interação com as crianças dos 4 aos 10 anos
spellingShingle Escola Segura: Interação com as crianças dos 4 aos 10 anos
Rocha, Ana
Escola Segura
Interação
Comunicação
Crianças
title_short Escola Segura: Interação com as crianças dos 4 aos 10 anos
title_full Escola Segura: Interação com as crianças dos 4 aos 10 anos
title_fullStr Escola Segura: Interação com as crianças dos 4 aos 10 anos
title_full_unstemmed Escola Segura: Interação com as crianças dos 4 aos 10 anos
title_sort Escola Segura: Interação com as crianças dos 4 aos 10 anos
author Rocha, Ana
author_facet Rocha, Ana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Segura
Interação
Comunicação
Crianças
topic Escola Segura
Interação
Comunicação
Crianças
description O presente Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se subordinado ao tema “Escola Segura: interação com as crianças dos 4 aos 10 anos”, e enquadra-se no âmbito do currículo do curso de ciências militares, especialidade de segurança. Tem como objetivo caraterizar a interação que é desenvolvida entre os militares do Núcleo da Escola Segura do Destacamento Territorial de Cantanhede e as crianças do préescolar e do 1º ciclo pertencentes ao concelho de Cantanhede. O estudo visa perceber se essa interação é positiva, de que forma é feita e qual a recetividade por parte das crianças envolvidas na investigação. Para a realização do estudo prático, entrevistaram-se os quatro militares que pertencem ao Núcleo da Escola Segura da área em estudo, bem como as professoras e educadoras de infância que assistiram às ações de sensibilização que estes desenvolveram com as crianças do pré-escolar e 1º ciclo. Com o intuito de também saber qual a opinião das crianças relativamente às atividades realizadas, aplicou-se um questionário a um total de 217 crianças. Da análise destes instrumentos constatamos que os guardas, através do uso adequado de meios e métodos de comunicação e recursos, desempenham um bom papel junto das crianças. Este facto proporciona por parte das crianças o gosto pelas atividades desenvolvidas e a aquisição de conhecimentos na área da segurança. Do estudo realizado concluímos que a comunicação adequada é a chave para o estabelecimento de interações produtivas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-01T00:00:00Z
2012-08-01T00:00:00Z
2015-05-05T10:09:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/8553
url http://hdl.handle.net/10400.26/8553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Militar. Direção de Ensino
publisher.none.fl_str_mv Academia Militar. Direção de Ensino
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130408444493824