Práticas de Gestão Estratégica em Companhias de Dança do Brasil: entre a Arte e a Indústria Cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Doris Dornelles de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Hansen, Peter Bent
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15311
Resumo: Resumo: As Companhias de Dança alternam ações de gestão estratégicas, como o patrocínio e a filantropia, com objetivo de buscar sua sustentabilidade financeira. Este artigo retrata como se dão as relações de patrocínio e filantropia destas organizações artísticas, no atual contexto brasileiro. Assim, surgiu a questão: quais as principais práticas de gestão estratégica utilizadas pelas companhias de dança na busca da sua sustentabilidade financeira? O embasamento teórico associou as premissas constantes sobre patrocínio, planejamento estratégico, criação e implementação de estratégias criativas e independência financeira em companhias de dança em diversos países. Verificou-se empiricamente estas relações através de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. Os dados foram coletados por meio entrevistas aplicadas à administração de sete Companhias de Dança em: Goiânia (1), Rio Grande do Sul (3), Paraná (1), Rio de Janeiro (1) e São Paulo (1). Tal coleta de dados identificou algumas das principais práticas de gestão estratégica, caracterizando a relação de gestão entre companhias de dança e os patrocinadores no contexto brasileiro, como: (i) as companhias não acreditam que devem dar prioridade aos desejos do público acima das necessidades artísticas; (ii) elas rejeitam as práticas de gestão que envolvam segmentar o público e direcionar esforços a cada segmento separadamente; (iii) elas não consideram competir com outras organizações culturais; (iv) elas consideram que o público e patrocinadores devem possuir influência limitada na gestão das companhias de dança; (v) elas apresentam resistência à aplicação de técnicas de marketing; e; (vi) elas consideram relevante o planejamento de gestão estratégica, sendo que poucas o praticam. DOI:10.5585/riae.v12i3.1863
id RIEOEI-1_55b2722b59052a2947b1fe69b2d81b18
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/15311
network_acronym_str RIEOEI-1
network_name_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository_id_str
spelling Práticas de Gestão Estratégica em Companhias de Dança do Brasil: entre a Arte e a Indústria CulturalStrategic Management Practices in Brazilian Dance Companies: Between Art and Cultural IndustryCompanhias de Dança; Administração Estratégica; Sustentabilidade Financeira; Patrocínio; Filantropia.Dance Companies; Strategic Management; Economic Sustainability; Sponsorship; Cultural Industry.Resumo: As Companhias de Dança alternam ações de gestão estratégicas, como o patrocínio e a filantropia, com objetivo de buscar sua sustentabilidade financeira. Este artigo retrata como se dão as relações de patrocínio e filantropia destas organizações artísticas, no atual contexto brasileiro. Assim, surgiu a questão: quais as principais práticas de gestão estratégica utilizadas pelas companhias de dança na busca da sua sustentabilidade financeira? O embasamento teórico associou as premissas constantes sobre patrocínio, planejamento estratégico, criação e implementação de estratégias criativas e independência financeira em companhias de dança em diversos países. Verificou-se empiricamente estas relações através de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. Os dados foram coletados por meio entrevistas aplicadas à administração de sete Companhias de Dança em: Goiânia (1), Rio Grande do Sul (3), Paraná (1), Rio de Janeiro (1) e São Paulo (1). Tal coleta de dados identificou algumas das principais práticas de gestão estratégica, caracterizando a relação de gestão entre companhias de dança e os patrocinadores no contexto brasileiro, como: (i) as companhias não acreditam que devem dar prioridade aos desejos do público acima das necessidades artísticas; (ii) elas rejeitam as práticas de gestão que envolvam segmentar o público e direcionar esforços a cada segmento separadamente; (iii) elas não consideram competir com outras organizações culturais; (iv) elas consideram que o público e patrocinadores devem possuir influência limitada na gestão das companhias de dança; (v) elas apresentam resistência à aplicação de técnicas de marketing; e; (vi) elas consideram relevante o planejamento de gestão estratégica, sendo que poucas o praticam. DOI:10.5585/riae.v12i3.1863This paper highlights trough theoretical and empirical research the main practices of dance companies‟ strategic management in Brazil. The theoretical investigation deepens themes as sponsorship, strategic planning, creation and implementation of creative strategies and economic sustainability in dance companies. The empirical research evolves qualitative method, exploratory and interviews with seven Brazilian dance companies managers from: Goiânia (1), Rio Grande do Sul (3), Paraná (1), Rio de Janeiro (1) e São Paulo (1). The analysis of the main practices of dance companies‟ strategic management is: few practice and considerable concern about strategic management planning; resistance to apply management techniques enforcement; audience and sponsors should have limited influence in dance companies‟ management; difficulty to accept itself inside the competitive cultural industry market. This study contributes for the development and state of art of Management science and Dance studies.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1531110.5585/ijsm.v12i3.1863Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 12, No 3 (2013): July/September; 125-150Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 12, No 3 (2013): July/September; 125-1502176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15311/7489Copyright (c) 2013 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Doris Dornelles deHansen, Peter Bent2021-02-22T18:57:45Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15311Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2021-02-22T18:57:45Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de Gestão Estratégica em Companhias de Dança do Brasil: entre a Arte e a Indústria Cultural
Strategic Management Practices in Brazilian Dance Companies: Between Art and Cultural Industry
title Práticas de Gestão Estratégica em Companhias de Dança do Brasil: entre a Arte e a Indústria Cultural
spellingShingle Práticas de Gestão Estratégica em Companhias de Dança do Brasil: entre a Arte e a Indústria Cultural
Almeida, Doris Dornelles de
Companhias de Dança; Administração Estratégica; Sustentabilidade Financeira; Patrocínio; Filantropia.
