Eventos reflexivo-transformativos em Letras: uma análise da produção escrita de crônicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischer, Adriana
Data de Publicação: 2008
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/10135
Resumo: Com o objetivo de analisar os modos de constituição letrada de alunos ingressos em um curso de Letras, este trabalho apresenta e discute movimentos dialógicos que marcam o percurso da produção escrita de crônicas, por uma aluna (Beatriz), em eventos de letramento acadêmico, caracterizados como reflexivotransformativos (FISCHER, 2007). A posição sócio-cultural de letramento dá suporte às análises dos dados coletados, através de acompanhamento longitudinal dos sujeitos da pesquisa, durante todo o ano de 2005. Os instrumentos de coleta enfocados são observações participantes de aulas em duas disciplinas do curso de Letras, entrevistas orais e produção escrita de textos, pertencentes ao gênero crônica jornalística. Os eventos reflexivo-transformativos, dos quais as crônicas são elementos constitutivos, integram o modelo dialógico dos letramentos acadêmicos (FISCHER, 2007), denominação adaptada de Lea e Street (2007). Este modelo engloba a construção de sentidos, a identidade, o poder, a autoridade e a natureza institucional do que conta como conhecimento em um contexto acadêmico particular. Os resultados desse trabalho comprovam que, aos alunos de Letras, são ferramentas de poder conhecer o funcionamento de um dado domínio social, no qual se insere o gênero crônica, e desenvolver o metaconhecimento que o constitui, a fim de usarem o letramento crítico e o(s) letramento(s) dominante(s) que dele fazem parte, na direção de se inserirem e se constituírem sujeitos letrados no domínio acadêmico.
id RCAP_febadbeb07874362591cc55721abc449
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10135
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Eventos reflexivo-transformativos em Letras: uma análise da produção escrita de crônicasEventos de letramento acadêmicoCurso de LetrasCrônicasCom o objetivo de analisar os modos de constituição letrada de alunos ingressos em um curso de Letras, este trabalho apresenta e discute movimentos dialógicos que marcam o percurso da produção escrita de crônicas, por uma aluna (Beatriz), em eventos de letramento acadêmico, caracterizados como reflexivotransformativos (FISCHER, 2007). A posição sócio-cultural de letramento dá suporte às análises dos dados coletados, através de acompanhamento longitudinal dos sujeitos da pesquisa, durante todo o ano de 2005. Os instrumentos de coleta enfocados são observações participantes de aulas em duas disciplinas do curso de Letras, entrevistas orais e produção escrita de textos, pertencentes ao gênero crônica jornalística. Os eventos reflexivo-transformativos, dos quais as crônicas são elementos constitutivos, integram o modelo dialógico dos letramentos acadêmicos (FISCHER, 2007), denominação adaptada de Lea e Street (2007). Este modelo engloba a construção de sentidos, a identidade, o poder, a autoridade e a natureza institucional do que conta como conhecimento em um contexto acadêmico particular. Os resultados desse trabalho comprovam que, aos alunos de Letras, são ferramentas de poder conhecer o funcionamento de um dado domínio social, no qual se insere o gênero crônica, e desenvolver o metaconhecimento que o constitui, a fim de usarem o letramento crítico e o(s) letramento(s) dominante(s) que dele fazem parte, na direção de se inserirem e se constituírem sujeitos letrados no domínio acadêmico.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes/ UFSC (Brasil)Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências HumanasUniversidade do MinhoFischer, Adriana20082008-01-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10135porLIMA-HERNANDES, Maria Célia [et al.], coords. – “A língua portuguesa no mundo : anais do I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP), São Paulo, 2008.” São Paulo : FFLCH-USP, 2008. ISBN: 978-85-7506-165-7.978-85-7506-165-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:59:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:59:43Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Eventos reflexivo-transformativos em Letras: uma análise da produção escrita de crônicas
title Eventos reflexivo-transformativos em Letras: uma análise da produção escrita de crônicas
spellingShingle Eventos reflexivo-transformativos em Letras: uma análise da produção escrita de crônicas
Fischer, Adriana
Eventos de letramento acadêmico
Curso de Letras
Crônicas
title_short Eventos reflexivo-transformativos em Letras: uma análise da produção escrita de crônicas
title_full Eventos reflexivo-transformativos em Letras: uma análise da produção escrita de crônicas
title_fullStr Eventos reflexivo-transformativos em Letras: uma análise da produção escrita de crônicas
title_full_unstemmed Eventos reflexivo-transformativos em Letras: uma análise da produção escrita de crônicas
title_sort Eventos reflexivo-transformativos em Letras: uma análise da produção escrita de crônicas
author Fischer, Adriana
author_facet Fischer, Adriana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischer, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Eventos de letramento acadêmico
Curso de Letras
Crônicas
topic Eventos de letramento acadêmico
Curso de Letras
Crônicas
description Com o objetivo de analisar os modos de constituição letrada de alunos ingressos em um curso de Letras, este trabalho apresenta e discute movimentos dialógicos que marcam o percurso da produção escrita de crônicas, por uma aluna (Beatriz), em eventos de letramento acadêmico, caracterizados como reflexivotransformativos (FISCHER, 2007). A posição sócio-cultural de letramento dá suporte às análises dos dados coletados, através de acompanhamento longitudinal dos sujeitos da pesquisa, durante todo o ano de 2005. Os instrumentos de coleta enfocados são observações participantes de aulas em duas disciplinas do curso de Letras, entrevistas orais e produção escrita de textos, pertencentes ao gênero crônica jornalística. Os eventos reflexivo-transformativos, dos quais as crônicas são elementos constitutivos, integram o modelo dialógico dos letramentos acadêmicos (FISCHER, 2007), denominação adaptada de Lea e Street (2007). Este modelo engloba a construção de sentidos, a identidade, o poder, a autoridade e a natureza institucional do que conta como conhecimento em um contexto acadêmico particular. Os resultados desse trabalho comprovam que, aos alunos de Letras, são ferramentas de poder conhecer o funcionamento de um dado domínio social, no qual se insere o gênero crônica, e desenvolver o metaconhecimento que o constitui, a fim de usarem o letramento crítico e o(s) letramento(s) dominante(s) que dele fazem parte, na direção de se inserirem e se constituírem sujeitos letrados no domínio acadêmico.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference paper
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/10135
url http://hdl.handle.net/1822/10135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv LIMA-HERNANDES, Maria Célia [et al.], coords. – “A língua portuguesa no mundo : anais do I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP), São Paulo, 2008.” São Paulo : FFLCH-USP, 2008. ISBN: 978-85-7506-165-7.
978-85-7506-165-7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544482684403712