Escrever para aprender a expor no ensino básico: construindo o modelo didático do género exposição escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Mariana Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40975
Resumo: Este artigo parte de dois pressupostos fundamentais. O primeiro, é o de que um trabalho explícito, continuado e fundamentado com a escrita na escola implica, necessariamente, o conhecimento das propriedades e características dos géneros e dos textos. O segundo é o de que embora tal conhecimento seja fundamental, não poderá perder de vista o modo (ou modos) de ação didática implicados na construção e apropriação de tal conhecimento. É neste sentido que se apresenta um modelo didático do género exposição escrita que permitirá, por um lado, identificar as suas características e propriedades configuradoras e, por outro lado, possibilitar a identificação de quais as que devem ser ensinadas num determinado ano da escolaridade e para determinados alunos.
id RCAP_fcca4c75e2ec73018aaac0472c3b0c6c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40975
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escrever para aprender a expor no ensino básico: construindo o modelo didático do género exposição escritaExposição escritaGéneros textuaisModelo didático do géneroEnsino básicoWritten expositionTexts genresDidactic model of the genreCompulsory educationEste artigo parte de dois pressupostos fundamentais. O primeiro, é o de que um trabalho explícito, continuado e fundamentado com a escrita na escola implica, necessariamente, o conhecimento das propriedades e características dos géneros e dos textos. O segundo é o de que embora tal conhecimento seja fundamental, não poderá perder de vista o modo (ou modos) de ação didática implicados na construção e apropriação de tal conhecimento. É neste sentido que se apresenta um modelo didático do género exposição escrita que permitirá, por um lado, identificar as suas características e propriedades configuradoras e, por outro lado, possibilitar a identificação de quais as que devem ser ensinadas num determinado ano da escolaridade e para determinados alunos.Two fundamental assumptions form the basis of the present article: the first, assumes that in-school writing work (that is explicit, continuous and substantiated) necessarily implies knowledge on the properties and characteristics of genres and texts; the second, determines that, albeit the essential nature of such knowledge, one cannot overlook the mode (or modes) of didactic action involved in its construction and appropriation. Moreover, this article presents a didactic model for the “written exposition” genre that shall allow, on the one hand, the identification of its defining characteristics and properties while, on the other hand, enabling the identification of which of those should be taught during a particular year of schooling and/or to specific students.Editora VozesRepositório ComumPinto, Mariana Oliveira2022-06-08T12:42:03Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40975porPinto, M. O. (2020). Escrever para aprender a expor no ensino básico: Construindo o modelo didático do género exposição escrita. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL, edição especial, 18(17), 110-125.1678-8931info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:52Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:23.791094Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escrever para aprender a expor no ensino básico: construindo o modelo didático do género exposição escrita
title Escrever para aprender a expor no ensino básico: construindo o modelo didático do género exposição escrita
spellingShingle Escrever para aprender a expor no ensino básico: construindo o modelo didático do género exposição escrita
Pinto, Mariana Oliveira
Exposição escrita
Géneros textuais
Modelo didático do género
Ensino básico
Written exposition
Texts genres
Didactic model of the genre
Compulsory education
title_short Escrever para aprender a expor no ensino básico: construindo o modelo didático do género exposição escrita
title_full Escrever para aprender a expor no ensino básico: construindo o modelo didático do género exposição escrita
title_fullStr Escrever para aprender a expor no ensino básico: construindo o modelo didático do género exposição escrita
title_full_unstemmed Escrever para aprender a expor no ensino básico: construindo o modelo didático do género exposição escrita
title_sort Escrever para aprender a expor no ensino básico: construindo o modelo didático do género exposição escrita
author Pinto, Mariana Oliveira
author_facet Pinto, Mariana Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Mariana Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Exposição escrita
Géneros textuais
Modelo didático do género
Ensino básico
Written exposition
Texts genres
Didactic model of the genre
Compulsory education
topic Exposição escrita
Géneros textuais
Modelo didático do género
Ensino básico
Written exposition
Texts genres
Didactic model of the genre
Compulsory education
description Este artigo parte de dois pressupostos fundamentais. O primeiro, é o de que um trabalho explícito, continuado e fundamentado com a escrita na escola implica, necessariamente, o conhecimento das propriedades e características dos géneros e dos textos. O segundo é o de que embora tal conhecimento seja fundamental, não poderá perder de vista o modo (ou modos) de ação didática implicados na construção e apropriação de tal conhecimento. É neste sentido que se apresenta um modelo didático do género exposição escrita que permitirá, por um lado, identificar as suas características e propriedades configuradoras e, por outro lado, possibilitar a identificação de quais as que devem ser ensinadas num determinado ano da escolaridade e para determinados alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2022-06-08T12:42:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/40975
url http://hdl.handle.net/10400.26/40975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pinto, M. O. (2020). Escrever para aprender a expor no ensino básico: Construindo o modelo didático do género exposição escrita. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL, edição especial, 18(17), 110-125.
1678-8931
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Vozes
publisher.none.fl_str_mv Editora Vozes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135396098998272