Escrever para aprender a expor no ensino básico: construindo o modelo didático do género exposição escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/40975 |
Resumo: | Este artigo parte de dois pressupostos fundamentais. O primeiro, é o de que um trabalho explícito, continuado e fundamentado com a escrita na escola implica, necessariamente, o conhecimento das propriedades e características dos géneros e dos textos. O segundo é o de que embora tal conhecimento seja fundamental, não poderá perder de vista o modo (ou modos) de ação didática implicados na construção e apropriação de tal conhecimento. É neste sentido que se apresenta um modelo didático do género exposição escrita que permitirá, por um lado, identificar as suas características e propriedades configuradoras e, por outro lado, possibilitar a identificação de quais as que devem ser ensinadas num determinado ano da escolaridade e para determinados alunos. |
id |
RCAP_fcca4c75e2ec73018aaac0472c3b0c6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40975 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escrever para aprender a expor no ensino básico: construindo o modelo didático do género exposição escritaExposição escritaGéneros textuaisModelo didático do géneroEnsino básicoWritten expositionTexts genresDidactic model of the genreCompulsory educationEste artigo parte de dois pressupostos fundamentais. O primeiro, é o de que um trabalho explícito, continuado e fundamentado com a escrita na escola implica, necessariamente, o conhecimento das propriedades e características dos géneros e dos textos. O segundo é o de que embora tal conhecimento seja fundamental, não poderá perder de vista o modo (ou modos) de ação didática implicados na construção e apropriação de tal conhecimento. É neste sentido que se apresenta um modelo didático do género exposição escrita que permitirá, por um lado, identificar as suas características e propriedades configuradoras e, por outro lado, possibilitar a identificação de quais as que devem ser ensinadas num determinado ano da escolaridade e para determinados alunos.Two fundamental assumptions form the basis of the present article: the first, assumes that in-school writing work (that is explicit, continuous and substantiated) necessarily implies knowledge on the properties and characteristics of genres and texts; the second, determines that, albeit the essential nature of such knowledge, one cannot overlook the mode (or modes) of didactic action involved in its construction and appropriation. Moreover, this article presents a didactic model for the “written exposition” genre that shall allow, on the one hand, the identification of its defining characteristics and properties while, on the other hand, enabling the identification of which of those should be taught during a particular year of schooling and/or to specific students.Editora VozesRepositório ComumPinto, Mariana Oliveira2022-06-08T12:42:03Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40975porPinto, M. O. (2020). Escrever para aprender a expor no ensino básico: Construindo o modelo didático do género exposição escrita. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL, edição especial, 18(17), 110-125.1678-8931info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:52Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:23.791094Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escrever para aprender a expor no ensino básico: construindo o modelo didático do género exposição escrita |
title |
Escrever para aprender a expor no ensino básico: construindo o modelo didático do género exposição escrita |
spellingShingle |
Escrever para aprender a expor no ensino básico: construindo o modelo didático do género exposição escrita Pinto, Mariana Oliveira Exposição escrita Géneros textuais Modelo didático do género Ensino básico Written exposition Texts genres Didactic model of the genre Compulsory education |
title_short |
Escrever para aprender a expor no ensino básico: construindo o modelo didático do género exposição escrita |
title_full |
Escrever para aprender a expor no ensino básico: construindo o modelo didático do género exposição escrita |
title_fullStr |
Escrever para aprender a expor no ensino básico: construindo o modelo didático do género exposição escrita |
title_full_unstemmed |
Escrever para aprender a expor no ensino básico: construindo o modelo didático do género exposição escrita |
title_sort |
Escrever para aprender a expor no ensino básico: construindo o modelo didático do género exposição escrita |
author |
Pinto, Mariana Oliveira |
author_facet |
Pinto, Mariana Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Mariana Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exposição escrita Géneros textuais Modelo didático do género Ensino básico Written exposition Texts genres Didactic model of the genre Compulsory education |
topic |
Exposição escrita Géneros textuais Modelo didático do género Ensino básico Written exposition Texts genres Didactic model of the genre Compulsory education |
description |
Este artigo parte de dois pressupostos fundamentais. O primeiro, é o de que um trabalho explícito, continuado e fundamentado com a escrita na escola implica, necessariamente, o conhecimento das propriedades e características dos géneros e dos textos. O segundo é o de que embora tal conhecimento seja fundamental, não poderá perder de vista o modo (ou modos) de ação didática implicados na construção e apropriação de tal conhecimento. É neste sentido que se apresenta um modelo didático do género exposição escrita que permitirá, por um lado, identificar as suas características e propriedades configuradoras e, por outro lado, possibilitar a identificação de quais as que devem ser ensinadas num determinado ano da escolaridade e para determinados alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2022-06-08T12:42:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/40975 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/40975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pinto, M. O. (2020). Escrever para aprender a expor no ensino básico: Construindo o modelo didático do género exposição escrita. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL, edição especial, 18(17), 110-125. 1678-8931 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Vozes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Vozes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135396098998272 |