Business Intelligence em Avaliações de Alunos da Licenciatura em Engenharia Informática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Gisela Esmeralda Aguiar do
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10975
Resumo: Numa instituição de ensino, tal como em qualquer organização, é importante monitorizar o desempenho dos diferentes processos de negócio, especialmente com o objetivo da melhoria contínua. Numa instituição de ensino há processos de negócio “comuns”, mas os processos de aprendizagem revestem-se da maior importância. É fundamental analisar o desempenho destes processos, estudando os comportamentos específicos de unidades curriculares e/ou subgrupos de alunos e agir em conformidade para contribuir na melhoria da aprendizagem. Por outro lado, a monitorização também é importante para conseguir comprovar o bom funcionamento dos processos perante entidades avaliadoras e de acreditação, como a Ordem dos Engenheiros, ENAEE ou A3ES. Estas entidades solicitam um conjunto de informação estatística sobre variados aspetos da atividade letiva, com o objetivo de analisar o desempenho e o bom funcionamento, classificando-a e, se for caso disso, reconhecê-la com prémios de excelência. Atualmente, o Diretor da Licenciatura de Engenharia Informática monitoriza a informação curricular dos seus alunos a partir de ficheiros em formato de folha de cálculo, extraídos do Portal da Instituição. Dada a complexidade de análise e de propensão a erros que este formato pode induzir, foi encontrada a necessidade de criação de um sistema de Business Intelligence que permita o carregamento, armazenamento e manutenção de dados, de forma mais simples e automatizada. Depois de definidos então os objetivos para a criação de um sistema de armazenamento, o próximo passo passou por fazer um levantamento do estado de arte, definindo alguns conceitos considerados mais importantes para compreensão de toda a dissertação, estudando arquiteturas possíveis e algumas das ferramenta que foram utilizadas para o desenvolvimento da solução (ferramentas ETL e ferramentas possíveis de utilizar para futura apresentação de dados OLAP), concluindo-se com uma análise atual do mercado, apresentando algumas soluções criadas para o contexto escolar. No contexto de avaliações de alunos, é apresentada uma possível solução desenhada para a resolução do problema, sendo esta baseada num sistema com a capacidade de armazenamento de grandes volumes de dados e respetiva manutenção de histórico. Foram feitos testes para comprovar a credibilidade do sistema, não só pelo carregamento das fontes de dados disponibilizadas, mas também pela criação de um conjunto de análises identificadas como as mais utilizadas pelo Diretor da Licenciatura.
id RCAP_fe046e99f2a45ea319eaa327d0341b73
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10975
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Business Intelligence em Avaliações de Alunos da Licenciatura em Engenharia InformáticaBusiness IntelligenceArmazém de dadosETLOLAPData WarehouseSistemas ComputacionaisNuma instituição de ensino, tal como em qualquer organização, é importante monitorizar o desempenho dos diferentes processos de negócio, especialmente com o objetivo da melhoria contínua. Numa instituição de ensino há processos de negócio “comuns”, mas os processos de aprendizagem revestem-se da maior importância. É fundamental analisar o desempenho destes processos, estudando os comportamentos específicos de unidades curriculares e/ou subgrupos de alunos e agir em conformidade para contribuir na melhoria da aprendizagem. Por outro lado, a monitorização também é importante para conseguir comprovar o bom funcionamento dos processos perante entidades avaliadoras e de acreditação, como a Ordem dos Engenheiros, ENAEE ou A3ES. Estas entidades solicitam um conjunto de informação estatística sobre variados aspetos da atividade letiva, com o objetivo de analisar o desempenho e o bom funcionamento, classificando-a e, se for caso disso, reconhecê-la com prémios de excelência. Atualmente, o Diretor da Licenciatura de Engenharia Informática monitoriza a informação curricular dos seus alunos a partir de ficheiros em formato de folha de cálculo, extraídos do Portal da Instituição. Dada a complexidade de análise e de propensão a erros que este formato pode induzir, foi encontrada a necessidade de criação de um sistema de Business Intelligence que permita o carregamento, armazenamento e manutenção de dados, de forma mais simples e automatizada. Depois de definidos então os objetivos para a criação de um sistema de armazenamento, o próximo passo passou por fazer um levantamento do estado de arte, definindo alguns conceitos considerados mais importantes para compreensão de toda a dissertação, estudando arquiteturas possíveis e algumas das ferramenta que foram utilizadas para o desenvolvimento da solução (ferramentas ETL e ferramentas possíveis de utilizar para futura apresentação de dados OLAP), concluindo-se com uma análise atual do mercado, apresentando algumas soluções criadas para o contexto escolar. No contexto de avaliações de alunos, é apresentada uma possível solução desenhada para a resolução do problema, sendo esta baseada num sistema com a capacidade de armazenamento de grandes volumes de dados e respetiva manutenção de histórico. Foram feitos testes para comprovar a credibilidade do sistema, não só pelo carregamento das fontes de dados disponibilizadas, mas também pela criação de um conjunto de análises identificadas como as mais utilizadas pelo Diretor da Licenciatura.In the context of a school system, like any organization, it’s important to monitor the performance of the different business processes, especially to support and improve steadily. The school system has common business processes, but the most important are learning processes. It’s crucial make an analisys about the processes performance, studying school specific behaviors and acting accordingly to improve learning experience. On the other hand, monitoring is also important to be able to check the correct functioning of the school system towards evaluative and accreditation institutions, such