Psicoativos e sucesso escolar nos estudantes do ensino superior: uma análise em tempos de pandemia Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/27742 |
Resumo: | Na população estudantil do ensino superior, muitos comportamentos podem afetar o sucesso escolar. Objetivo: analisar a associação entre o consumo dos principais psicoativos e o sucesso escolar dos estudantes do ensino superior. Metodologia: estudo transversal, descritivo, quantitativo e analítico. Questionário online aplicado aos alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal, após o primeiro semestre letivo de 2020/2021. Amostra de 825 alunos estratificada por escola, com base numa população de 8875 alunos matriculados. Resultados: evidenciou-se relação estatisticamente significativa entre quem consome medicamentos psicoativos e/ou drogas recreativas com o menor rendimento escolar. Verificou-se que as práticas abusivas de binge drinking/smoking e a que a combinação com um terceiro psicoativo também estão associados a menor desempenho académico. Com a pandemia Covid-19 os estudantes percecionaram aumento de consumos dos principais psicoativos e diminuição do sucesso escolar. Conclusão: o consumo abusivo de psicoativos causa insucesso escolar e a pandemia COVID-19 agravou ambos problemas |
id |
RCAP_fefcf19c7686da701ebf23a120c4d354 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/27742 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Psicoativos e sucesso escolar nos estudantes do ensino superior: uma análise em tempos de pandemia Covid-19Psychoactive substances and school achievement in higher education students: an approach in times of Covid-19 pandemicPsicoativosSucesso escolarEnsino superiorCovid-19Na população estudantil do ensino superior, muitos comportamentos podem afetar o sucesso escolar. Objetivo: analisar a associação entre o consumo dos principais psicoativos e o sucesso escolar dos estudantes do ensino superior. Metodologia: estudo transversal, descritivo, quantitativo e analítico. Questionário online aplicado aos alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal, após o primeiro semestre letivo de 2020/2021. Amostra de 825 alunos estratificada por escola, com base numa população de 8875 alunos matriculados. Resultados: evidenciou-se relação estatisticamente significativa entre quem consome medicamentos psicoativos e/ou drogas recreativas com o menor rendimento escolar. Verificou-se que as práticas abusivas de binge drinking/smoking e a que a combinação com um terceiro psicoativo também estão associados a menor desempenho académico. Com a pandemia Covid-19 os estudantes percecionaram aumento de consumos dos principais psicoativos e diminuição do sucesso escolar. Conclusão: o consumo abusivo de psicoativos causa insucesso escolar e a pandemia COVID-19 agravou ambos problemasEdiciones RolBiblioteca Digital do IPBCosta, Xavier TaboadaPimentel, Maria HelenaLiébana, Maria José Diez2023-03-15T14:24:43Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/27742porTaboada Costa, Xavier; Pimentel, Maria Helena ; Diez, Maria Jose (2023). Psicoativos e sucesso escolar nos estudantes do ensino superior: uma análise em tempos de pandemia Covid-19. Suplemento Digital Revista Rol Enfermería. 46:3, p. 40-4810.55298/ROL2023.4628info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T11:01:45Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/27742Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:18:11.798439Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicoativos e sucesso escolar nos estudantes do ensino superior: uma análise em tempos de pandemia Covid-19 Psychoactive substances and school achievement in higher education students: an approach in times of Covid-19 pandemic |
title |
Psicoativos e sucesso escolar nos estudantes do ensino superior: uma análise em tempos de pandemia Covid-19 |
spellingShingle |
Psicoativos e sucesso escolar nos estudantes do ensino superior: uma análise em tempos de pandemia Covid-19 Costa, Xavier Taboada Psicoativos Sucesso escolar Ensino superior Covid-19 |
title_short |
Psicoativos e sucesso escolar nos estudantes do ensino superior: uma análise em tempos de pandemia Covid-19 |
title_full |
Psicoativos e sucesso escolar nos estudantes do ensino superior: uma análise em tempos de pandemia Covid-19 |
title_fullStr |
Psicoativos e sucesso escolar nos estudantes do ensino superior: uma análise em tempos de pandemia Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Psicoativos e sucesso escolar nos estudantes do ensino superior: uma análise em tempos de pandemia Covid-19 |
title_sort |
Psicoativos e sucesso escolar nos estudantes do ensino superior: uma análise em tempos de pandemia Covid-19 |
author |
Costa, Xavier Taboada |
author_facet |
Costa, Xavier Taboada Pimentel, Maria Helena Liébana, Maria José Diez |
author_role |
author |
author2 |
Pimentel, Maria Helena Liébana, Maria José Diez |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Xavier Taboada Pimentel, Maria Helena Liébana, Maria José Diez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicoativos Sucesso escolar Ensino superior Covid-19 |
topic |
Psicoativos Sucesso escolar Ensino superior Covid-19 |
description |
Na população estudantil do ensino superior, muitos comportamentos podem afetar o sucesso escolar. Objetivo: analisar a associação entre o consumo dos principais psicoativos e o sucesso escolar dos estudantes do ensino superior. Metodologia: estudo transversal, descritivo, quantitativo e analítico. Questionário online aplicado aos alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal, após o primeiro semestre letivo de 2020/2021. Amostra de 825 alunos estratificada por escola, com base numa população de 8875 alunos matriculados. Resultados: evidenciou-se relação estatisticamente significativa entre quem consome medicamentos psicoativos e/ou drogas recreativas com o menor rendimento escolar. Verificou-se que as práticas abusivas de binge drinking/smoking e a que a combinação com um terceiro psicoativo também estão associados a menor desempenho académico. Com a pandemia Covid-19 os estudantes percecionaram aumento de consumos dos principais psicoativos e diminuição do sucesso escolar. Conclusão: o consumo abusivo de psicoativos causa insucesso escolar e a pandemia COVID-19 agravou ambos problemas |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-15T14:24:43Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/27742 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/27742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Taboada Costa, Xavier; Pimentel, Maria Helena ; Diez, Maria Jose (2023). Psicoativos e sucesso escolar nos estudantes do ensino superior: uma análise em tempos de pandemia Covid-19. Suplemento Digital Revista Rol Enfermería. 46:3, p. 40-48 10.55298/ROL2023.4628 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ediciones Rol |
publisher.none.fl_str_mv |
Ediciones Rol |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135476739735552 |