Práticas de compartilhamento de conhecimento em comunidades de prática multialocadas: uma revisão integrativa.
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/13913 |
Resumo: | Objetivo do estudo: Compreender as práticas de compartilhamento de conhecimento utilizadas em comunidades de prática que têm pontos de contato espalhados geograficamente. Tais comunidades, denominadas de “Comunidades de Prática (CoPs) Multialocadas”, precisam se valer de práticas diferenciadas para compartilhar seu conhecimento.Metodologia/abordagem: Realizou-se uma revisão integrativa, com consulta às bases de dados Scopus, Web of Science e SciELO, com análise temática dos artigos revisados.Originalidade/Relevância: As CoPs intraorganizacionais e suas iniciativas de compartilhamento de conhecimento têm sido amplamente discutidas na literatura. No entanto, CoPs multialocadas e suas práticas de compartilhamento de conhecimento ainda são pouco estudadas. Principais resultados: Foram identificadas e discutidas quatro dimensões de práticas de compartilhamento de conhecimento: 1) “Lugar integrador”, 2) “De tomadores a compartilhadores de conhecimento”, 3) “Promoção de conexões” e 4) “Implantação e sustentação”. Contribuições: O artigo tem contribuições em duas linhas principais: 1) as dimensões identificadas podem oferecer subsídios para a análise de processos de compartilhamento de conhecimento em comunidades de prática desta natureza e 2) as práticas apresentadas podem colaborar com a qualificação e enriquecimento de projetos de compartilhamento de conhecimento em CoPs multialocadas em formação ou já existentes.Conclusão: Não há um conjunto padrão de práticas de compartilhamento de conhecimento em CoPs multialocadas. O denominador comum é que a escolha de tais práticas deve levar em consideração os objetivos da comunidade, as características de seus membros, a natureza do conteúdo a ser compartilhado, os canais de compartilhamento de conhecimento e também os recursos disponíveis. |
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Práticas de compartilhamento de conhecimento em comunidades de prática multialocadas: uma revisão integrativa.Knowledge sharing practices in multi-allocated communities of practice: an integrative reviewPrácticas de intercambio de conocimientos en comunidades de práctica con múltiples asignaciones: una revisión integradoraGestão do conhecimento; Aprendizagem organizacionalGestão do conhecimento; Comunidades de prática; Comunidades de prática multialocadas; Comunidades de conhecimento; Práticas de compartilhamento de conhecimento.Knowledge management; Communities of practice; Multi allocated communities of practice; Knowledge communities; Knowledge sharing practices.Gestión del conocimiento; Comunidades de práctica; Comunidades de práctica con múltiples asignaciones; Comunidades de conocimiento; Prácticas de intercambio de conocimientos.Objetivo do estudo: Compreender as práticas de compartilhamento de conhecimento utilizadas em comunidades de prática que têm pontos de contato espalhados geograficamente. Tais comunidades, denominadas de “Comunidades de Prática (CoPs) Multialocadas”, precisam se valer de práticas diferenciadas para compartilhar seu conhecimento.Metodologia/abordagem: Realizou-se uma revisão integrativa, com consulta às bases de dados Scopus, Web of Science e SciELO, com análise temática dos artigos revisados.Originalidade/Relevância: As CoPs intraorganizacionais e suas iniciativas de compartilhamento de conhecimento têm sido amplamente discutidas na literatura. No entanto, CoPs multialocadas e suas práticas de compartilhamento de conhecimento ainda são pouco estudadas. Principais resultados: Foram identificadas e discutidas quatro dimensões de práticas de compartilhamento de conhecimento: 1) “Lugar integrador”, 2) “De tomadores a compartilhadores de conhecimento”, 3) “Promoção de conexões” e 4) “Implantação e sustentação”. Contribuições: O artigo tem contribuições em duas linhas principais: 1) as dimensões identificadas podem oferecer subsídios para a análise de processos de compartilhamento de conhecimento em comunidades de prática desta natureza e 2) as práticas apresentadas podem colaborar com a qualificação e enriquecimento de projetos de compartilhamento de conhecimento em CoPs multialocadas em formação ou já existentes.Conclusão: Não há um conjunto padrão de práticas de compartilhamento de conhecimento em CoPs multialocadas. O denominador comum é que a escolha de tais práticas deve levar em consideração os objetivos