Avaliação de desempenho docente em tecnologias da informação e comunicação: um estudo transcultural Brasil – Portugal: relatório técnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vendramini, Claudette Maria Medeiros, Dias, Anelise Silva, Prates, Eli Andrade Rocha, Piovezan, Nayane Martoni, Martins, Ronei Ximenes, Almeida, Patrícia Vasconcelos, Almeida, Leandro S., Silva, Bento Duarte, Araújo, Alexandra
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/44277
Resumo: Contém em anexo a escala ALiDiP - Avaliação da Literacia Digital para Professores, com dois fatores: Fator 1 - “Competência em Gestão Pedagógica”; Fator 2 “Competência Instrumental”.
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spelling Avaliação de desempenho docente em tecnologias da informação e comunicação: um estudo transcultural Brasil – Portugal: relatório técnicoAvaliação psicológicaLiteracia digitalPsicometriaInformática educacionalPerfil docenteEnsino superiorCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoContém em anexo a escala ALiDiP - Avaliação da Literacia Digital para Professores, com dois fatores: Fator 1 - “Competência em Gestão Pedagógica”; Fator 2 “Competência Instrumental”.A presente pesquisa, de caráter interinstitucional e transcultural, teve como objetivo caracterizar e verificar diferenças de perfil do docente universitário no Brasil e Portugal quanto ao seu desempenho relativo ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e aplicação destas na educação utilizando-se de escalas de avaliação válidas e precisas para os dois países. Os 505 participantes eram, na sua maioria, do sexo feminino, tendo como nível predominante de formação o mestrado e o doutorado, sendo a maior parte da área de Humanidades e Ciências Sociais. As idades variaram entre 22 e 73 anos, situando-se o tempo de docência entre seis meses e 39 anos. Construiu-se uma escala de autorelato para avaliar a literacia digital dos participantes cujas propriedades psicométricas foram aferidas para Brasil e Portugal. A Escala de Avaliação da Literacia Digital para Professores conta com evidências de validade estrutural obtidas por análises fatorial exploratórias e precisão de 0,93. Os resultados acerca da investigação direta com os docentes acerca da Literacia Digital sugerem que as tecnologias digitais mais utilizadas nos dois países foram o computador, aplicativos como editor de texto, navegadores de web, power point, PDF, telemóvel, ambientes virtuais de aprendizagem e projetor multimídia. Especificamente no que diz respeito à utilização da internet, a maioria de docentes relata utilizar diariamente para e-mail, notícias e criar documentos. Quanto à literacia digital especificamente, identificou-se uma competência maior para um uso instrumental das tecnologias do que para a gestão pedagógica, havendo diferenças estatisticamente significativas entre os países, a favor da amostra brasileira. Considerando o conjunto de resultados, importa destacar a similaridade da competência digital dos docentes universitários dos países investigados, indicando a necessidade de se desenvolverem programas de formação voltados para a gestão pedagógica com recurso às tecnologias digitais.FCT; CNPQ; Cooperação Internacional – Convênios Bilaterais CNPq/FCTUniversidade de Brasília (UnB)Universidade do MinhoJoly, Maria Cristina Rodrigues AzevedoVendramini, Claudette Maria MedeirosDias, Anelise SilvaPrates, Eli Andrade RochaPiovezan, Nayane MartoniMartins, Ronei XimenesAlmeida, Patrícia VasconcelosAlmeida, Leandro S.Silva, Bento DuarteAraújo, Alexandra2014-052014-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/44277porJoly, M. C., Martins, R., Almeida, L., Silva, B., Araújo, A., & Vendramini, C. (2014). AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO TRANSCULTURAL BRASIL – PORTUGAL. Brasília, DF: Universidade de Brasília.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-13T01:26:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44277Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:05.475434Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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