INCLUSÃO EDUCACIONAL: AS PERSPECTIVAS DA PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Educ@ção Online |
Texto Completo: | https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/64 |
Resumo: | A deficiência intelectual é concebida enquanto uma condição que traz vários prejuízos ao desenvolvimento dos indivíduos, ocasionados pelo baixo funcionamento intelectivo. A proposta de inclusão educacional preconiza que todas as pessoas devem ser oportunizadas a frequentarem a rede regular de ensino independentemente das suas necessidades educacionais especiais, contudo que a escola deverá criar condições que venham de encontro com as reais necessidades de seus educandos. A psicomotricidade é uma ciência que estudo os principais fatores de ligação entre a mente o corpo, através da educação psicomotora e da ludicidade, o trabalho pedagógico pode se tornar mais contundente para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, principalmente dos que apresentam comprometimentos físicos e cognitivos. |
id |
RCE_8808a7895c000913ca95437132c7ea3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/64 |
network_acronym_str |
RCE |
network_name_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
INCLUSÃO EDUCACIONAL: AS PERSPECTIVAS DA PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Deficiência Intelectual. Inclusão. Psicomotricidade. Desenvolvimento.A deficiência intelectual é concebida enquanto uma condição que traz vários prejuízos ao desenvolvimento dos indivíduos, ocasionados pelo baixo funcionamento intelectivo. A proposta de inclusão educacional preconiza que todas as pessoas devem ser oportunizadas a frequentarem a rede regular de ensino independentemente das suas necessidades educacionais especiais, contudo que a escola deverá criar condições que venham de encontro com as reais necessidades de seus educandos. A psicomotricidade é uma ciência que estudo os principais fatores de ligação entre a mente o corpo, através da educação psicomotora e da ludicidade, o trabalho pedagógico pode se tornar mais contundente para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, principalmente dos que apresentam comprometimentos físicos e cognitivos.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/64Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 2 No. 4 (2018); 497-513Revista Científica Educ@ción ; Vol. 2 Núm. 4 (2018); 497-513Revista Científica Educ@ção; v. 2 n. 4 (2018); 497-5132526-8716reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/64/62Cyntia dos SantosLopes, Claudio Neves info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-17T20:59:15ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE |
dc.title.none.fl_str_mv |
INCLUSÃO EDUCACIONAL: AS PERSPECTIVAS DA PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
title |
INCLUSÃO EDUCACIONAL: AS PERSPECTIVAS DA PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
spellingShingle |
INCLUSÃO EDUCACIONAL: AS PERSPECTIVAS DA PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Cyntia dos Santos Deficiência Intelectual. Inclusão. Psicomotricidade. Desenvolvimento. |
title_short |
INCLUSÃO EDUCACIONAL: AS PERSPECTIVAS DA PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
title_full |
INCLUSÃO EDUCACIONAL: AS PERSPECTIVAS DA PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
title_fullStr |
INCLUSÃO EDUCACIONAL: AS PERSPECTIVAS DA PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
title_full_unstemmed |
INCLUSÃO EDUCACIONAL: AS PERSPECTIVAS DA PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
title_sort |
INCLUSÃO EDUCACIONAL: AS PERSPECTIVAS DA PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
author |
Cyntia dos Santos |
author_facet |
Cyntia dos Santos Lopes, Claudio Neves |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Claudio Neves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cyntia dos Santos Lopes, Claudio Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência Intelectual. Inclusão. Psicomotricidade. Desenvolvimento. |
topic |
Deficiência Intelectual. Inclusão. Psicomotricidade. Desenvolvimento. |
description |
A deficiência intelectual é concebida enquanto uma condição que traz vários prejuízos ao desenvolvimento dos indivíduos, ocasionados pelo baixo funcionamento intelectivo. A proposta de inclusão educacional preconiza que todas as pessoas devem ser oportunizadas a frequentarem a rede regular de ensino independentemente das suas necessidades educacionais especiais, contudo que a escola deverá criar condições que venham de encontro com as reais necessidades de seus educandos. A psicomotricidade é uma ciência que estudo os principais fatores de ligação entre a mente o corpo, através da educação psicomotora e da ludicidade, o trabalho pedagógico pode se tornar mais contundente para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, principalmente dos que apresentam comprometimentos físicos e cognitivos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/64 |
url |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/64 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/64/62 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 2 No. 4 (2018); 497-513 Revista Científica Educ@ción ; Vol. 2 Núm. 4 (2018); 497-513 Revista Científica Educ@ção; v. 2 n. 4 (2018); 497-513 2526-8716 reponame:Revista Científica Educ@ção Online instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) instacron:CEIT |
instname_str |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
instacron_str |
CEIT |
institution |
CEIT |
reponame_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
collection |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820502287122432 |