da comunidade, as características de seus membros, a natureza do conteúdo a ser compartilhado, os canais de compartilhamento de conhecimento e também os recursos disponíveis.Purpose: The purpose of this paper is to understand knowledge sharing practices used by communities of practice which have their points of contact spread geographically. These communities, denominated “multi-allocated Communities of Practice” (CoPs), need to use specific practices to share their knowledge. Methodology: Integrative review of articles accessed at the databases: Scopus, Web of Science and SciELO. The articles were analyzed by means of thematic analysis.Originality: Intraorganizational CoPs and their knowledge sharing initiatives have been widely studied. However, multi-allocated CoPs and their knowledge sharing practices still lack study. Findings: Four dimensions of knowledge sharing practices were identified and discussed: "Integrative place", "From takers to knowledge sharers", "Promoting connections" and "Implementing and sustaining”.Contributions: This article presents contributions in two main aspects: 1) the dimensions which were identified can offer subsidies for the analysis of processes of knowledge sharing in communities of practice of this nature and 2) presented practices can collaborate with the qualification and enrichment of knowledge sharing practices in new or existing multi-allocated CoPs projects.Conclusions: There is no standard array of knowledge sharing practices in multi-allocated CoPs. The common denominator is that the choice of these practices must take in consideration the objectives of the community, it´s members´ characteristics, the nature of knowledge to be shared, as well as knowledge sharing channels and resources that are available.Objetivo: Comprender las prácticas de intercambio de conocimientos utilizadas en comunidades de práctica que tienen puntos de contacto distribuidos geográficamente. Estos comunidades, llamadas “Comunidades de práctica de asignación múltiple (CoPs)”, necesitan usar prácticas diferenciadas para compartir sus conocimientos.Metodología / enfoque: Se realizó una revisión integradora, consultando las bases de datos Scopus, Web of Science y SciELO, con análisis temático de los artículos revisados.Originalidad / relevancia: Las CoPs intraorganizacionales y sus iniciativas de intercambio de conocimientos han sido ampliamente discutidas en la literatura. Sin embargo, las CoPs asignadas de manera múltiple y sus prácticas de intercambio de conocimientos aún están poco estudiadas.Resultados principales: Se identificaron y discutieron cuatro dimensiones de las prácticas de intercambio de conocimientos: 1) “Lugar de integración”, 2) “De los prestatarios al intercambio de conocimientos”, 3) “Promoción de conexiones” y 4) “Implementación y apoyo”.Contribuciones: El artículo tiene contribuciones en dos líneas principales: 1) las dimensiones identificadas pueden ofrecer subsidios para el análisis de los procesos de intercambio de conocimientos en comunidades de práctica multi-asignadas; 2) las prácticas presentadas pueden colaborar con la calificación y el enriquecimiento de proyectos de intercambio de conocimientos en CoPs multi-asignadas existentes o en creación. Conclusión: No existe un conjunto estándar de prácticas de intercambio de conocimientos en CoPs con múltiples asignaciones. El denominador común es que la elección de tales prácticas debe tener en cuenta los objetivos de la comunidad, las características de sus miembros, la naturaleza del contenido que se compartirá, los canales para compartir el conocimiento y también los recursos disponibles.Universidade Nove de Julho - UNINOVEKaram-Koleski, Adriana VerissimoCunha, Cristiano José Castro de AlmeidaSilva, Solange Maria daCosta, Eduardo Moreira da2020-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1391310.5585/riae.v19i1.13913Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 19, No 1 (2020): Jan./Mar.; 104-127Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 19, No 1 (2020): Jan./Mar.; 104-1272176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/13913/8188https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/13913/13084Copyright (c) 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T23:20:29Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/13913Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2020-09-25T23:20:29Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
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