Compósitos poliméricos reforçados com fibras naturais da Amazônia fabricados por infusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Jean
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza,José Antônio, Fujiyama,Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matéria (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762015000400946
Resumo: RESUMO O desenvolvimento de compósitos reforçados com fibras naturais se alia à nova lógica do desenvolvimento sustentável e potencializa a produção de materiais ambientalmente corretos. A chave para tornar economicamente viável e ambientalmente favoráveis estes novos materiais passa pela adaptação de técnicas consagradas de fabricação de compósitos às propriedades peculiares e intrínsecas das fibras naturais, como o processo de infusão, que por se tratar de um processamento em molde fechado contribui para a redução das emissões de voláteis ao meio ambiente na etapa de fabricação. Neste trabalho estudaram-se como as principais variáveis do processo de infusão afetam as propriedades do compósito quando são utilizadas fibras naturais como reforço de uma matriz de poliéster insaturado. Produziram-se placas reforçadas com fibras de curauá, juta e palha da costa arranjadas na forma de fios alinhados ou tecido em estilo plano sob diferentes níveis de vácuo no processamento. A elevação do nível de vácuo altera a condição de compactação das fibras modificando sua porosidade, interface fibra/matriz e consequentemente as propriedades do compósito. Os compósitos foram caracterizados quanto à sua resistência à tração, módulo de elasticidade, impacto Charpy e porosidade. Os resultados mostraram que o processo de infusão possibilitou a fabricação de compósitos com até 45% de fração volumétrica de fibra, com porosidade em torno de 2% e excelente estabilidade dimensional. Verificou-se ainda que, no geral, a elevação do nível de vácuo alterou significativamente as condições de compactação dos reforços, alterando, a depender da estrutura da fibra utilizada, a eficiência da interface matriz/reforço.
id RLAM-1_701276619235d7dbb796548f794c55ac
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-70762015000400946
network_acronym_str RLAM-1
network_name_str Matéria (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Compósitos poliméricos reforçados com fibras naturais da Amazônia fabricados por infusãoinfusãocurauájutapalha da costaRESUMO O desenvolvimento de compósitos reforçados com fibras naturais se alia à nova lógica do desenvolvimento sustentável e potencializa a produção de materiais ambientalmente corretos. A chave para tornar economicamente viável e ambientalmente favoráveis estes novos materiais passa pela adaptação de técnicas consagradas de fabricação de compósitos às propriedades peculiares e intrínsecas das fibras naturais, como o processo de infusão, que por se tratar de um processamento em molde fechado contribui para a redução das emissões de voláteis ao meio ambiente na etapa de fabricação. Neste trabalho estudaram-se como as principais variáveis do processo de infusão afetam as propriedades do compósito quando são utilizadas fibras naturais como reforço de uma matriz de poliéster insaturado. Produziram-se placas reforçadas com fibras de curauá, juta e palha da costa arranjadas na forma de fios alinhados ou tecido em estilo plano sob diferentes níveis de vácuo no processamento. A elevação do nível de vácuo altera a condição de compactação das fibras modificando sua porosidade, interface fibra/matriz e consequentemente as propriedades do compósito. Os compósitos foram caracterizados quanto à sua resistência à tração, módulo de elasticidade, impacto Charpy e porosidade. Os resultados mostraram que o processo de infusão possibilitou a fabricação de compósitos com até 45% de fração volumétrica de fibra, com porosidade em torno de 2% e excelente estabilidade dimensional. Verificou-se ainda que, no geral, a elevação do nível de vácuo alterou significativamente as condições de compactação dos reforços, alterando, a depender da estrutura da fibra utilizada, a eficiência da interface matriz/reforço.Laboratório de Hidrogênio, Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiroem cooperação com a Associação Brasileira do Hidrogênio, ABH22015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762015000400946Matéria (Rio de Janeiro) v.20 n.4 2015reponame:Matéria (Rio de Janeiro. Online)instname:Matéria (Rio de Janeiro. Online)instacron:RLAM10.1590/S1517-707620150004.0099info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,JeanSouza,José AntônioFujiyama,Robertopor2015-12-17T00:00:00Zoai:scielo:S1517-70762015000400946Revistahttp://www.materia.coppe.ufrj.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||materia@labh2.coppe.ufrj.br1517-70761517-7076opendoar:2015-12-17T00:00Matéria (Rio de Janeiro. Online) - Matéria (Rio de Janeiro. Online)false
