Cinelândia: o cinema no primeiro ano da revista O Cruzeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional RUBI |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11997/842 |
Resumo: | Luzes, máquinas que voam, que falam, prédios altos numa metrópole do futuro desenhando o que seria o ano de 2026. O emblema do filme Metropolis (1926), do cineasta alemão Fritz Lang, é a modernidade no cinema. O cartaz com tipologia futurista apontando com setas em todas as direções dá o tom daquele que se tornou o filme fundador do gênero de ficção: cada vez mais máquinas, mais sofisticadas, mais modernas. É Futura, o robô-mulher, clone da personagem Maria, que vai salvar os oprimidos de uma sociedade dividida entre os ricos – que moram na cidade alta, rica e branca – e a massa de operários, que se esconde nos subterrâneos da cidade baixa, onde ficam as máquinas que geram a energia para os mais abastados. |
id |
RUBI-1_94422ae5aaf466e937cf263e814221ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rubi.casaruibarbosa.gov.br:20.500.11997/842 |
network_acronym_str |
RUBI-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional RUBI |
repository_id_str |
4327 |
spelling |
Cinelândia: o cinema no primeiro ano da revista O CruzeiroCinema brasileiroCinelândia - (Rio de Janeiro, RJ)Revista O CruzeiroLuzes, máquinas que voam, que falam, prédios altos numa metrópole do futuro desenhando o que seria o ano de 2026. O emblema do filme Metropolis (1926), do cineasta alemão Fritz Lang, é a modernidade no cinema. O cartaz com tipologia futurista apontando com setas em todas as direções dá o tom daquele que se tornou o filme fundador do gênero de ficção: cada vez mais máquinas, mais sofisticadas, mais modernas. É Futura, o robô-mulher, clone da personagem Maria, que vai salvar os oprimidos de uma sociedade dividida entre os ricos – que moram na cidade alta, rica e branca – e a massa de operários, que se esconde nos subterrâneos da cidade baixa, onde ficam as máquinas que geram a energia para os mais abastados.Rio de Janeiro: ECO-Pós, 20052015-11-16T14:07:57Z2015-11-16T14:07:57Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleROUCHOU, Joëlle. Cinelândia: o cinema no primeiro ano da revista O Cruzeiro. Revista ECO-Pós, [S.l.], v. 8, n. 2, Abr. 2005http://hdl.handle.net/20.500.11997/842Rouchou, Joëlle RachelRouchou, Joëlleporreponame:Repositório Institucional RUBIinstname:Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)instacron:RUBIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T13:25:18Zoai:rubi.casaruibarbosa.gov.br:20.500.11997/842Repositório Institucionalhttp://rubi.casaruibarbosa.gov.br/PRIhttps://rubi.casaruibarbosa.gov.br/oai/requestcarolina.sena@rb.gov.bropendoar:43272018-04-30T13:25:18Repositório Institucional RUBI - Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cinelândia: o cinema no primeiro ano da revista O Cruzeiro |
title |
Cinelândia: o cinema no primeiro ano da revista O Cruzeiro |
spellingShingle |
Cinelândia: o cinema no primeiro ano da revista O Cruzeiro Rouchou, Joëlle Cinema brasileiro Cinelândia - (Rio de Janeiro, RJ) Revista O Cruzeiro |
title_short |
Cinelândia: o cinema no primeiro ano da revista O Cruzeiro |
title_full |
Cinelândia: o cinema no primeiro ano da revista O Cruzeiro |
title_fullStr |
Cinelândia: o cinema no primeiro ano da revista O Cruzeiro |
title_full_unstemmed |
Cinelândia: o cinema no primeiro ano da revista O Cruzeiro |
title_sort |
Cinelândia: o cinema no primeiro ano da revista O Cruzeiro |
author |
Rouchou, Joëlle |
author_facet |
Rouchou, Joëlle |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rouchou, Joëlle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema brasileiro Cinelândia - (Rio de Janeiro, RJ) Revista O Cruzeiro |
topic |
Cinema brasileiro Cinelândia - (Rio de Janeiro, RJ) Revista O Cruzeiro |
description |
Luzes, máquinas que voam, que falam, prédios altos numa metrópole do futuro desenhando o que seria o ano de 2026. O emblema do filme Metropolis (1926), do cineasta alemão Fritz Lang, é a modernidade no cinema. O cartaz com tipologia futurista apontando com setas em todas as direções dá o tom daquele que se tornou o filme fundador do gênero de ficção: cada vez mais máquinas, mais sofisticadas, mais modernas. É Futura, o robô-mulher, clone da personagem Maria, que vai salvar os oprimidos de uma sociedade dividida entre os ricos – que moram na cidade alta, rica e branca – e a massa de operários, que se esconde nos subterrâneos da cidade baixa, onde ficam as máquinas que geram a energia para os mais abastados. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2015-11-16T14:07:57Z 2015-11-16T14:07:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROUCHOU, Joëlle. Cinelândia: o cinema no primeiro ano da revista O Cruzeiro. Revista ECO-Pós, [S.l.], v. 8, n. 2, Abr. 2005 http://hdl.handle.net/20.500.11997/842 |
identifier_str_mv |
ROUCHOU, Joëlle. Cinelândia: o cinema no primeiro ano da revista O Cruzeiro. Revista ECO-Pós, [S.l.], v. 8, n. 2, Abr. 2005 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rouchou, Joëlle Rachel |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Rio de Janeiro: ECO-Pós, 2005 |
publisher.none.fl_str_mv |
Rio de Janeiro: ECO-Pós, 2005 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional RUBI instname:Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) instacron:RUBI |
instname_str |
Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) |
instacron_str |
RUBI |
institution |
RUBI |
reponame_str |
Repositório Institucional RUBI |
collection |
Repositório Institucional RUBI |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional RUBI - Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) |
repository.mail.fl_str_mv |
carolina.sena@rb.gov.br |
_version_ |
1814525655765745664 |