Motivação dos alunos no ensino especializado da música: implementação de uma ferramenta metodológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marco Joaquim Tavares Alves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/7574
Resumo: Este estudo incide sobre a motivação dos alunos do ensino especializado da música e na implementação de uma ferramenta metodológica. São discutidos os principais problemas de motivação nos alunos do ensino artístico da música, apontando estratégias para que, encarregados de educação, professores e escola, possam intervir na sua identificação e resolução. Esta discussão contextualiza e fundamenta um estudo empírico, que consistiu na implementação de uma ferramenta metodológica, nomeadamente, uma agenda escolar. Realizada a análise dos resultados, com base na observação do autor e em questionários efectuados aos alunos objecto deste estudo e respectivos encarregados de educação, conclui-se que esta agenda escolar ajuda na prevenção do insucesso escolar.
id RCAP_fb2048cef55851e2387101d7c65e2edc
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/7574
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação dos alunos no ensino especializado da música: implementação de uma ferramenta metodológicaEducação musicalTécnicas pedagógicasMelhoria da educaçãoMotivação para a aprendizagemMotivação dos alunosEste estudo incide sobre a motivação dos alunos do ensino especializado da música e na implementação de uma ferramenta metodológica. São discutidos os principais problemas de motivação nos alunos do ensino artístico da música, apontando estratégias para que, encarregados de educação, professores e escola, possam intervir na sua identificação e resolução. Esta discussão contextualiza e fundamenta um estudo empírico, que consistiu na implementação de uma ferramenta metodológica, nomeadamente, uma agenda escolar. Realizada a análise dos resultados, com base na observação do autor e em questionários efectuados aos alunos objecto deste estudo e respectivos encarregados de educação, conclui-se que esta agenda escolar ajuda na prevenção do insucesso escolar.This study focuses on students’ motivation of specialized music teaching and in the implementation of a methodological tool. In this work it is discussed the main issues related with students’ motivation in the artistic music teaching, pointing out strategies so parents, teachers and school, may intervene in its identification and resolution. This discussion contextualizes and supports an empiric study, which consisted in the implementation of a methodological tool, namely a school agenda. After the analysis of the results, based on the author’s observation and questionnaires done to students, subjects of this study, and to their parents, it is concluded that this school agenda helps in the prevention of school failure.Universidade de Aveiro2012-03-29T13:51:16Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7574porPereira, Marco Joaquim Tavares Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:13:12Zoai:ria.ua.pt:10773/7574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:13.174697Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação dos alunos no ensino especializado da música: implementação de uma ferramenta metodológica
title Motivação dos alunos no ensino especializado da música: implementação de uma ferramenta metodológica
spellingShingle Motivação dos alunos no ensino especializado da música: implementação de uma ferramenta metodológica
Pereira, Marco Joaquim Tavares Alves
Educação musical
Técnicas pedagógicas
Melhoria da educação
Motivação para a aprendizagem
Motivação dos alunos
title_short Motivação dos alunos no ensino especializado da música: implementação de uma ferramenta metodológica
title_full Motivação dos alunos no ensino especializado da música: implementação de uma ferramenta metodológica
title_fullStr Motivação dos alunos no ensino especializado da música: implementação de uma ferramenta metodológica
title_full_unstemmed Motivação dos alunos no ensino especializado da música: implementação de uma ferramenta metodológica
title_sort Motivação dos alunos no ensino especializado da música: implementação de uma ferramenta metodológica
author Pereira, Marco Joaquim Tavares Alves
author_facet Pereira, Marco Joaquim Tavares Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Marco Joaquim Tavares Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Técnicas pedagógicas
Melhoria da educação
Motivação para a aprendizagem
Motivação dos alunos
topic Educação musical
Técnicas pedagógicas
Melhoria da educação
Motivação para a aprendizagem
Motivação dos alunos
description Este estudo incide sobre a motivação dos alunos do ensino especializado da música e na implementação de uma ferramenta metodológica. São discutidos os principais problemas de motivação nos alunos do ensino artístico da música, apontando estratégias para que, encarregados de educação, professores e escola, possam intervir na sua identificação e resolução. Esta discussão contextualiza e fundamenta um estudo empírico, que consistiu na implementação de uma ferramenta metodológica, nomeadamente, uma agenda escolar. Realizada a análise dos resultados, com base na observação do autor e em questionários efectuados aos alunos objecto deste estudo e respectivos encarregados de educação, conclui-se que esta agenda escolar ajuda na prevenção do insucesso escolar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-03-29T13:51:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/7574
url http://hdl.handle.net/10773/7574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137504407846912