POLÍTICAS PÚBLICAS DE INOVAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR DE ANGOLA
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://riesa.mundis.pt/index.php/riesa/article/view/16 |
Resumo: | O panoramada inovação em nível nacional tem mostrado melhorias, contudo há um déficit significativo no que tange a investigação em Ciência e Tecnologia, consequência do baixo investimento governamental. Nessa perspectiva, destacam-sea necessidade de se incrementar ainvestigação e o desenvolvimento, promover a interação entre universidades, instituições de investigação e empresas,como uma maneirade disseminar o conhecimentopara a geração da inovação. Objetivou-se analisar as políticas de inovação voltadas às instituições de ensino superior públicas de Angola, visando verificar quais as políticas públicas que incentivam a inovação nesse contextoe como são aplicadas. Em relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma abordagem qualitativa, do tipo descritivo-exploratório e documental. Os resultados indicam que o Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2022, salvaguarda os objetivos e as metas que o Governo Angolano quer alcançarno referido período, no que concerne à Ciência, Tecnologia e Inovação, perpassando desde a qualificação de docentes e investigadorescientíficos, bem como a implantação de novas unidades de investigação e desenvolvimento no País. |
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POLÍTICAS PÚBLICAS DE INOVAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR DE ANGOLAPublic innovation policies in the context of higher education in Angola: a look at public higher education institutionsPublic Innovation PoliciesResearch and DevelopmentHigher EducationPublic Higher Education InstitutionsAngolaPolíticas Públicas de InovaçãoInvestigação e DesenvolvimentoEnsino SuperiorInstituições de Ensino Superior PúblicasAngolaO panoramada inovação em nível nacional tem mostrado melhorias, contudo há um déficit significativo no que tange a investigação em Ciência e Tecnologia, consequência do baixo investimento governamental. Nessa perspectiva, destacam-sea necessidade de se incrementar ainvestigação e o desenvolvimento, promover a interação entre universidades, instituições de investigação e empresas,como uma maneirade disseminar o conhecimentopara a geração da inovação. Objetivou-se analisar as políticas de inovação voltadas às instituições de ensino superior públicas de Angola, visando verificar quais as políticas públicas que incentivam a inovação nesse contextoe como são aplicadas. Em relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma abordagem qualitativa, do tipo descritivo-exploratório e documental. Os resultados indicam que o Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2022, salvaguarda os objetivos e as metas que o Governo Angolano quer alcançarno referido período, no que concerne à Ciência, Tecnologia e Inovação, perpassando desde a qualificação de docentes e investigadorescientíficos, bem como a implantação de novas unidades de investigação e desenvolvimento no País.The innovation panorama at the national level has shown improvements, however there is a significant deficit regarding research in Science and Technology, a consequence of low government investment. In this perspective, the need to increase research and development, to promote interaction between universities, research institutions and companies, as a way of disseminating knowledge for the innovation generation, is highlighted. The objective was to analyze the innovation policies aimed at public higher education institutions in Angola, aiming at verifying which public policies encourage innovation in this context and how they are applied. In relation to the methodological procedures, it is a qualitative approach, of the descriptive-exploratory and documentary type. The results indicate that the National DevelopmentPlan 2013-2022, safeguards the objectives and goals that the Angolan Government wants to achieve in that period, with regard to Science, Technology and Innovation, ranging from the qualification of teachers and scientific researchers, as well as the implementation of new research and development units in the country.MUNDIS2020-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://riesa.mundis.pt/index.php/riesa/article/view/16RIESA | Revista Internacional de Educação, Saúde e Ambiente; Vol. 3 N.º 3 (2020): 8.ª Edição | RIESA; 55-742184-4569reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://riesa.mundis.pt/index.php/riesa/article/view/16https://riesa.mundis.pt/index.php/riesa/article/view/16/13Direitos de Autor (c) 2022 RIESA | Revista Internacional de Educação, Saúde e Ambienteinfo:eu-repo/semantics/openAccessDaniel, Niembo MariaValentim, Marta Lígia PomimSilva, Eliana daWoida, Luana Maia2023-04-23T10:02:13Zoai:ojs2.riesa.mundis.pt:article/16Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:12.758960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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