A Escola Portuguesa ao serviço do Estado Novo: as Lições de História de Portugal do Boletim do Ensino Primário Oficial e o Projeto Ideológico do Salazarismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Paula
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/17
Resumo: O presente ensaio considera o Boletim da Direção Geral do Ensino Primário,Escola Portuguesa, como um importante meio de comunicação da política educativa do EstadoNovo junto do professorado primário, com objetivos de orientação e inculcação ideológica.Uma análise do lugar ocupado pela História de Portugal nas páginas da Escola Portuguesa éesboçada para o período compreendido entre 1934 e 1946. Os acontecimentos e as figurasda História portuguesa que são usados como elementos estruturantes do discurso políticoideológicodo Salazarismo são identificados. Estas práticas discursivas têm como principaisobjetivos a legitimação do regime e a operacionalização do seu programa político junto dosagentes educativos, alunos e comunidade local.
id RCAP_fefd65fa8d2facdfb38622d7d96b86af
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/17
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Escola Portuguesa ao serviço do Estado Novo: as Lições de História de Portugal do Boletim do Ensino Primário Oficial e o Projeto Ideológico do SalazarismoO presente ensaio considera o Boletim da Direção Geral do Ensino Primário,Escola Portuguesa, como um importante meio de comunicação da política educativa do EstadoNovo junto do professorado primário, com objetivos de orientação e inculcação ideológica.Uma análise do lugar ocupado pela História de Portugal nas páginas da Escola Portuguesa éesboçada para o período compreendido entre 1934 e 1946. Os acontecimentos e as figurasda História portuguesa que são usados como elementos estruturantes do discurso políticoideológicodo Salazarismo são identificados. Estas práticas discursivas têm como principaisobjetivos a legitimação do regime e a operacionalização do seu programa político junto dosagentes educativos, alunos e comunidade local.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2014-03-27T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/17oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/17Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 4 No. 1 (2014); 59-81Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 4 Núm. 1 (2014); 59-81Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 4 No. 1 (2014); 59-81Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 4 N.º 1 (2014); 59-812182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/17https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/17/17https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/17/htmlPereira, Maria Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-22T10:36:25Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/17Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:26.188118Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Escola Portuguesa ao serviço do Estado Novo: as Lições de História de Portugal do Boletim do Ensino Primário Oficial e o Projeto Ideológico do Salazarismo
title A Escola Portuguesa ao serviço do Estado Novo: as Lições de História de Portugal do Boletim do Ensino Primário Oficial e o Projeto Ideológico do Salazarismo
spellingShingle A Escola Portuguesa ao serviço do Estado Novo: as Lições de História de Portugal do Boletim do Ensino Primário Oficial e o Projeto Ideológico do Salazarismo
Pereira, Maria Paula
title_short A Escola Portuguesa ao serviço do Estado Novo: as Lições de História de Portugal do Boletim do Ensino Primário Oficial e o Projeto Ideológico do Salazarismo
title_full A Escola Portuguesa ao serviço do Estado Novo: as Lições de História de Portugal do Boletim do Ensino Primário Oficial e o Projeto Ideológico do Salazarismo
title_fullStr A Escola Portuguesa ao serviço do Estado Novo: as Lições de História de Portugal do Boletim do Ensino Primário Oficial e o Projeto Ideológico do Salazarismo
title_full_unstemmed A Escola Portuguesa ao serviço do Estado Novo: as Lições de História de Portugal do Boletim do Ensino Primário Oficial e o Projeto Ideológico do Salazarismo
title_sort A Escola Portuguesa ao serviço do Estado Novo: as Lições de História de Portugal do Boletim do Ensino Primário Oficial e o Projeto Ideológico do Salazarismo
author Pereira, Maria Paula
author_facet Pereira, Maria Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria Paula
description O presente ensaio considera o Boletim da Direção Geral do Ensino Primário,Escola Portuguesa, como um importante meio de comunicação da política educativa do EstadoNovo junto do professorado primário, com objetivos de orientação e inculcação ideológica.Uma análise do lugar ocupado pela História de Portugal nas páginas da Escola Portuguesa éesboçada para o período compreendido entre 1934 e 1946. Os acontecimentos e as figurasda História portuguesa que são usados como elementos estruturantes do discurso políticoideológicodo Salazarismo são identificados. Estas práticas discursivas têm como principaisobjetivos a legitimação do regime e a operacionalização do seu programa político junto dosagentes educativos, alunos e comunidade local.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-27T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/17
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/17
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/17
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/17
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/17/17
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/17/html
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 4 No. 1 (2014); 59-81
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 4 Núm. 1 (2014); 59-81
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 4 No. 1 (2014); 59-81
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 4 N.º 1 (2014); 59-81
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130451784237056