Motivação dos alunos no ensino especializado da música: implementação de uma ferramenta metodológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/7574 |
Resumo: | Este estudo incide sobre a motivação dos alunos do ensino especializado da música e na implementação de uma ferramenta metodológica. São discutidos os principais problemas de motivação nos alunos do ensino artístico da música, apontando estratégias para que, encarregados de educação, professores e escola, possam intervir na sua identificação e resolução. Esta discussão contextualiza e fundamenta um estudo empírico, que consistiu na implementação de uma ferramenta metodológica, nomeadamente, uma agenda escolar. Realizada a análise dos resultados, com base na observação do autor e em questionários efectuados aos alunos objecto deste estudo e respectivos encarregados de educação, conclui-se que esta agenda escolar ajuda na prevenção do insucesso escolar. |
id |
RCAP_fb2048cef55851e2387101d7c65e2edc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/7574 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivação dos alunos no ensino especializado da música: implementação de uma ferramenta metodológicaEducação musicalTécnicas pedagógicasMelhoria da educaçãoMotivação para a aprendizagemMotivação dos alunosEste estudo incide sobre a motivação dos alunos do ensino especializado da música e na implementação de uma ferramenta metodológica. São discutidos os principais problemas de motivação nos alunos do ensino artístico da música, apontando estratégias para que, encarregados de educação, professores e escola, possam intervir na sua identificação e resolução. Esta discussão contextualiza e fundamenta um estudo empírico, que consistiu na implementação de uma ferramenta metodológica, nomeadamente, uma agenda escolar. Realizada a análise dos resultados, com base na observação do autor e em questionários efectuados aos alunos objecto deste estudo e respectivos encarregados de educação, conclui-se que esta agenda escolar ajuda na prevenção do insucesso escolar.This study focuses on students’ motivation of specialized music teaching and in the implementation of a methodological tool. In this work it is discussed the main issues related with students’ motivation in the artistic music teaching, pointing out strategies so parents, teachers and school, may intervene in its identification and resolution. This discussion contextualizes and supports an empiric study, which consisted in the implementation of a methodological tool, namely a school agenda. After the analysis of the results, based on the author’s observation and questionnaires done to students, subjects of this study, and to their parents, it is concluded that this school agenda helps in the prevention of school failure.Universidade de Aveiro2012-03-29T13:51:16Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7574porPereira, Marco Joaquim Tavares Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:13:12Zoai:ria.ua.pt:10773/7574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:13.174697Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação dos alunos no ensino especializado da música: implementação de uma ferramenta metodológica |
title |
Motivação dos alunos no ensino especializado da música: implementação de uma ferramenta metodológica |
spellingShingle |
Motivação dos alunos no ensino especializado da música: implementação de uma ferramenta metodológica Pereira, Marco Joaquim Tavares Alves Educação musical Técnicas pedagógicas Melhoria da educação Motivação para a aprendizagem Motivação dos alunos |
title_short |
Motivação dos alunos no ensino especializado da música: implementação de uma ferramenta metodológica |
title_full |
Motivação dos alunos no ensino especializado da música: implementação de uma ferramenta metodológica |
title_fullStr |
Motivação dos alunos no ensino especializado da música: implementação de uma ferramenta metodológica |
title_full_unstemmed |
Motivação dos alunos no ensino especializado da música: implementação de uma ferramenta metodológica |
title_sort |
Motivação dos alunos no ensino especializado da música: implementação de uma ferramenta metodológica |
author |
Pereira, Marco Joaquim Tavares Alves |
author_facet |
Pereira, Marco Joaquim Tavares Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Marco Joaquim Tavares Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Técnicas pedagógicas Melhoria da educação Motivação para a aprendizagem Motivação dos alunos |
topic |
Educação musical Técnicas pedagógicas Melhoria da educação Motivação para a aprendizagem Motivação dos alunos |
description |
Este estudo incide sobre a motivação dos alunos do ensino especializado da música e na implementação de uma ferramenta metodológica. São discutidos os principais problemas de motivação nos alunos do ensino artístico da música, apontando estratégias para que, encarregados de educação, professores e escola, possam intervir na sua identificação e resolução. Esta discussão contextualiza e fundamenta um estudo empírico, que consistiu na implementação de uma ferramenta metodológica, nomeadamente, uma agenda escolar. Realizada a análise dos resultados, com base na observação do autor e em questionários efectuados aos alunos objecto deste estudo e respectivos encarregados de educação, conclui-se que esta agenda escolar ajuda na prevenção do insucesso escolar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-03-29T13:51:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/7574 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/7574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137504407846912 |