Lugar, espaço e movimento: o percurso como elemento fundamental da arquitectura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Artur Manuel Gouveia, 1988-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/258
Resumo: A dissertação desenvolvida tem como principal tema o percurso como elemento fundamental da arquitectura. Para a sua realização, parte-se da ideia do percurso, como elemento dinamizador de um projecto de arquitectura, explicado e percebido através de três factores: o lugar, o espaço e o movimento. Estes três temas, são abordados, através de uma perspectiva da arquitectura onde é identificada a ideia de um percurso, que se relaciona com esta, numa ordem sequencial de acontecimentos. Definidos através da aproximação ao lugar, da relação e da percepção dos seus espaços e do próprio uso, através do consequente movimento do corpo e da apropriação dos seus espaços, sendo que estes três níveis de relação estão directamente relacionados com uma ligação directa entre o corpo, a arquitectura e o contexto em que estes estão inseridos. O percurso apresenta-se assim como um elemento fundamental da arquitectura cuja relação directa com o lugar onde existe, com os espaços que a definem, e com o movimento que transmite a experiência, e o seu consequente reconhecimento, é conseguido através de uma ligação poética e espacial destes elementos. Permitindo perceber assim, que o modo de apropriação dos espaços e da ligação que estes estabelecem com o lugar e com o corpo, permite organizar uma linha condutora à qual se pode chamar - percurso.
id RCAP_fb666e12c076823c4cff579a08331913
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/258
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Lugar, espaço e movimento: o percurso como elemento fundamental da arquitecturaLugar (Filosofia) na arquitecturaEspaço (Arquitectura)Movimento (Filosofia)A dissertação desenvolvida tem como principal tema o percurso como elemento fundamental da arquitectura. Para a sua realização, parte-se da ideia do percurso, como elemento dinamizador de um projecto de arquitectura, explicado e percebido através de três factores: o lugar, o espaço e o movimento. Estes três temas, são abordados, através de uma perspectiva da arquitectura onde é identificada a ideia de um percurso, que se relaciona com esta, numa ordem sequencial de acontecimentos. Definidos através da aproximação ao lugar, da relação e da percepção dos seus espaços e do próprio uso, através do consequente movimento do corpo e da apropriação dos seus espaços, sendo que estes três níveis de relação estão directamente relacionados com uma ligação directa entre o corpo, a arquitectura e o contexto em que estes estão inseridos. O percurso apresenta-se assim como um elemento fundamental da arquitectura cuja relação directa com o lugar onde existe, com os espaços que a definem, e com o movimento que transmite a experiência, e o seu consequente reconhecimento, é conseguido através de uma ligação poética e espacial destes elementos. Permitindo perceber assim, que o modo de apropriação dos espaços e da ligação que estes estabelecem com o lugar e com o corpo, permite organizar uma linha condutora à qual se pode chamar - percurso.2013-04-29T15:56:33Z2013-04-29T00:00:00Z2013-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/258porCorreia, Artur Manuel Gouveia, 1988-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T10:11:16ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Lugar, espaço e movimento: o percurso como elemento fundamental da arquitectura
title Lugar, espaço e movimento: o percurso como elemento fundamental da arquitectura
spellingShingle Lugar, espaço e movimento: o percurso como elemento fundamental da arquitectura
Correia, Artur Manuel Gouveia, 1988-
Lugar (Filosofia) na arquitectura
Espaço (Arquitectura)
Movimento (Filosofia)
title_short Lugar, espaço e movimento: o percurso como elemento fundamental da arquitectura
title_full Lugar, espaço e movimento: o percurso como elemento fundamental da arquitectura
title_fullStr Lugar, espaço e movimento: o percurso como elemento fundamental da arquitectura
title_full_unstemmed Lugar, espaço e movimento: o percurso como elemento fundamental da arquitectura
title_sort Lugar, espaço e movimento: o percurso como elemento fundamental da arquitectura
author Correia, Artur Manuel Gouveia, 1988-
author_facet Correia, Artur Manuel Gouveia, 1988-
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Artur Manuel Gouveia, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Lugar (Filosofia) na arquitectura
Espaço (Arquitectura)
Movimento (Filosofia)
topic Lugar (Filosofia) na arquitectura
Espaço (Arquitectura)
Movimento (Filosofia)
description A dissertação desenvolvida tem como principal tema o percurso como elemento fundamental da arquitectura. Para a sua realização, parte-se da ideia do percurso, como elemento dinamizador de um projecto de arquitectura, explicado e percebido através de três factores: o lugar, o espaço e o movimento. Estes três temas, são abordados, através de uma perspectiva da arquitectura onde é identificada a ideia de um percurso, que se relaciona com esta, numa ordem sequencial de acontecimentos. Definidos através da aproximação ao lugar, da relação e da percepção dos seus espaços e do próprio uso, através do consequente movimento do corpo e da apropriação dos seus espaços, sendo que estes três níveis de relação estão directamente relacionados com uma ligação directa entre o corpo, a arquitectura e o contexto em que estes estão inseridos. O percurso apresenta-se assim como um elemento fundamental da arquitectura cuja relação directa com o lugar onde existe, com os espaços que a definem, e com o movimento que transmite a experiência, e o seu consequente reconhecimento, é conseguido através de uma ligação poética e espacial destes elementos. Permitindo perceber assim, que o modo de apropriação dos espaços e da ligação que estes estabelecem com o lugar e com o corpo, permite organizar uma linha condutora à qual se pode chamar - percurso.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-29T15:56:33Z
2013-04-29T00:00:00Z
2013-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/258
url http://hdl.handle.net/11067/258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304078999617536