A inter-relação entre o processamento auditivo e a competência leitora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sónia Maria Martins Neves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/748
Resumo: Este estudo tem por finalidade indagar acerca de um conjunto de capacidades que integram um bloco perceptivo - Processamento auditivo, Consciência fonológica - e da influência do mesmo na competência leitora. O que se sugere é uma reflexão sobre práticas e estratégias que permitam uma melhoria atempada das capacidades de leitura em indivíduos com défices nessa competência, por muitos autores, designados de indivíduos com dislexia. O estudo ilustra o desempenho de sete indivíduos, ao abrigo do Decreto - Lei nº 3/2008, no domínio da Linguagem, em tarefas de processamento fonológico, Processamento auditivo e em Leitura oral. Inicialmente, realizou-se uma prova de leitura oral para reforçar o handicap já atestado em leitura e procedeu-se à realização de treze provas baseadas no PALPA-P elaborado por S. L. Castro, S. Caló & M. Coltheart a fim de se atestar dificuldades de Processamento auditivo e Consciência fonológica. A partir da análise desses instrumentos, criou-se o perfil intra-individual de cada sujeito, tendo-se verificado maior comprometimento em termos de Consciência fonémica, inclusive a nível de reconstrução e segmentação fonémica e algumas dificuldades de Processamento auditivo, particularmente, na memória sequencial auditiva. Após essa avaliação, delineou-se um plano de intervenção composto por várias actividades para treino das habilidades em que se verificara mais dificuldades, sobretudo com maior incidência no nível mais complexo de Consciência fonológica: a Consciência fonémica. Após a operacionalização do mesmo, avaliou-se os progressos dos indivíduos e realizou-se nova prova de leitura oral. Verificou-se uma evolução concomitante em ambas as competências e uma diminuição de processos fonológicos, nomeadamente omissões, substituições, epênteses, metáteses, inversões e dessonorizações, nas duas realizações. Constatou-se, assim, que a implementação de estratégias específicas de Processamento auditivo e de Consciência fonológica contribuem para melhorar significativamente a competência leitora.
id RCAP_fb60927841cc579203d46daefc449c78
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/748
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A inter-relação entre o processamento auditivo e a competência leitoraDificuldades de aprendizagem específica (DAE)Modelos de LeituraEducação especialEste estudo tem por finalidade indagar acerca de um conjunto de capacidades que integram um bloco perceptivo - Processamento auditivo, Consciência fonológica - e da influência do mesmo na competência leitora. O que se sugere é uma reflexão sobre práticas e estratégias que permitam uma melhoria atempada das capacidades de leitura em indivíduos com défices nessa competência, por muitos autores, designados de indivíduos com dislexia. O estudo ilustra o desempenho de sete indivíduos, ao abrigo do Decreto - Lei nº 3/2008, no domínio da Linguagem, em tarefas de processamento fonológico, Processamento auditivo e em Leitura oral. Inicialmente, realizou-se uma prova de leitura oral para reforçar o handicap já atestado em leitura e procedeu-se à realização de treze provas baseadas no PALPA-P elaborado por S. L. Castro, S. Caló & M. Coltheart a fim de se atestar dificuldades de Processamento auditivo e Consciência fonológica. A partir da análise desses instrumentos, criou-se o perfil intra-individual de cada sujeito, tendo-se verificado maior comprometimento em termos de Consciência fonémica, inclusive a nível de reconstrução e segmentação fonémica e algumas dificuldades de Processamento auditivo, particularmente, na memória sequencial auditiva. Após essa avaliação, delineou-se um plano de intervenção composto por várias actividades para treino das habilidades em que se verificara mais dificuldades, sobretudo com maior incidência no nível mais complexo de Consciência fonológica: a Consciência fonémica. Após a operacionalização do mesmo, avaliou-se os progressos dos indivíduos e realizou-se nova prova de leitura oral. Verificou-se uma evolução concomitante em ambas as competências e uma diminuição de processos fonológicos, nomeadamente omissões, substituições, epênteses, metáteses, inversões e dessonorizações, nas duas realizações. Constatou-se, assim, que a implementação de estratégias específicas de Processamento auditivo e de Consciência fonológica contribuem para melhorar significativamente a competência leitora.The goal of this study is to understand the integrant capacities of the perceptive bloc- Auditory processing and Phonologic conscience and their influence in the reading competence. So it is suggested a reflection about practices and strategies that allow improving the reading capacities in certain individuals that by showing difficulties in this competence are, by many authors, designated by individuals with dyslexia. The study illustrates the performance of seven individuals, under the protection of the Decreto – Lei nº 3/2008, in the language domain, by analizing tasks of phonologic