Controle do Capital Intelectual: Um Modelo Aplicado à Gestão dos Ativos do Conhecimento
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15292 |
Resumo: | A gestão do conhecimento (GC) e o capital intelectual (CI) têm sido temas de grande relevância no meio acadêmico e empresarial. A literatura sugere que há lacunas de pesquisa que precisam ser mais bem compreendidas decorrentes das dificuldades encontradas por pesquisadores e empresas em gerenciar, medir e controlar os ativos ditos intangíveis de uma organização. A pesquisa descrita neste artigo teve como objetivo propor um modelo teórico-conceitual para colaborar no controle do CI e na GC. Com este propósito, foi discutido o desenho do sistema de controle gerencial (SCG) e foram analisados os estudos anteriores que apoiaram a proposição do modelo em questão. Os resultados obtidos ampliam o conhecimento sobre o assunto e ajudam a preencher aquela lacuna de pesquisa, mostrando que: (1) um desenho adequado do SCG pode contribuir para a externalização de parte do conhecimento tácito, transformando-o em conhecimento explícito através de aculturação dos membros da empresa; (2) a cultura organizacional ajuda a sistematizar e disseminar o conhecimento na empresa; (3) o controle cultural pode ajudar a integrar os conhecimentos, gerenciá-lo e transformá-lo em CI; e (4) o SCG tanto pode colaborar no processo de socialização dos conhecimentos individuais como para a institucionalização do conhecimento coletivo com o objetivo de criar valor para as empresas. DOI:10.5585/riae.v12i2.1912 |
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Controle do Capital Intelectual: Um Modelo Aplicado à Gestão dos Ativos do ConhecimentoIntellectual Capital Control: A Model Applied to the Management of Knowledge AssetsEstratégia Competitiva; Gestão do Conhecimento; Capital Intelectual; Cultura Organizacional; Sistema de Controle Gerencial.Competitive Strategy; Knowledge Management; Intellectual Capital; Organizational Culture; Management Control System.A gestão do conhecimento (GC) e o capital intelectual (CI) têm sido temas de grande relevância no meio acadêmico e empresarial. A literatura sugere que há lacunas de pesquisa que precisam ser mais bem compreendidas decorrentes das dificuldades encontradas por pesquisadores e empresas em gerenciar, medir e controlar os ativos ditos intangíveis de uma organização. A pesquisa descrita neste artigo teve como objetivo propor um modelo teórico-conceitual para colaborar no controle do CI e na GC. Com este propósito, foi discutido o desenho do sistema de controle gerencial (SCG) e foram analisados os estudos anteriores que apoiaram a proposição do modelo em questão. Os resultados obtidos ampliam o conhecimento sobre o assunto e ajudam a preencher aquela lacuna de pesquisa, mostrando que: (1) um desenho adequado do SCG pode contribuir para a externalização de parte do conhecimento tácito, transformando-o em conhecimento explícito através de aculturação dos membros da empresa; (2) a cultura organizacional ajuda a sistematizar e disseminar o conhecimento na empresa; (3) o controle cultural pode ajudar a integrar os conhecimentos, gerenciá-lo e transformá-lo em CI; e (4) o SCG tanto pode colaborar no processo de socialização dos conhecimentos individuais como para a institucionalização do conhecimento coletivo com o objetivo de criar valor para as empresas. DOI:10.5585/riae.v12i2.1912The knowledge management (KM) and intellectual capital (IC) have been topics of great relevance in academia and business. However, the literature suggests that there is a research gap that need to be better understood deriving from the difficulties encountered by researchers and companies in manage, measure and control the intangible assets. The purpose of this article is to propose a theoretical-conceptual model to support the development of a control system to IC and KM. Accordingly it is discussed the design of the management control system (MCS) and previous studies that supports the proposed model are analyzed. The study expands the understanding on the focal topic and helps to fill that research gap, showing that: (1) an adequate design of the MCS can contribute to the externalizing of part of the tacit knowledge, transforming it into explicit knowledge through acculturation of the members of the company; (2) the organizational culture helps to systematize and disseminate knowledge in the company; (3) the cultural control can help to integrate the knowledge, manage it and turn it into IC; and (4) the MCS can collaborate in the individual knowledge socialization process and in the collective knowledge institutionalization aiming to create value for companies.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1529210.5585/ijsm.v12i2.1912Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 12, No 2 (2013): April/June; 195-227Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 12, No 2 (2013): April/June; 195-2272176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15292/7477Copyright (c) 2013 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJordão, Ricardo Vinícius DiasCasas Novas, Jorge Luís Pedreira Murteira Marquesde Souza, Antônio ArturNeves, Jorge Tadeu de Ramos2021-02-22T18:57:26Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15292Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2021-02-22T18:57:26Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
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