Jogos mobile para aprendizagem de simbologia musical: prototipagem centrada no utilizador de uma aplicação de conteúdo rítmico para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ricardo Manuel Esteves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/27982
Resumo: A presente investigação tem como propósito o desenvolvimento, de forma centrada no utilizador, de um protótipo de jogo mobile com potencial para promover a aprendizagem de padrões rítmicos em crianças iniciantes na formação musical. Como base de trabalho para a construção deste protótipo, utilizaram-se os conceitos e as regras do jogo Tetris. A questão que visou ser respondida neste estudo recaiu na identificação das características de um jogo mobile para crianças que apoiasse a aprendizagem de padrões rítmicos baseado no jogo Tetris. Procurou-se, após revisão da literatura, fazer uma identificação e uma recolha dos elementos do game design que seriam essenciais para a criação deste jogo, sendo a seleção destes itens feita por um grupo de crianças, alunos de formação musical, usando técnicas de design centrado no utilizador e design participativo. Após analisado o input dos alunos, foi construído o protótipo. Este foi posteriormente validado em três fases: a primeira, com docentes de diversas áreas da música de forma a verificar se este instrumento é adequado para poder ser utilizado como ferramenta pedagógica; a segunda, com crianças sem qualquer conhecimento musical para avaliar a percepção e a intuitividade do jogo; e a terceira, num focus group em que os alunos puderam interagir livremente com o jogo, sendo pedido para completar uma série de tarefas, e após essa interação foi realizado um questionário de pós-utilização, de forma a recolher a avaliação das crianças sobre o trabalho efetuado. Com a análise dos resultados concluiu-se que este protótipo de um jogo mobile revelou ter potencial para promover a aprendizagem de padrões rítmicos, pois a forma como os elementos musicais (e as suas interações) são apresentados graficamente permitiu aos alunos uma imediata identificação e correspondência com os seus conhecimentos de formação musical. Foi ainda concluído que existem características como sistemas de ajuda tutorial ou a adequação do número de elementos de jogo apresentados conforme o tamanho do ecrã do dispositivo, que são essenciais para os participantes. Por fim, concluiu-se que os alunos criaram uma ligação emocional com o jogo sobre o qual expressaram opiniões e preferências em diferentes fases do desenvolvimento do protótipo.
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As a starting point for the construction of this prototype, the concepts and rules of the game Tetris were used. The question that sought to be answered by this study lies in the identification of the characteristics of a mobile game for children that supports the learning of rhythmic patterns based on the game Tetris. After a literary research, we tried to identify and collect the elements of game design that would be essential for the creation of this game, and the selection of these items was done by a group of children, students of musical theory, using user-centered and participatory design techniques . After analyzing the students' input, the prototype was built. It was later tested in three evaluating stages: the first, with teachers from different areas of music education in order to verify if this instrument is suitable to be used as a learning tool; the second, with children without any musical knowledge to evaluate the perception and the intuitiveness of the game; and the third, in a focus group where students could interact freely with the game, and in which they were asked to complete a series of tasks, and after that interaction, a post-use questionnaire was carried out in order to collect the children’s evaluation about the work done. With the results’ analysis it was concluded that this mobile game prototype demonstrated potential in promoting rhythmic pattern learning, since the way the musical elements (and their interactions) are shown graphically allowed an immediate identification and correspondence to the students’ own musical theory knowledge. It was also concluded that there are characteristics, such as tutorial help systems or the adequacy of the number of game elements displayed according to the device’s screen size, that are essential to the participants. Lastly, it was concluded that the students created an emotional connection to the game since their opinions and preferences were expressed in different development stages of the prototype2020-03-18T14:56:20Z2019-06-06T00:00:00Z2019-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27982porMartins, Ricardo Manuel Estevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:54:12Zoai:ria.ua.pt:10773/27982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:39.849281Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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