Eventos reflexivo-transformativos em Letras: uma análise da produção escrita de crônicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/10135 |
Resumo: | Com o objetivo de analisar os modos de constituição letrada de alunos ingressos em um curso de Letras, este trabalho apresenta e discute movimentos dialógicos que marcam o percurso da produção escrita de crônicas, por uma aluna (Beatriz), em eventos de letramento acadêmico, caracterizados como reflexivotransformativos (FISCHER, 2007). A posição sócio-cultural de letramento dá suporte às análises dos dados coletados, através de acompanhamento longitudinal dos sujeitos da pesquisa, durante todo o ano de 2005. Os instrumentos de coleta enfocados são observações participantes de aulas em duas disciplinas do curso de Letras, entrevistas orais e produção escrita de textos, pertencentes ao gênero crônica jornalística. Os eventos reflexivo-transformativos, dos quais as crônicas são elementos constitutivos, integram o modelo dialógico dos letramentos acadêmicos (FISCHER, 2007), denominação adaptada de Lea e Street (2007). Este modelo engloba a construção de sentidos, a identidade, o poder, a autoridade e a natureza institucional do que conta como conhecimento em um contexto acadêmico particular. Os resultados desse trabalho comprovam que, aos alunos de Letras, são ferramentas de poder conhecer o funcionamento de um dado domínio social, no qual se insere o gênero crônica, e desenvolver o metaconhecimento que o constitui, a fim de usarem o letramento crítico e o(s) letramento(s) dominante(s) que dele fazem parte, na direção de se inserirem e se constituírem sujeitos letrados no domínio acadêmico. |
id |
RCAP_febadbeb07874362591cc55721abc449 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10135 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Eventos reflexivo-transformativos em Letras: uma análise da produção escrita de crônicasEventos de letramento acadêmicoCurso de LetrasCrônicasCom o objetivo de analisar os modos de constituição letrada de alunos ingressos em um curso de Letras, este trabalho apresenta e discute movimentos dialógicos que marcam o percurso da produção escrita de crônicas, por uma aluna (Beatriz), em eventos de letramento acadêmico, caracterizados como reflexivotransformativos (FISCHER, 2007). A posição sócio-cultural de letramento dá suporte às análises dos dados coletados, através de acompanhamento longitudinal dos sujeitos da pesquisa, durante todo o ano de 2005. Os instrumentos de coleta enfocados são observações participantes de aulas em duas disciplinas do curso de Letras, entrevistas orais e produção escrita de textos, pertencentes ao gênero crônica jornalística. Os eventos reflexivo-transformativos, dos quais as crônicas são elementos constitutivos, integram o modelo dialógico dos letramentos acadêmicos (FISCHER, 2007), denominação adaptada de Lea e Street (2007). Este modelo engloba a construção de sentidos, a identidade, o poder, a autoridade e a natureza institucional do que conta como conhecimento em um contexto acadêmico particular. Os resultados desse trabalho comprovam que, aos alunos de Letras, são ferramentas de poder conhecer o funcionamento de um dado domínio social, no qual se insere o gênero crônica, e desenvolver o metaconhecimento que o constitui, a fim de usarem o letramento crítico e o(s) letramento(s) dominante(s) que dele fazem parte, na direção de se inserirem e se constituírem sujeitos letrados no domínio acadêmico.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes/ UFSC (Brasil)Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências HumanasUniversidade do MinhoFischer, Adriana20082008-01-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10135porLIMA-HERNANDES, Maria Célia [et al.], coords. – “A língua portuguesa no mundo : anais do I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP), São Paulo, 2008.” São Paulo : FFLCH-USP, 2008. ISBN: 978-85-7506-165-7.978-85-7506-165-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:59:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:59:43Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eventos reflexivo-transformativos em Letras: uma análise da produção escrita de crônicas |
title |
Eventos reflexivo-transformativos em Letras: uma análise da produção escrita de crônicas |
spellingShingle |
Eventos reflexivo-transformativos em Letras: uma análise da produção escrita de crônicas Fischer, Adriana Eventos de letramento acadêmico Curso de Letras Crônicas |
title_short |
Eventos reflexivo-transformativos em Letras: uma análise da produção escrita de crônicas |
title_full |
Eventos reflexivo-transformativos em Letras: uma análise da produção escrita de crônicas |
title_fullStr |
Eventos reflexivo-transformativos em Letras: uma análise da produção escrita de crônicas |
title_full_unstemmed |
Eventos reflexivo-transformativos em Letras: uma análise da produção escrita de crônicas |
title_sort |
Eventos reflexivo-transformativos em Letras: uma análise da produção escrita de crônicas |
author |
Fischer, Adriana |
author_facet |
Fischer, Adriana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fischer, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eventos de letramento acadêmico Curso de Letras Crônicas |
topic |
Eventos de letramento acadêmico Curso de Letras Crônicas |
description |
Com o objetivo de analisar os modos de constituição letrada de alunos ingressos em um curso de Letras, este trabalho apresenta e discute movimentos dialógicos que marcam o percurso da produção escrita de crônicas, por uma aluna (Beatriz), em eventos de letramento acadêmico, caracterizados como reflexivotransformativos (FISCHER, 2007). A posição sócio-cultural de letramento dá suporte às análises dos dados coletados, através de acompanhamento longitudinal dos sujeitos da pesquisa, durante todo o ano de 2005. Os instrumentos de coleta enfocados são observações participantes de aulas em duas disciplinas do curso de Letras, entrevistas orais e produção escrita de textos, pertencentes ao gênero crônica jornalística. Os eventos reflexivo-transformativos, dos quais as crônicas são elementos constitutivos, integram o modelo dialógico dos letramentos acadêmicos (FISCHER, 2007), denominação adaptada de Lea e Street (2007). Este modelo engloba a construção de sentidos, a identidade, o poder, a autoridade e a natureza institucional do que conta como conhecimento em um contexto acadêmico particular. Os resultados desse trabalho comprovam que, aos alunos de Letras, são ferramentas de poder conhecer o funcionamento de um dado domínio social, no qual se insere o gênero crônica, e desenvolver o metaconhecimento que o constitui, a fim de usarem o letramento crítico e o(s) letramento(s) dominante(s) que dele fazem parte, na direção de se inserirem e se constituírem sujeitos letrados no domínio acadêmico. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference paper |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/10135 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/10135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
LIMA-HERNANDES, Maria Célia [et al.], coords. – “A língua portuguesa no mundo : anais do I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP), São Paulo, 2008.” São Paulo : FFLCH-USP, 2008. ISBN: 978-85-7506-165-7. 978-85-7506-165-7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544482684403712 |