inovARTE: educação, tecnologia e arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Helena
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/5677
Resumo: A escola, local de convergência e vivência de uma comunidade que, pela sua natureza e diversidade se manifesta de uma maneira geral sempre aberta a novas experiências, revela-se um local propício para a realização e concepção de espaços de criação multifacetados. A aquisição de conhecimentos e o estudo direccionado e vocacionado para um objectivo comum, levam o discente a pesquisar e a adquirir uma série de conhecimentos que de outra forma não seria possível integrar na sua formação. A coexistência de materiais e saberes divergentes como a dança, a música, o teatro, a pintura, etc., permitem, em espaços multiculturais, a convergência de diferentes meios de produção artística e das novas tecnologias da comunicação, permitindo a interacção de diferentes domínios do saber. Esta comunicação pretende mostrar como esta forma de criação potencia o processo de ensino aprendizagem, facilitando o processo de inclusão e aceitação do novo.
id RCAP_fc30cff449ad193cc494023981eb0b7d
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/5677
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling inovARTE: educação, tecnologia e arteEducaçãoTecnologias da EducaçãoArteA escola, local de convergência e vivência de uma comunidade que, pela sua natureza e diversidade se manifesta de uma maneira geral sempre aberta a novas experiências, revela-se um local propício para a realização e concepção de espaços de criação multifacetados. A aquisição de conhecimentos e o estudo direccionado e vocacionado para um objectivo comum, levam o discente a pesquisar e a adquirir uma série de conhecimentos que de outra forma não seria possível integrar na sua formação. A coexistência de materiais e saberes divergentes como a dança, a música, o teatro, a pintura, etc., permitem, em espaços multiculturais, a convergência de diferentes meios de produção artística e das novas tecnologias da comunicação, permitindo a interacção de diferentes domínios do saber. Esta comunicação pretende mostrar como esta forma de criação potencia o processo de ensino aprendizagem, facilitando o processo de inclusão e aceitação do novo.The school is a place where the convergence and bzhaviour of its community, because of i t s overoll nature and diversity, is alwoys apen to new experiences. which makes it a place favourably placed for the conception and realization of multifaceted spaces of creation. The acquisition of knowledge and study that is directed at and aspires ta a common objective, takes the students to search for and acquire knowledge in another form than would be possible as part of the course. The coexistence of materiais and tlie divergente of leorning from dance, music, drama, pointing. etc. allow, in multicultural spaces. the convergence of different means of artistic production ond of new communication technology, allowing the interaction of different fields of learning. This talk aims to show hos this type of creation strengthens the process of teacher-based learning, making fhe process of inclusion and the acceptance of what is new easier.Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/5677por0873-0504Santana, Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:08:51Zoai:ria.ua.pt:10773/5677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:43:44.530185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv inovARTE: educação, tecnologia e arte
title inovARTE: educação, tecnologia e arte
spellingShingle inovARTE: educação, tecnologia e arte
Santana, Helena
Educação
Tecnologias da Educação
Arte
title_short inovARTE: educação, tecnologia e arte
title_full inovARTE: educação, tecnologia e arte
title_fullStr inovARTE: educação, tecnologia e arte
title_full_unstemmed inovARTE: educação, tecnologia e arte
title_sort inovARTE: educação, tecnologia e arte
author Santana, Helena
author_facet Santana, Helena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Tecnologias da Educação
Arte
topic Educação
Tecnologias da Educação
Arte
description A escola, local de convergência e vivência de uma comunidade que, pela sua natureza e diversidade se manifesta de uma maneira geral sempre aberta a novas experiências, revela-se um local propício para a realização e concepção de espaços de criação multifacetados. A aquisição de conhecimentos e o estudo direccionado e vocacionado para um objectivo comum, levam o discente a pesquisar e a adquirir uma série de conhecimentos que de outra forma não seria possível integrar na sua formação. A coexistência de materiais e saberes divergentes como a dança, a música, o teatro, a pintura, etc., permitem, em espaços multiculturais, a convergência de diferentes meios de produção artística e das novas tecnologias da comunicação, permitindo a interacção de diferentes domínios do saber. Esta comunicação pretende mostrar como esta forma de criação potencia o processo de ensino aprendizagem, facilitando o processo de inclusão e aceitação do novo.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/5677
url http://hdl.handle.net/10773/5677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-0504
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137487216443392