A poética da pessoa no espaço educativo : realidade e olhares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, José Pissarra
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/13617
Resumo: A Poética da pessoa no espaço educativo. Realidade e olhares. Embora se trate de um percurso reflexivo sobre o espaço educativo e sobre as pessoas que nele habitam, centrámo-nos sobretudo nos olhos e no coração dessas mesmas pessoas, tendo consciência de que aquilo que importa verdadeiramente são os olhos e o coração de cada uma dessas pessoas. Ancorando-nos num passado por onde nos recusámos apenas a passar, num presente que é sobretudo dádiva e olhando para um futuro ao qual gostamos de chamar esperança, convocámos o coração, a sua linguagem e a sua pedagogia, para abraçar a pessoa inteira, inspirar alunos e educadores, e moldar as lentes com as quais eles veem diariamente a escola. As Práticas educativas podem ser mais ou menos ambiciosas, mas serão sempre e apenas práticas. Essas práticas tonar-se-ão pobres e vazias, se pobres e vazias forem as pessoas que as praticam. Só educadores com uma sólida formação humana, científica e pedagógica serão capazes de formar bons alunos e boas pessoas. A escola deve ser um lugar de aprendizagem e de formação para alunos e professores. Enquanto organização, também a própria escola aprende. As várias e diferentes barreiras impostas pela escola atual e os filtros existentes no contexto onde se situa este Relatório Reflexivo e Teoricamente Fundamentado, continuam a amordaçar gritos de seres humanos que simplesmente querem viver e aprender ao lado daqueles que têm a sua idade. Importa que nos centremos no essencial. Na pessoa. Na pessoa toda. Numa educação integral alicerçada em valores sólidos que respeitam esta dádiva chamada vida, e admiram profundamente a riqueza singular de cada ser humano.
id RCAP_fb7a25d88efb240265138a6724e863aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13617
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A poética da pessoa no espaço educativo : realidade e olharesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Poética da pessoa no espaço educativo. Realidade e olhares. Embora se trate de um percurso reflexivo sobre o espaço educativo e sobre as pessoas que nele habitam, centrámo-nos sobretudo nos olhos e no coração dessas mesmas pessoas, tendo consciência de que aquilo que importa verdadeiramente são os olhos e o coração de cada uma dessas pessoas. Ancorando-nos num passado por onde nos recusámos apenas a passar, num presente que é sobretudo dádiva e olhando para um futuro ao qual gostamos de chamar esperança, convocámos o coração, a sua linguagem e a sua pedagogia, para abraçar a pessoa inteira, inspirar alunos e educadores, e moldar as lentes com as quais eles veem diariamente a escola. As Práticas educativas podem ser mais ou menos ambiciosas, mas serão sempre e apenas práticas. Essas práticas tonar-se-ão pobres e vazias, se pobres e vazias forem as pessoas que as praticam. Só educadores com uma sólida formação humana, científica e pedagógica serão capazes de formar bons alunos e boas pessoas. A escola deve ser um lugar de aprendizagem e de formação para alunos e professores. Enquanto organização, também a própria escola aprende. As várias e diferentes barreiras impostas pela escola atual e os filtros existentes no contexto onde se situa este Relatório Reflexivo e Teoricamente Fundamentado, continuam a amordaçar gritos de seres humanos que simplesmente querem viver e aprender ao lado daqueles que têm a sua idade. Importa que nos centremos no essencial. Na pessoa. Na pessoa toda. Numa educação integral alicerçada em valores sólidos que respeitam esta dádiva chamada vida, e admiram profundamente a riqueza singular de cada ser humano.The poetic dimension of the "self" in the educational environment. Reality and perceptions. Although it is a reflexive path about the educational space and about the people who inhabit it, we mainly focus upon the eyes and the heart of those people, being aware that what really matters are the eyes and the heart of each one of those people. Anchoring in a past where we just refuse to go through, in a present that is mostly a gift and looking for a future we like to call hope, we summon the heart, its language and its pedagogy to embrace the whole person, to inspire students and teachers and to mould the lenses with which they see school on a daily basis. The educational practices can be more or less ambitious, but they will always and only be practices. Those practices will become poor and shallow if poor and shallow those people are. Only educators with a solid human, scientific and pedagogical background will be able to shape good students and good human beings. School should be a place to learn and to form students and teachers. As an organization, the school itself learns. The various and different barriers imposed by the current school and the existing filters in context where this Reflexive Report and Theoretically Substantiated is, continue to muzzle hollers of people who just want to live and learn alongside their peers. What matters is that we should focus on the essential of the person. The whole person. In an integral education based on solid values that respect this gift called life, and deeply cherish the unique richness of each human being.Batista, José Afonso NunesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMorais, José Pissarra2014-02-13T15:13:12Z2013-11-0820132013-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13617TID:201701979porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-10T01:37:00Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13617Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:10:52.344433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A poética da pessoa no espaço educativo : realidade e olhares
title A poética da pessoa no espaço educativo : realidade e olhares
spellingShingle A poética da pessoa no espaço educativo : realidade e olhares
Morais, José Pissarra
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A poética da pessoa no espaço educativo : realidade e olhares
title_full A poética da pessoa no espaço educativo : realidade e olhares
title_fullStr A poética da pessoa no espaço educativo : realidade e olhares
title_full_unstemmed A poética da pessoa no espaço educativo : realidade e olhares
title_sort A poética da pessoa no espaço educativo : realidade e olhares
author Morais, José Pissarra
author_facet Morais, José Pissarra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batista, José Afonso Nunes
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, José Pissarra
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A Poética da pessoa no espaço educativo. Realidade e olhares. Embora se trate de um percurso reflexivo sobre o espaço educativo e sobre as pessoas que nele habitam, centrámo-nos sobretudo nos olhos e no coração dessas mesmas pessoas, tendo consciência de que aquilo que importa verdadeiramente são os olhos e o coração de cada uma dessas pessoas. Ancorando-nos num passado por onde nos recusámos apenas a passar, num presente que é sobretudo dádiva e olhando para um futuro ao qual gostamos de chamar esperança, convocámos o coração, a sua linguagem e a sua pedagogia, para abraçar a pessoa inteira, inspirar alunos e educadores, e moldar as lentes com as quais eles veem diariamente a escola. As Práticas educativas podem ser mais ou menos ambiciosas, mas serão sempre e apenas práticas. Essas práticas tonar-se-ão pobres e vazias, se pobres e vazias forem as pessoas que as praticam. Só educadores com uma sólida formação humana, científica e pedagógica serão capazes de formar bons alunos e boas pessoas. A escola deve ser um lugar de aprendizagem e de formação para alunos e professores. Enquanto organização, também a própria escola aprende. As várias e diferentes barreiras impostas pela escola atual e os filtros existentes no contexto onde se situa este Relatório Reflexivo e Teoricamente Fundamentado, continuam a amordaçar gritos de seres humanos que simplesmente querem viver e aprender ao lado daqueles que têm a sua idade. Importa que nos centremos no essencial. Na pessoa. Na pessoa toda. Numa educação integral alicerçada em valores sólidos que respeitam esta dádiva chamada vida, e admiram profundamente a riqueza singular de cada ser humano.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-08
2013
2013-11-08T00:00:00Z
2014-02-13T15:13:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/13617
TID:201701979
url http://hdl.handle.net/10400.14/13617
identifier_str_mv TID:201701979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131783824932864