processing, Auditory processing and Oral reading. First, it was held an oral reading task to test the handicap diagnosed in the reading habilities and than, it was held the aplications of thirteen tests based in the PALPA-P created by S. L. Castro, S. Caló & M. Coltheart to attest dificulties in the auditive processing and phonologic conscience. From this point it was possible to create the inner individual profile from each subject, having been verified a larger disability in the Phonemic conscience, including at the phonemic reconstruction and segmentation and some difficulties in the Auditory processing, particulary in the auditory sequential memory. After this evaluation, was outlined an intervention plan, compound by various activities to train the capabilities that were in deficit, with major incidence in the more complex level of Phonological conscience, the Phonemic conscience. After the operations, the processes of the individuals were evaluated and it was held a new oral reading task. It was verified a concomitant evolution in both competences and a decrease in reading flaws, as phonologic processes with omissions, substitutions, methatesis, inversions and desonorization in both tasks. This process sustained the idea that the implementation of specific strategies of Auditory processing and Phonologic conscience contribute to develop the reading competence.2012-04-10T11:08:12Z2013-05-20T13:55:03Z2011-09-01T00:00:00Z2011-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/748porCosta, Sónia Maria Martins Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:25Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/748Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:22.135460Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A inter-relação entre o processamento auditivo e a competência leitora
title A inter-relação entre o processamento auditivo e a competência leitora
spellingShingle A inter-relação entre o processamento auditivo e a competência leitora
Costa, Sónia Maria Martins Neves
Dificuldades de aprendizagem específica (DAE)
Modelos de Leitura
Educação especial
title_short A inter-relação entre o processamento auditivo e a competência leitora
title_full A inter-relação entre o processamento auditivo e a competência leitora
title_fullStr A inter-relação entre o processamento auditivo e a competência leitora
title_full_unstemmed A inter-relação entre o processamento auditivo e a competência leitora
title_sort A inter-relação entre o processamento auditivo e a competência leitora
author Costa, Sónia Maria Martins Neves
author_facet Costa, Sónia Maria Martins Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sónia Maria Martins Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem específica (DAE)
Modelos de Leitura
Educação especial
topic Dificuldades de aprendizagem específica (DAE)
Modelos de Leitura
Educação especial
description Este estudo tem por finalidade indagar acerca de um conjunto de capacidades que integram um bloco perceptivo - Processamento auditivo, Consciência fonológica - e da influência do mesmo na competência leitora. O que se sugere é uma reflexão sobre práticas e estratégias que permitam uma melhoria atempada das capacidades de leitura em indivíduos com défices nessa competência, por muitos autores, designados de indivíduos com dislexia. O estudo ilustra o desempenho de sete indivíduos, ao abrigo do Decreto - Lei nº 3/2008, no domínio da Linguagem, em tarefas de processamento fonológico, Processamento auditivo e em Leitura oral. Inicialmente, realizou-se uma prova de leitura oral para reforçar o handicap já atestado em leitura e procedeu-se à realização de treze provas baseadas no PALPA-P elaborado por S. L. Castro, S. Caló & M. Coltheart a fim de se atestar dificuldades de Processamento auditivo e Consciência fonológica. A partir da análise desses instrumentos, criou-se o perfil intra-individual de cada sujeito, tendo-se verificado maior comprometimento em termos de Consciência fonémica, inclusive a nível de reconstrução e segmentação fonémica e algumas dificuldades de Processamento auditivo, particularmente, na memória sequencial auditiva. Após essa avaliação, delineou-se um plano de intervenção composto por várias actividades para treino das habilidades em que se verificara mais dificuldades, sobretudo com maior incidência no nível mais complexo de Consciência fonológica: a Consciência fonémica. Após a operacionalização do mesmo, avaliou-se os progressos dos indivíduos e realizou-se nova prova de leitura oral. Verificou-se uma evolução concomitante em ambas as competências e uma diminuição de processos fonológicos, nomeadamente omissões, substituições, epênteses, metáteses, inversões e dessonorizações, nas duas realizações. Constatou-se, assim, que a implementação de estratégias específicas de Processamento auditivo e de Consciência fonológica contribuem para melhorar significativamente a competência leitora.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01T00:00:00Z
2011-09
2012-04-10T11:08:12Z
2013-05-20T13:55:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/748
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131617508196352