Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/183 |
Resumo: | O artigo pretende dar a conhecer a experiência de escrita colaborativa de notícias realizada com alunos matriculados no terceiro ano de escolaridade do primeiro ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas da região oeste, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta pedagógica potenciadora de aprendizagens participadas. Procura-se descrever a tarefa proposta, os objetivos e as aprendizagens esperadas, os participantes, o modo como a gestão da aula foi feita pelos docentes envolvidos e o trabalho desenvolvido pelos alunos. As dificuldades sentidas pelos alunos e as descobertas realizadas ao longo dos segmentos didáticos são igualmente objeto de reflexão, procurando, sempre que possível, recorrer a registos escritos produzidos pelos alunos. Por fim são tecidas algumas considerações com base na análise do trabalho desenvolvido, tanto por alunos como por professores. |
id |
RCAP_ff8e89471e320daa123f530703f9507d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/183 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da LourinhãO artigo pretende dar a conhecer a experiência de escrita colaborativa de notícias realizada com alunos matriculados no terceiro ano de escolaridade do primeiro ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas da região oeste, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta pedagógica potenciadora de aprendizagens participadas. Procura-se descrever a tarefa proposta, os objetivos e as aprendizagens esperadas, os participantes, o modo como a gestão da aula foi feita pelos docentes envolvidos e o trabalho desenvolvido pelos alunos. As dificuldades sentidas pelos alunos e as descobertas realizadas ao longo dos segmentos didáticos são igualmente objeto de reflexão, procurando, sempre que possível, recorrer a registos escritos produzidos pelos alunos. Por fim são tecidas algumas considerações com base na análise do trabalho desenvolvido, tanto por alunos como por professores.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2019-09-25T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/183oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/183Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 2 (2019); 132-151Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 Núm. 2 (2019); 132-151Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 2 (2019); 132-151Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 N.º 2 (2019); 132-1512182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/183https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/183/319https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/183/337Direitos de Autor (c) 2019 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Gorete RamosNunes, Fátima Alexandrino2022-09-22T10:36:34Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:33.478097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã |
title |
Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã |
spellingShingle |
Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã Fonseca, Gorete Ramos |
title_short |
Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã |
title_full |
Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã |
title_fullStr |
Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã |
title_full_unstemmed |
Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã |
title_sort |
Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã |
author |
Fonseca, Gorete Ramos |
author_facet |
Fonseca, Gorete Ramos Nunes, Fátima Alexandrino |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Fátima Alexandrino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Gorete Ramos Nunes, Fátima Alexandrino |
description |
O artigo pretende dar a conhecer a experiência de escrita colaborativa de notícias realizada com alunos matriculados no terceiro ano de escolaridade do primeiro ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas da região oeste, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta pedagógica potenciadora de aprendizagens participadas. Procura-se descrever a tarefa proposta, os objetivos e as aprendizagens esperadas, os participantes, o modo como a gestão da aula foi feita pelos docentes envolvidos e o trabalho desenvolvido pelos alunos. As dificuldades sentidas pelos alunos e as descobertas realizadas ao longo dos segmentos didáticos são igualmente objeto de reflexão, procurando, sempre que possível, recorrer a registos escritos produzidos pelos alunos. Por fim são tecidas algumas considerações com base na análise do trabalho desenvolvido, tanto por alunos como por professores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-25T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/183 oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/183 |
url |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/183 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/183 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/183/319 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/183/337 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2019 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2019 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 2 (2019); 132-151 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 Núm. 2 (2019); 132-151 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 2 (2019); 132-151 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 N.º 2 (2019); 132-151 2182-1372 0874-9620 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130453096005632 |