Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Gorete Ramos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nunes, Fátima Alexandrino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/183
Resumo: O artigo pretende dar a conhecer a experiência de escrita colaborativa de notícias realizada com alunos matriculados no terceiro ano de escolaridade do primeiro ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas da região oeste, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta pedagógica potenciadora de aprendizagens participadas. Procura-se descrever a tarefa proposta, os objetivos e as aprendizagens esperadas, os participantes, o modo como a gestão da aula foi feita pelos docentes envolvidos e o trabalho desenvolvido pelos alunos. As dificuldades sentidas pelos alunos e as descobertas realizadas ao longo dos segmentos didáticos são igualmente objeto de reflexão, procurando, sempre que possível, recorrer a registos escritos produzidos pelos alunos. Por fim são tecidas algumas considerações com base na análise do trabalho desenvolvido, tanto por alunos como por professores.
id RCAP_ff8e89471e320daa123f530703f9507d
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/183
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da LourinhãO artigo pretende dar a conhecer a experiência de escrita colaborativa de notícias realizada com alunos matriculados no terceiro ano de escolaridade do primeiro ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas da região oeste, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta pedagógica potenciadora de aprendizagens participadas. Procura-se descrever a tarefa proposta, os objetivos e as aprendizagens esperadas, os participantes, o modo como a gestão da aula foi feita pelos docentes envolvidos e o trabalho desenvolvido pelos alunos. As dificuldades sentidas pelos alunos e as descobertas realizadas ao longo dos segmentos didáticos são igualmente objeto de reflexão, procurando, sempre que possível, recorrer a registos escritos produzidos pelos alunos. Por fim são tecidas algumas considerações com base na análise do trabalho desenvolvido, tanto por alunos como por professores.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2019-09-25T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/183oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/183Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 2 (2019); 132-151Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 Núm. 2 (2019); 132-151Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 2 (2019); 132-151Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 N.º 2 (2019); 132-1512182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/183https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/183/319https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/183/337Direitos de Autor (c) 2019 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Gorete RamosNunes, Fátima Alexandrino2022-09-22T10:36:34Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:33.478097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã
title Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã
spellingShingle Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã
Fonseca, Gorete Ramos
title_short Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã
title_full Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã
title_fullStr Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã
title_full_unstemmed Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã
title_sort Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã
author Fonseca, Gorete Ramos
author_facet Fonseca, Gorete Ramos
Nunes, Fátima Alexandrino
author_role author
author2 Nunes, Fátima Alexandrino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Gorete Ramos
Nunes, Fátima Alexandrino
description O artigo pretende dar a conhecer a experiência de escrita colaborativa de notícias realizada com alunos matriculados no terceiro ano de escolaridade do primeiro ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas da região oeste, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta pedagógica potenciadora de aprendizagens participadas. Procura-se descrever a tarefa proposta, os objetivos e as aprendizagens esperadas, os participantes, o modo como a gestão da aula foi feita pelos docentes envolvidos e o trabalho desenvolvido pelos alunos. As dificuldades sentidas pelos alunos e as descobertas realizadas ao longo dos segmentos didáticos são igualmente objeto de reflexão, procurando, sempre que possível, recorrer a registos escritos produzidos pelos alunos. Por fim são tecidas algumas considerações com base na análise do trabalho desenvolvido, tanto por alunos como por professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-25T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/183
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/183
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/183
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/183
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/183/319
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/183/337
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2019 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2019 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 2 (2019); 132-151
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 Núm. 2 (2019); 132-151
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 2 (2019); 132-151
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 N.º 2 (2019); 132-151
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130453096005632