Dance Companies; Strategic Management; Economic Sustainability; Sponsorship; Cultural Industry.
title_short Práticas de Gestão Estratégica em Companhias de Dança do Brasil: entre a Arte e a Indústria Cultural
title_full Práticas de Gestão Estratégica em Companhias de Dança do Brasil: entre a Arte e a Indústria Cultural
title_fullStr Práticas de Gestão Estratégica em Companhias de Dança do Brasil: entre a Arte e a Indústria Cultural
title_full_unstemmed Práticas de Gestão Estratégica em Companhias de Dança do Brasil: entre a Arte e a Indústria Cultural
title_sort Práticas de Gestão Estratégica em Companhias de Dança do Brasil: entre a Arte e a Indústria Cultural
author Almeida, Doris Dornelles de
author_facet Almeida, Doris Dornelles de
Hansen, Peter Bent
author_role author
author2 Hansen, Peter Bent
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Doris Dornelles de
Hansen, Peter Bent
dc.subject.por.fl_str_mv Companhias de Dança; Administração Estratégica; Sustentabilidade Financeira; Patrocínio; Filantropia.
Dance Companies; Strategic Management; Economic Sustainability; Sponsorship; Cultural Industry.
topic Companhias de Dança; Administração Estratégica; Sustentabilidade Financeira; Patrocínio; Filantropia.
Dance Companies; Strategic Management; Economic Sustainability; Sponsorship; Cultural Industry.
description Resumo: As Companhias de Dança alternam ações de gestão estratégicas, como o patrocínio e a filantropia, com objetivo de buscar sua sustentabilidade financeira. Este artigo retrata como se dão as relações de patrocínio e filantropia destas organizações artísticas, no atual contexto brasileiro. Assim, surgiu a questão: quais as principais práticas de gestão estratégica utilizadas pelas companhias de dança na busca da sua sustentabilidade financeira? O embasamento teórico associou as premissas constantes sobre patrocínio, planejamento estratégico, criação e implementação de estratégias criativas e independência financeira em companhias de dança em diversos países. Verificou-se empiricamente estas relações através de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. Os dados foram coletados por meio entrevistas aplicadas à administração de sete Companhias de Dança em: Goiânia (1), Rio Grande do Sul (3), Paraná (1), Rio de Janeiro (1) e São Paulo (1). Tal coleta de dados identificou algumas das principais práticas de gestão estratégica, caracterizando a relação de gestão entre companhias de dança e os patrocinadores no contexto brasileiro, como: (i) as companhias não acreditam que devem dar prioridade aos desejos do público acima das necessidades artísticas; (ii) elas rejeitam as práticas de gestão que envolvam segmentar o público e direcionar esforços a cada segmento separadamente; (iii) elas não consideram competir com outras organizações culturais; (iv) elas consideram que o público e patrocinadores devem possuir influência limitada na gestão das companhias de dança; (v) elas apresentam resistência à aplicação de técnicas de marketing; e; (vi) elas consideram relevante o planejamento de gestão estratégica, sendo que poucas o praticam. DOI:10.5585/riae.v12i3.1863
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15311
10.5585/ijsm.v12i3.1863
url https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15311
identifier_str_mv 10.5585/ijsm.v12i3.1863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15311/7489
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 12, No 3 (2013): July/September; 125-150
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 12, No 3 (2013): July/September; 125-150
2176-0756
reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron:RIEOEI
instname_str Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron_str RIEOEI
institution RIEOEI
reponame_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
collection Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
repository.mail.fl_str_mv ||bennycosta@yahoo.com.br
_version_ 1799138725892980736