as the “Ordem dos Engenheiros”, ENAEE or A3ES. These entities require a set of statistical information on various aspects of teaching activity, in order to analyse the performance and operation, classifying and, where appropriate, recognise it with excellence awards. Currently, the Director of Informatics Engineering Degree monitors its student’s curriculum information through files in a spreadsheet format, extracted from the institution website. Given the complexity of analysis and error-prone that this format can induce, was found the need to create a Business Intelligence system that allows loading, storage and maintenance of data, more simple and in an automated way. After all solution goals were defined to create the data warehouse, the next step passed to survey the state of the art, defining some concepts considered more important to understanding the whole dissertation, studying possible architectures and some of the tool that have been used for the development of the solution (ETL tools and possible tools to use for future presentation data OLAP), concluding with a current market analysis, showing some solutions created for the school context. In the context of student’s evaluations, a possible solution designed to solve the problem is presented below, which is based on a system with the ability to store large amounts of data and related history maintenance. At last, tests to prove the credibility of the system have been made, not only by the loading of the available data sources, but also by creating a set of identified analyses as the most used by the Director of the Degree.Oliveira, Paulo Jorge MachadoMartins, Ângelo Manuel Rego e SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCouto, Gisela Esmeralda Aguiar do2018-02-05T11:39:43Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10975TID:201749831porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:19.952252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Business Intelligence em Avaliações de Alunos da Licenciatura em Engenharia Informática
title Business Intelligence em Avaliações de Alunos da Licenciatura em Engenharia Informática
spellingShingle Business Intelligence em Avaliações de Alunos da Licenciatura em Engenharia Informática
Couto, Gisela Esmeralda Aguiar do
Business Intelligence
Armazém de dados
ETL
OLAP
Data Warehouse
Sistemas Computacionais
title_short Business Intelligence em Avaliações de Alunos da Licenciatura em Engenharia Informática
title_full Business Intelligence em Avaliações de Alunos da Licenciatura em Engenharia Informática
title_fullStr Business Intelligence em Avaliações de Alunos da Licenciatura em Engenharia Informática
title_full_unstemmed Business Intelligence em Avaliações de Alunos da Licenciatura em Engenharia Informática
title_sort Business Intelligence em Avaliações de Alunos da Licenciatura em Engenharia Informática
author Couto, Gisela Esmeralda Aguiar do
author_facet Couto, Gisela Esmeralda Aguiar do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Paulo Jorge Machado
Martins, Ângelo Manuel Rego e Silva
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Gisela Esmeralda Aguiar do
dc.subject.por.fl_str_mv Business Intelligence
Armazém de dados
ETL
OLAP
Data Warehouse
Sistemas Computacionais
topic Business Intelligence
Armazém de dados
ETL
OLAP
Data Warehouse
Sistemas Computacionais
description Numa instituição de ensino, tal como em qualquer organização, é importante monitorizar o desempenho dos diferentes processos de negócio, especialmente com o objetivo da melhoria contínua. Numa instituição de ensino há processos de negócio “comuns”, mas os processos de aprendizagem revestem-se da maior importância. É fundamental analisar o desempenho destes processos, estudando os comportamentos específicos de unidades curriculares e/ou subgrupos de alunos e agir em conformidade para contribuir na melhoria da aprendizagem. Por outro lado, a monitorização também é importante para conseguir comprovar o bom funcionamento dos processos perante entidades avaliadoras e de acreditação, como a Ordem dos Engenheiros, ENAEE ou A3ES. Estas entidades solicitam um conjunto de informação estatística sobre variados aspetos da atividade letiva, com o objetivo de analisar o desempenho e o bom funcionamento, classificando-a e, se for caso disso, reconhecê-la com prémios de excelência. Atualmente, o Diretor da Licenciatura de Engenharia Informática monitoriza a informação curricular dos seus alunos a partir de ficheiros em formato de folha de cálculo, extraídos do Portal da Instituição. Dada a complexidade de análise e de propensão a erros que este formato pode induzir, foi encontrada a necessidade de criação de um sistema de Business Intelligence que permita o carregamento, armazenamento e manutenção de dados, de forma mais simples e automatizada. Depois de definidos então os objetivos para a criação de um sistema de armazenamento, o próximo passo passou por fazer um levantamento do estado de arte, definindo alguns conceitos considerados mais importantes para compreensão de toda a dissertação, estudando arquiteturas possíveis e algumas das ferramenta que foram utilizadas para o desenvolvimento da solução (ferramentas ETL e ferramentas possíveis de utilizar para futura apresentação de dados OLAP), concluindo-se com uma análise atual do mercado, apresentando algumas soluções criadas para o contexto escolar. No contexto de avaliações de alunos, é apresentada uma possível solução desenhada para a resolução do problema, sendo esta baseada num sistema com a capacidade de armazenamento de grandes volumes de dados e respetiva manutenção de histórico. Foram feitos testes para comprovar a credibilidade do sistema, não só pelo carregamento das fontes de dados disponibilizadas, mas também pela criação de um conjunto de análises identificadas como as mais utilizadas pelo Diretor da Licenciatura.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2018-02-05T11:39:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10975
TID:201749831
url http://hdl.handle.net/10400.22/10975
identifier_str_mv TID:201749831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131408439967744