Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Soraia Naves Martins
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12539
Resumo: Este relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia nas disciplinas de Português e Espanhol. É organizado em seis capítulos. No primeiro capítulo é feita a abordagem dos principais documentos reguladores do Espanhol e Português, bem como dos conceitos chave – currículo, programa, disciplina, avaliação, erro e falha. No segundo capítulo, elaborou-se a caracterização do contexto educativo da Prática de Ensino Supervisionada, nomeadamente, a escola secundária André de Gouveia e as duas turmas, do 8º e 10º ano respetivamente. No terceiro capítulo, realizou-se a planificação, condução de aulas e avaliação de aprendizagens. Foi feita a descrição e reflexão das aulas assistidas, bem como da avaliação das aprendizagens dos alunos referente aos testes, matrizes e critérios de correção. Elaborou-se uma súmula das atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de Português. No quarto capítulo, foi elaborada a análise da prática de ensino. No quinto capítulo, especificou-se a participação do núcleo de estágio no Plano Anual de Atividades e Projeto Educativo de Escola e, igualmente, as atividades promovidas pelo núcleo de estágio de relação com o meio e de intervenção na escola. No sexto capítulo, mencionou-se o desenvolvimento profissional; Report of the Supervised Teaching Practice in the area of expertise of the Master in Portuguese teaching in basic teaching and high school teaching and Spanish teaching in basic teaching and high school teaching, written by the student Soraia Naves Martins Moreira in André de Gouveia High School. Abstract: This report results from the Supervised Teaching Practice at the André de Gouveia High School in the subjects of Portuguese and Spanish. It is organized into six chapters. The first chapter discusses the documents that regulate the teaching of Spanish and Portuguese, as well as key concepts - curriculum, program, subject, evaluation, error and flaw. The second chapter describes the educational context of Supervised Teaching Practice, André de Gouveia High School and two classes of eight grade and tenth grade, respectively. The third chapter discusses planning, conducting classes and assessment of learning. Description and reflection about the observed classes are discussed, and the assessment of student learning related to testing, matrices and evaluating criteria. There is also a summary of the activities undertaken within the subject of Portuguese. In the fourth chapter, the practice of teaching is analyzed. In the fifth chapter there is a description of the participation of the trainees regarding the Annual Plan of Activities and School’s Educational Project, as well as a description of the activities promoted by the trainees regarding relationship with the community and intervention in school. In the sixth chapter professional development is discussed.
id RCAP_fe5c22c0e24fbb18fb3fa6deb8e37b41
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12539
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de GouveiaFormação inicial de professoresPrática de ensino supervisionadaEnsino de portuguêsEnsino de espanholAprendizagemTeachers initial trainingSupervised teaching practicePortuguese teachingSpanish teachingLearningEste relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia nas disciplinas de Português e Espanhol. É organizado em seis capítulos. No primeiro capítulo é feita a abordagem dos principais documentos reguladores do Espanhol e Português, bem como dos conceitos chave – currículo, programa, disciplina, avaliação, erro e falha. No segundo capítulo, elaborou-se a caracterização do contexto educativo da Prática de Ensino Supervisionada, nomeadamente, a escola secundária André de Gouveia e as duas turmas, do 8º e 10º ano respetivamente. No terceiro capítulo, realizou-se a planificação, condução de aulas e avaliação de aprendizagens. Foi feita a descrição e reflexão das aulas assistidas, bem como da avaliação das aprendizagens dos alunos referente aos testes, matrizes e critérios de correção. Elaborou-se uma súmula das atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de Português. No quarto capítulo, foi elaborada a análise da prática de ensino. No quinto capítulo, especificou-se a participação do núcleo de estágio no Plano Anual de Atividades e Projeto Educativo de Escola e, igualmente, as atividades promovidas pelo núcleo de estágio de relação com o meio e de intervenção na escola. No sexto capítulo, mencionou-se o desenvolvimento profissional; Report of the Supervised Teaching Practice in the area of expertise of the Master in Portuguese teaching in basic teaching and high school teaching and Spanish teaching in basic teaching and high school teaching, written by the student Soraia Naves Martins Moreira in André de Gouveia High School. Abstract: This report results from the Supervised Teaching Practice at the André de Gouveia High School in the subjects of Portuguese and Spanish. It is organized into six chapters. The first chapter discusses the documents that regulate the teaching of Spanish and Portuguese, as well as key concepts - curriculum, program, subject, evaluation, error and flaw. The second chapter describes the educational context of Supervised Teaching Practice, André de Gouveia High