A Escola Portuguesa ao serviço do Estado Novo: as Lições de História de Portugal do Boletim do Ensino Primário Oficial e o Projeto Ideológico do Salazarismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/17 |
Resumo: | O presente ensaio considera o Boletim da Direção Geral do Ensino Primário,Escola Portuguesa, como um importante meio de comunicação da política educativa do EstadoNovo junto do professorado primário, com objetivos de orientação e inculcação ideológica.Uma análise do lugar ocupado pela História de Portugal nas páginas da Escola Portuguesa éesboçada para o período compreendido entre 1934 e 1946. Os acontecimentos e as figurasda História portuguesa que são usados como elementos estruturantes do discurso políticoideológicodo Salazarismo são identificados. Estas práticas discursivas têm como principaisobjetivos a legitimação do regime e a operacionalização do seu programa político junto dosagentes educativos, alunos e comunidade local. |
id |
RCAP_fefd65fa8d2facdfb38622d7d96b86af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/17 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Escola Portuguesa ao serviço do Estado Novo: as Lições de História de Portugal do Boletim do Ensino Primário Oficial e o Projeto Ideológico do SalazarismoO presente ensaio considera o Boletim da Direção Geral do Ensino Primário,Escola Portuguesa, como um importante meio de comunicação da política educativa do EstadoNovo junto do professorado primário, com objetivos de orientação e inculcação ideológica.Uma análise do lugar ocupado pela História de Portugal nas páginas da Escola Portuguesa éesboçada para o período compreendido entre 1934 e 1946. Os acontecimentos e as figurasda História portuguesa que são usados como elementos estruturantes do discurso políticoideológicodo Salazarismo são identificados. Estas práticas discursivas têm como principaisobjetivos a legitimação do regime e a operacionalização do seu programa político junto dosagentes educativos, alunos e comunidade local.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2014-03-27T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/17oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/17Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 4 No. 1 (2014); 59-81Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 4 Núm. 1 (2014); 59-81Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 4 No. 1 (2014); 59-81Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 4 N.º 1 (2014); 59-812182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/17https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/17/17https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/17/htmlPereira, Maria Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-22T10:36:25Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/17Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:26.188118Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Escola Portuguesa ao serviço do Estado Novo: as Lições de História de Portugal do Boletim do Ensino Primário Oficial e o Projeto Ideológico do Salazarismo |
title |
A Escola Portuguesa ao serviço do Estado Novo: as Lições de História de Portugal do Boletim do Ensino Primário Oficial e o Projeto Ideológico do Salazarismo |
spellingShingle |
A Escola Portuguesa ao serviço do Estado Novo: as Lições de História de Portugal do Boletim do Ensino Primário Oficial e o Projeto Ideológico do Salazarismo Pereira, Maria Paula |
title_short |
A Escola Portuguesa ao serviço do Estado Novo: as Lições de História de Portugal do Boletim do Ensino Primário Oficial e o Projeto Ideológico do Salazarismo |
title_full |
A Escola Portuguesa ao serviço do Estado Novo: as Lições de História de Portugal do Boletim do Ensino Primário Oficial e o Projeto Ideológico do Salazarismo |
title_fullStr |
A Escola Portuguesa ao serviço do Estado Novo: as Lições de História de Portugal do Boletim do Ensino Primário Oficial e o Projeto Ideológico do Salazarismo |
title_full_unstemmed |
A Escola Portuguesa ao serviço do Estado Novo: as Lições de História de Portugal do Boletim do Ensino Primário Oficial e o Projeto Ideológico do Salazarismo |
title_sort |
A Escola Portuguesa ao serviço do Estado Novo: as Lições de História de Portugal do Boletim do Ensino Primário Oficial e o Projeto Ideológico do Salazarismo |
author |
Pereira, Maria Paula |
author_facet |
Pereira, Maria Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Maria Paula |
description |
O presente ensaio considera o Boletim da Direção Geral do Ensino Primário,Escola Portuguesa, como um importante meio de comunicação da política educativa do EstadoNovo junto do professorado primário, com objetivos de orientação e inculcação ideológica.Uma análise do lugar ocupado pela História de Portugal nas páginas da Escola Portuguesa éesboçada para o período compreendido entre 1934 e 1946. Os acontecimentos e as figurasda História portuguesa que são usados como elementos estruturantes do discurso políticoideológicodo Salazarismo são identificados. Estas práticas discursivas têm como principaisobjetivos a legitimação do regime e a operacionalização do seu programa político junto dosagentes educativos, alunos e comunidade local. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-27T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/17 oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/17 |
url |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/17 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/17 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/17 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/17/17 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/17/html |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 4 No. 1 (2014); 59-81 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 4 Núm. 1 (2014); 59-81 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 4 No. 1 (2014); 59-81 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 4 N.º 1 (2014); 59-81 2182-1372 0874-9620 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130451784237056 |