Psicoativos e sucesso escolar nos estudantes do ensino superior: uma análise em tempos de pandemia Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Xavier Taboada
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pimentel, Maria Helena, Liébana, Maria José Diez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/27742
Resumo: Na população estudantil do ensino superior, muitos comportamentos podem afetar o sucesso escolar. Objetivo: analisar a associação entre o consumo dos principais psicoativos e o sucesso escolar dos estudantes do ensino superior. Metodologia: estudo transversal, descritivo, quantitativo e analítico. Questionário online aplicado aos alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal, após o primeiro semestre letivo de 2020/2021. Amostra de 825 alunos estratificada por escola, com base numa população de 8875 alunos matriculados. Resultados: evidenciou-se relação estatisticamente significativa entre quem consome medicamentos psicoativos e/ou drogas recreativas com o menor rendimento escolar. Verificou-se que as práticas abusivas de binge drinking/smoking e a que a combinação com um terceiro psicoativo também estão associados a menor desempenho académico. Com a pandemia Covid-19 os estudantes percecionaram aumento de consumos dos principais psicoativos e diminuição do sucesso escolar. Conclusão: o consumo abusivo de psicoativos causa insucesso escolar e a pandemia COVID-19 agravou ambos problemas
id RCAP_fefcf19c7686da701ebf23a120c4d354
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/27742
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Psicoativos e sucesso escolar nos estudantes do ensino superior: uma análise em tempos de pandemia Covid-19Psychoactive substances and school achievement in higher education students: an approach in times of Covid-19 pandemicPsicoativosSucesso escolarEnsino superiorCovid-19Na população estudantil do ensino superior, muitos comportamentos podem afetar o sucesso escolar. Objetivo: analisar a associação entre o consumo dos principais psicoativos e o sucesso escolar dos estudantes do ensino superior. Metodologia: estudo transversal, descritivo, quantitativo e analítico. Questionário online aplicado aos alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal, após o primeiro semestre letivo de 2020/2021. Amostra de 825 alunos estratificada por escola, com base numa população de 8875 alunos matriculados. Resultados: evidenciou-se relação estatisticamente significativa entre quem consome medicamentos psicoativos e/ou drogas recreativas com o menor rendimento escolar. Verificou-se que as práticas abusivas de binge drinking/smoking e a que a combinação com um terceiro psicoativo também estão associados a menor desempenho académico. Com a pandemia Covid-19 os estudantes percecionaram aumento de consumos dos principais psicoativos e diminuição do sucesso escolar. Conclusão: o consumo abusivo de psicoativos causa insucesso escolar e a pandemia COVID-19 agravou ambos problemasEdiciones RolBiblioteca Digital do IPBCosta, Xavier TaboadaPimentel, Maria HelenaLiébana, Maria José Diez2023-03-15T14:24:43Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/27742porTaboada Costa, Xavier; Pimentel, Maria Helena ; Diez, Maria Jose (2023). Psicoativos e sucesso escolar nos estudantes do ensino superior: uma análise em tempos de pandemia Covid-19. Suplemento Digital Revista Rol Enfermería. 46:3, p. 40-4810.55298/ROL2023.4628info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T11:01:45Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/27742Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:18:11.798439Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Psicoativos e sucesso escolar nos estudantes do ensino superior: uma análise em tempos de pandemia Covid-19
Psychoactive substances and school achievement in higher education students: an approach in times of Covid-19 pandemic
title Psicoativos e sucesso escolar nos estudantes do ensino superior: uma análise em tempos de pandemia Covid-19
spellingShingle Psicoativos e sucesso escolar nos estudantes do ensino superior: uma análise em tempos de pandemia Covid-19
Costa, Xavier Taboada
Psicoativos
Sucesso escolar
Ensino superior
Covid-19
title_short Psicoativos e sucesso escolar nos estudantes do ensino superior: uma análise em tempos de pandemia Covid-19
title_full Psicoativos e sucesso escolar nos estudantes do ensino superior: uma análise em tempos de pandemia Covid-19
title_fullStr Psicoativos e sucesso escolar nos estudantes do ensino superior: uma análise em tempos de pandemia Covid-19
title_full_unstemmed Psicoativos e sucesso escolar nos estudantes do ensino superior: uma análise em tempos de pandemia Covid-19
title_sort Psicoativos e sucesso escolar nos estudantes do ensino superior: uma análise em tempos de pandemia Covid-19
author Costa, Xavier Taboada
author_facet Costa, Xavier Taboada
Pimentel, Maria Helena
Liébana, Maria José Diez
author_role author
author2 Pimentel, Maria Helena
Liébana, Maria José Diez
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Xavier Taboada
Pimentel, Maria Helena
Liébana, Maria José Diez
dc.subject.por.fl_str_mv Psicoativos
Sucesso escolar
Ensino superior
Covid-19
topic Psicoativos
Sucesso escolar
Ensino superior
Covid-19
description Na população estudantil do ensino superior, muitos comportamentos podem afetar o sucesso escolar. Objetivo: analisar a associação entre o consumo dos principais psicoativos e o sucesso escolar dos estudantes do ensino superior. Metodologia: estudo transversal, descritivo, quantitativo e analítico. Questionário online aplicado aos alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal, após o primeiro semestre letivo de 2020/2021. Amostra de 825 alunos estratificada por escola, com base numa população de 8875 alunos matriculados. Resultados: evidenciou-se relação estatisticamente significativa entre quem consome medicamentos psicoativos e/ou drogas recreativas com o menor rendimento escolar. Verificou-se que as práticas abusivas de binge drinking/smoking e a que a combinação com um terceiro psicoativo também estão associados a menor desempenho académico. Com a pandemia Covid-19 os estudantes percecionaram aumento de consumos dos principais psicoativos e diminuição do sucesso escolar. Conclusão: o consumo abusivo de psicoativos causa insucesso escolar e a pandemia COVID-19 agravou ambos problemas
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-15T14:24:43Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/27742
url http://hdl.handle.net/10198/27742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Taboada Costa, Xavier; Pimentel, Maria Helena ; Diez, Maria Jose (2023). Psicoativos e sucesso escolar nos estudantes do ensino superior: uma análise em tempos de pandemia Covid-19. Suplemento Digital Revista Rol Enfermería. 46:3, p. 40-48
10.55298/ROL2023.4628
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ediciones Rol
publisher.none.fl_str_mv Ediciones Rol
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135476739735552