School and two classes of eight grade and tenth grade, respectively. The third chapter discusses planning, conducting classes and assessment of learning. Description and reflection about the observed classes are discussed, and the assessment of student learning related to testing, matrices and evaluating criteria. There is also a summary of the activities undertaken within the subject of Portuguese. In the fourth chapter, the practice of teaching is analyzed. In the fifth chapter there is a description of the participation of the trainees regarding the Annual Plan of Activities and School’s Educational Project, as well as a description of the activities promoted by the trainees regarding relationship with the community and intervention in school. In the sixth chapter professional development is discussed.Universidade de Évora2015-01-27T17:47:26Z2015-01-272014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12539http://hdl.handle.net/10174/12539TID:201245906porDepartamento de Pedagogia e Educaçãosoraianavesmartins@gmail.com672Moreira, Soraia Naves Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:57.110041Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia
title Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia
Moreira, Soraia Naves Martins
Formação inicial de professores
Prática de ensino supervisionada
Ensino de português
Ensino de espanhol
Aprendizagem
Teachers initial training
Supervised teaching practice
Portuguese teaching
Spanish teaching
Learning
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia
author Moreira, Soraia Naves Martins
author_facet Moreira, Soraia Naves Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Soraia Naves Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Prática de ensino supervisionada
Ensino de português
Ensino de espanhol
Aprendizagem
Teachers initial training
Supervised teaching practice
Portuguese teaching
Spanish teaching
Learning
topic Formação inicial de professores
Prática de ensino supervisionada
Ensino de português
Ensino de espanhol
Aprendizagem
Teachers initial training
Supervised teaching practice
Portuguese teaching
Spanish teaching
Learning
description Este relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia nas disciplinas de Português e Espanhol. É organizado em seis capítulos. No primeiro capítulo é feita a abordagem dos principais documentos reguladores do Espanhol e Português, bem como dos conceitos chave – currículo, programa, disciplina, avaliação, erro e falha. No segundo capítulo, elaborou-se a caracterização do contexto educativo da Prática de Ensino Supervisionada, nomeadamente, a escola secundária André de Gouveia e as duas turmas, do 8º e 10º ano respetivamente. No terceiro capítulo, realizou-se a planificação, condução de aulas e avaliação de aprendizagens. Foi feita a descrição e reflexão das aulas assistidas, bem como da avaliação das aprendizagens dos alunos referente aos testes, matrizes e critérios de correção. Elaborou-se uma súmula das atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de Português. No quarto capítulo, foi elaborada a análise da prática de ensino. No quinto capítulo, especificou-se a participação do núcleo de estágio no Plano Anual de Atividades e Projeto Educativo de Escola e, igualmente, as atividades promovidas pelo núcleo de estágio de relação com o meio e de intervenção na escola. No sexto capítulo, mencionou-se o desenvolvimento profissional; Report of the Supervised Teaching Practice in the area of expertise of the Master in Portuguese teaching in basic teaching and high school teaching and Spanish teaching in basic teaching and high school teaching, written by the student Soraia Naves Martins Moreira in André de Gouveia High School. Abstract: This report results from the Supervised Teaching Practice at the André de Gouveia High School in the subjects of Portuguese and Spanish. It is organized into six chapters. The first chapter discusses the documents that regulate the teaching of Spanish and Portuguese, as well as key concepts - curriculum, program, subject, evaluation, error and flaw. The second chapter describes the educational context of Supervised Teaching Practice, André de Gouveia High School and two classes of eight grade and tenth grade, respectively. The third chapter discusses planning, conducting classes and assessment of learning. Description and reflection about the observed classes are discussed, and the assessment of student learning related to testing, matrices and evaluating criteria. There is also a summary of the activities undertaken within the subject of Portuguese. In the fourth chapter, the practice of teaching is analyzed. In the fifth chapter there is a description of the participation of the trainees regarding the Annual Plan of Activities and School’s Educational Project, as well as a description of the activities promoted by the trainees regarding relationship with the community and intervention in school. In the sixth chapter professional development is discussed.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-01-27T17:47:26Z
2015-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12539
http://hdl.handle.net/10174/12539
TID:201245906
url http://hdl.handle.net/10174/12539
identifier_str_mv TID:201245906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
soraianavesmartins@gmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136544722780160