Exploração dos conceitos de classificação simples e classificação múltipla, tendo por base a área de estudo do meio : um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Joana Filipa Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6617
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_fcefe51055fb761211c370ebd212a1ee
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6617
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Exploração dos conceitos de classificação simples e classificação múltipla, tendo por base a área de estudo do meio : um estudo no 1.º Ciclo do Ensino BásicoClassificação simplesClassificação múltiplaMatemáticaEstudo do meioMultiple classificationSimple classificationMathematicsScienceDomínio/Área Científica::Ciências SociaisRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.Este Relatório de Estágio enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e surge das Práticas Supervisionadas em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico realizadas na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. A investigação que é objeto do presente relatório tem como tema: Exploração dos conceitos de Classificação Simples e Classificação Múltipla, tendo por base a área de Estudo do Meio, e pretende analisar as justificações das tomadas de decisão dos alunos do 1.º CEB, quando são convidados a classificar os seres vivos através de um único atributo (classificação simples) ou de mais do que um atributo (classificação múltipla). Como objetivos específicos pretendeu-se levar a criança a: a) Classificar seres vivos segundo um atributo: tipo de esqueleto, tipo de revestimento, tipo de regime alimentar, tipo de reprodução, tipo de locomoção, comportamento a diferentes valores de temperatura e comportamento a diferentes valores de luz; b) Classificar seres vivos segundo dois atributos em simultâneo: tipo de esqueleto/tipo de regime alimentar, regime alimentar/tipo de revestimento, tipo de locomoção/tipo de revestimento, tipo de reprodução/tipo de revestimento, tipo de reprodução/tipo de locomoção/comportamento a diferentes valores de temperatura/ tipo de locomoção e comportamento a diferentes valores de luz/tipo de regime alimentar; c) Justificar as tomadas de decisão ao classificarem seres vivos de acordo com um ou dois atributos em simultâneo. Este projeto foi desenvolvido com crianças, do 3.º ano do 1.º CEB (idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos), de uma escola do 1.º CEB da cidade de Castelo Branco. Os dados da investigação foram recolhidos no decorrer das atividades através da observação direta, de entrevistas aos alunos e de registos fotográficos e áudio. O estudo foi realizado com 22 crianças, sendo que foram feitos quatro grupos, tendo os membros dos mesmos sido selecionados aleatoriamente. Este estudo assume os princípios da investigação qualitativa, sendo seguida a estratégia de Estudo de Caso. Face ao problema de investigação definido, destaca-se o facto de os alunos, na generalidade, não manifestarem dificuldades ao nível da Classificação Simples. Já ao nível da Classificação Múltipla detetaram-se mais dificuldades por parte de alguns alunos, o que serve de indicador para uma ação pedagógica posterior. Em termos de interdisciplinaridade, este estudo contribuiu para que os alunos pudessem interligar conteúdos da área da Matemática (Classificação Simples e Classificação Múltipla) com conteúdos da área do Estudo do Meio (classificação de animais segundo determinado tipo de atributos).This internship report falls within the scope of the master's degree in preschool education and teaching the 1st cycle of basic education and arises from the supervised practices in preschool education and teaching, the 1st cycle of basic education held at the Education School of the Polytechnic Institute Castelo Branco. The research realized that is subject of this report is: Exploration of simple and multiple classification concepts, based on concepts of the middle study, and intends to demonstrate the justifications of the decision making by the students of the 1st CEB, when they are invited to classify living beings through a single attribute (simple classification) or more than one attribute (multiple classification). As specific objectives it was intended to take the child to: a) classify living beings according to an attribute: type of skeleton, type of coating, diet, type of reproduction, type of locomotion, behavior at different temperature values and behavior to different light values; b) classify living beings according to two attributes simultaneously: type of skeleton/diet, diet/type of coating, type of locomotion/type of coating, type of reproduction/type of coating, type of reproduction/type of Locomotion/behavior to different values of temperature/type of locomotion and behavior to different values of light/diet; c) Justify the student decision-making by classifying living beings according to one or two attributes at the same time. This project was developed with children from the 3rd year of the 1st CEB (ages 8 to 9 years), at a school in the city of Castelo Branco. The research data were collected through direct observation, interviews with students and in the course of photographic and audio activities and records. It was performed with 22 children, and four groups were made, and the members of each group were randomly selected. This study assumes the principles of qualitative research, followed by a case study strategy. In view of the defined research problem, it is noteworthy that pupils, in the general, do not manifest difficulties at the level of the simple classification. At the level of the multiple classification, more difficulties were detected by some students, which is an indicator for a later pedagogical action. In terms of interdisciplinarity, this study contributed to allow students to interconnect contents of the area of mathematics (simple classification and multiple classification) with contents of the area of the study of the Environment (Classification of animals according Certain type of attributes).Afonso, Paulo José MartinsCorreia, Maria Dolores Estrela da Fonseca AlveirinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoTavares, Joana Filipa Costa2019-07-19T08:12:37Z2019-06-242019-06-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6617TID:202263533porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:41Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6617Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:14.662547Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Exploração dos conceitos de classificação simples e classificação múltipla, tendo por base a área de estudo do meio : um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Exploração dos conceitos de classificação simples e classificação múltipla, tendo por base a área de estudo do meio : um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Exploração dos conceitos de classificação simples e classificação múltipla, tendo por base a área de estudo do meio : um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Tavares, Joana Filipa Costa
Classificação simples
Classificação múltipla
Matemática
Estudo do meio
Multiple classification
Simple classification
Mathematics
Science
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Exploração dos conceitos de classificação simples e classificação múltipla, tendo por base a área de estudo do meio : um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Exploração dos conceitos de classificação simples e classificação múltipla, tendo por base a área de estudo do meio : um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Exploração dos conceitos de classificação simples e classificação múltipla, tendo por base a área de estudo do meio : um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Exploração dos conceitos de classificação simples e classificação múltipla, tendo por base a área de estudo do meio : um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Exploração dos conceitos de classificação simples e classificação múltipla, tendo por base a área de estudo do meio : um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Tavares, Joana Filipa Costa
author_facet Tavares, Joana Filipa Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Paulo José Martins
Correia, Maria Dolores Estrela da Fonseca Alveirinho
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Joana Filipa Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Classificação simples
Classificação múltipla
Matemática
Estudo do meio
Multiple classification
Simple classification
Mathematics
Science
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Classificação simples
Classificação múltipla
Matemática
Estudo do meio
Multiple classification
Simple classification
Mathematics
Science
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-19T08:12:37Z
2019-06-24
2019-06-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6617
TID:202263533
url http://hdl.handle.net/10400.11/6617
identifier_str_mv TID:202263533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130834804932608