Relatório final de estágio pedagógico realizado no Externato São Vicente Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, António José Correia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8628
Resumo: O Estágio Pedagógico é a etapa onde é dada a hipótese ao futuro professor de aplicar todos os conhecimentos e aprendizagens adquiridas ao longo do seu percurso académico. O contato com esta nova realidade, obriga a uma pesquisa e reflexão crítica constantes de modo a poder melhorar e aperfeiçoar a intervenção pedagógica enquanto professor de Educação Física. A elaboração do relatório de estágio é o culminar do Mestrado. Este relatório teve como guia orientador o regulamento do Estágio Pedagógico da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e tem como objetivo realizar uma reflexão crítica sobre todo o processo de estágio nas suas quatro áreas de intervenção: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminários. O relatório está estruturado em: Introdução; I - Lecionação; II - Direção de Turma; III - Desporto Escolar; IV - Seminários e Conclusões. Ao longo do documento serão relatadas algumas experiências vividas, todas as atividades realizadas, os problemas que foram surgindo e o que foi feito para as transformar em oportunidades e as dificuldades sentidas ao longo de todo o Estágio. Apesar de já lecionar desde o ano letivo 2001/2002 e, anualmente fazer formações creditadas, este Estágio no 3º CEB, foi muito importante para a minha evolução enquanto professor de EF.
id RCAP_fb212cd8ce4d830e63980a56b13fbfdb
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8628
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio pedagógico realizado no Externato São Vicente PauloMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAPROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMAVALIAÇÃOPLANEAMENTODESPORTO ESCOLARESTUDOS DE CASOSPORTPHYSICAL EDUCATIONTEACHING-LEARNING PROCESSEVALUATIONPLANNINGSCHOOL SPORTSCASE STUDIESO Estágio Pedagógico é a etapa onde é dada a hipótese ao futuro professor de aplicar todos os conhecimentos e aprendizagens adquiridas ao longo do seu percurso académico. O contato com esta nova realidade, obriga a uma pesquisa e reflexão crítica constantes de modo a poder melhorar e aperfeiçoar a intervenção pedagógica enquanto professor de Educação Física. A elaboração do relatório de estágio é o culminar do Mestrado. Este relatório teve como guia orientador o regulamento do Estágio Pedagógico da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e tem como objetivo realizar uma reflexão crítica sobre todo o processo de estágio nas suas quatro áreas de intervenção: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminários. O relatório está estruturado em: Introdução; I - Lecionação; II - Direção de Turma; III - Desporto Escolar; IV - Seminários e Conclusões. Ao longo do documento serão relatadas algumas experiências vividas, todas as atividades realizadas, os problemas que foram surgindo e o que foi feito para as transformar em oportunidades e as dificuldades sentidas ao longo de todo o Estágio. Apesar de já lecionar desde o ano letivo 2001/2002 e, anualmente fazer formações creditadas, este Estágio no 3º CEB, foi muito importante para a minha evolução enquanto professor de EF.The pedagogical training is the stage where the future teacher is given the chance to apply all the knowledge and learning acquired throughout his academic career. The contact with this new reality, requires constant research and critical reflection in order to be able to enhance and improve the pedagogical intervention as a Physical Education teacher. The elaboration of the traineeship report.is the culmination of the Master's degree. This report had as oriented guide the regulation of the pedagogical training of the Lusófona University of Humanities and Technologies, and aims to carry out a critical reflection on the whole process of traineeship in its four areas of intervention: Teaching, Class Management, School Sport and Seminars. The report has the following structure: Introduction; I - Teaching; II - Class Management; III - School Sports; IV - Seminars and Conclusions. Throughout the document some experiences and all the activities carried out will be reported, as well as all the problems that have arisen and what has been done to transform them into opportunities and also the difficulties experienced in the course of the traineeship. Although I have been teaching since 2001/2002 and, on a yearly basis, I have undertaken accredited training programmes, this traineeship in the 3rd cycle, was a very important step for my development as a PE teacher.2018-03-12T21:59:27Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8628TID:201874253porSantos, António José Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:42Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:37.359113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio pedagógico realizado no Externato São Vicente Paulo
title Relatório final de estágio pedagógico realizado no Externato São Vicente Paulo
spellingShingle Relatório final de estágio pedagógico realizado no Externato São Vicente Paulo
Santos, António José Correia
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
AVALIAÇÃO
PLANEAMENTO
DESPORTO ESCOLAR
ESTUDOS DE CASO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TEACHING-LEARNING PROCESS
EVALUATION
PLANNING
SCHOOL SPORTS
CASE STUDIES
title_short Relatório final de estágio pedagógico realizado no Externato São Vicente Paulo
title_full Relatório final de estágio pedagógico realizado no Externato São Vicente Paulo
title_fullStr Relatório final de estágio pedagógico realizado no Externato São Vicente Paulo
title_full_unstemmed Relatório final de estágio pedagógico realizado no Externato São Vicente Paulo
title_sort Relatório final de estágio pedagógico realizado no Externato São Vicente Paulo
author Santos, António José Correia
author_facet Santos, António José Correia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, António José Correia
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
AVALIAÇÃO
PLANEAMENTO
DESPORTO ESCOLAR
ESTUDOS DE CASO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TEACHING-LEARNING PROCESS
EVALUATION
PLANNING
SCHOOL SPORTS
CASE STUDIES
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
AVALIAÇÃO
PLANEAMENTO
DESPORTO ESCOLAR
ESTUDOS DE CASO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TEACHING-LEARNING PROCESS
EVALUATION
PLANNING
SCHOOL SPORTS
CASE STUDIES
description O Estágio Pedagógico é a etapa onde é dada a hipótese ao futuro professor de aplicar todos os conhecimentos e aprendizagens adquiridas ao longo do seu percurso académico. O contato com esta nova realidade, obriga a uma pesquisa e reflexão crítica constantes de modo a poder melhorar e aperfeiçoar a intervenção pedagógica enquanto professor de Educação Física. A elaboração do relatório de estágio é o culminar do Mestrado. Este relatório teve como guia orientador o regulamento do Estágio Pedagógico da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e tem como objetivo realizar uma reflexão crítica sobre todo o processo de estágio nas suas quatro áreas de intervenção: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminários. O relatório está estruturado em: Introdução; I - Lecionação; II - Direção de Turma; III - Desporto Escolar; IV - Seminários e Conclusões. Ao longo do documento serão relatadas algumas experiências vividas, todas as atividades realizadas, os problemas que foram surgindo e o que foi feito para as transformar em oportunidades e as dificuldades sentidas ao longo de todo o Estágio. Apesar de já lecionar desde o ano letivo 2001/2002 e, anualmente fazer formações creditadas, este Estágio no 3º CEB, foi muito importante para a minha evolução enquanto professor de EF.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-03-12T21:59:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/8628
TID:201874253
url http://hdl.handle.net/10437/8628
identifier_str_mv TID:201874253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131263214288896