dc.title.none.fl_str_mv Compósitos poliméricos reforçados com fibras naturais da Amazônia fabricados por infusão
title Compósitos poliméricos reforçados com fibras naturais da Amazônia fabricados por infusão
spellingShingle Compósitos poliméricos reforçados com fibras naturais da Amazônia fabricados por infusão
Rodrigues,Jean
infusão
curauá
juta
palha da costa
title_short Compósitos poliméricos reforçados com fibras naturais da Amazônia fabricados por infusão
title_full Compósitos poliméricos reforçados com fibras naturais da Amazônia fabricados por infusão
title_fullStr Compósitos poliméricos reforçados com fibras naturais da Amazônia fabricados por infusão
title_full_unstemmed Compósitos poliméricos reforçados com fibras naturais da Amazônia fabricados por infusão
title_sort Compósitos poliméricos reforçados com fibras naturais da Amazônia fabricados por infusão
author Rodrigues,Jean
author_facet Rodrigues,Jean
Souza,José Antônio
Fujiyama,Roberto
author_role author
author2 Souza,José Antônio
Fujiyama,Roberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,Jean
Souza,José Antônio
Fujiyama,Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv infusão
curauá
juta
palha da costa
topic infusão
curauá
juta
palha da costa
description RESUMO O desenvolvimento de compósitos reforçados com fibras naturais se alia à nova lógica do desenvolvimento sustentável e potencializa a produção de materiais ambientalmente corretos. A chave para tornar economicamente viável e ambientalmente favoráveis estes novos materiais passa pela adaptação de técnicas consagradas de fabricação de compósitos às propriedades peculiares e intrínsecas das fibras naturais, como o processo de infusão, que por se tratar de um processamento em molde fechado contribui para a redução das emissões de voláteis ao meio ambiente na etapa de fabricação. Neste trabalho estudaram-se como as principais variáveis do processo de infusão afetam as propriedades do compósito quando são utilizadas fibras naturais como reforço de uma matriz de poliéster insaturado. Produziram-se placas reforçadas com fibras de curauá, juta e palha da costa arranjadas na forma de fios alinhados ou tecido em estilo plano sob diferentes níveis de vácuo no processamento. A elevação do nível de vácuo altera a condição de compactação das fibras modificando sua porosidade, interface fibra/matriz e consequentemente as propriedades do compósito. Os compósitos foram caracterizados quanto à sua resistência à tração, módulo de elasticidade, impacto Charpy e porosidade. Os resultados mostraram que o processo de infusão possibilitou a fabricação de compósitos com até 45% de fração volumétrica de fibra, com porosidade em torno de 2% e excelente estabilidade dimensional. Verificou-se ainda que, no geral, a elevação do nível de vácuo alterou significativamente as condições de compactação dos reforços, alterando, a depender da estrutura da fibra utilizada, a eficiência da interface matriz/reforço.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762015000400946
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762015000400946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1517-707620150004.0099
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Laboratório de Hidrogênio, Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiro
em cooperação com a Associação Brasileira do Hidrogênio, ABH2
publisher.none.fl_str_mv Laboratório de Hidrogênio, Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiro
em cooperação com a Associação Brasileira do Hidrogênio, ABH2
dc.source.none.fl_str_mv Matéria (Rio de Janeiro) v.20 n.4 2015
reponame:Matéria (Rio de Janeiro. Online)
instname:Matéria (Rio de Janeiro. Online)
instacron:RLAM
instname_str Matéria (Rio de Janeiro. Online)
instacron_str RLAM
institution RLAM
reponame_str Matéria (Rio de Janeiro. Online)
collection Matéria (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Matéria (Rio de Janeiro. Online) - Matéria (Rio de Janeiro. Online)
repository.mail.fl_str_mv ||materia@labh2.coppe.ufrj.br
_version_ 1752126688895959040