Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clauzen, Henrique de Morais
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
Texto Completo: https://tede.unisantos.br/handle/tede/182
Resumo: Trata-se de uma pesquisa-ação de cunho colaborativo, e teve como objetivo principal conhecer e compreender as dificuldades encontradas pelos professores de Química para a realização de aulas práticas em laboratório. O estudo orientou-se pela questão: Como os professores de Química, do Ensino Médio, de escolas públicas do estado de São Paulo, têm se apropriado da aula prática em laboratório? Como referenciais teóricos a investigação pautou-se, para a Pesquisa-ação, em Thiollent e Franco. Para a prática docente, em Sacristán, Franco, Ghedin e Pimenta. Os sujeitos foram professores de uma escola pública que se candidataram a participar do processo. A pesquisa-ação se desenvolveu por meio de encontros reflexivos com os professores de Química participantes e de ações destinadas à transformação/construção do espaço laboratório. A pesquisa caminhou na direção de uma perspectiva crítica, reflexiva e transformadora da prática docente pautada nos pressupostos da pesquisa-ação. Como resultado, foi possível perceber que o laboratório de Química apresenta-se como um recurso facilitador para o desenvolvimento das aulas de Química. No entanto, por si só não altera a prática docente. Nesse sentido, a pesquisa-ação empreendida contribuiu como um processo formativo e conscientizador da importância do aprendizado significativo de Química, incorporando o laboratório como espaço de teoria e prática.
id SANT_177a8b77ee70d24a423ab4a19dc5476a
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/182
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str 4713
spelling Franco, Maria Amélia do Rosário SantoroCPF:47595426804http://lattes.cnpq.br/3600560690195448Gilberto, Irene Jeanete LemosCPF:07090765849http://lattes.cnpq.br/4561982821271774CPF:05209241858http://lattes.cnpq.br/6716446568423121Clauzen, Henrique de Morais2015-02-04T21:22:35Z2011-05-052010-06-21CLAUZEN, Henrique de Morais. Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente. 2010. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.https://tede.unisantos.br/handle/tede/182Trata-se de uma pesquisa-ação de cunho colaborativo, e teve como objetivo principal conhecer e compreender as dificuldades encontradas pelos professores de Química para a realização de aulas práticas em laboratório. O estudo orientou-se pela questão: Como os professores de Química, do Ensino Médio, de escolas públicas do estado de São Paulo, têm se apropriado da aula prática em laboratório? Como referenciais teóricos a investigação pautou-se, para a Pesquisa-ação, em Thiollent e Franco. Para a prática docente, em Sacristán, Franco, Ghedin e Pimenta. Os sujeitos foram professores de uma escola pública que se candidataram a participar do processo. A pesquisa-ação se desenvolveu por meio de encontros reflexivos com os professores de Química participantes e de ações destinadas à transformação/construção do espaço laboratório. A pesquisa caminhou na direção de uma perspectiva crítica, reflexiva e transformadora da prática docente pautada nos pressupostos da pesquisa-ação. Como resultado, foi possível perceber que o laboratório de Química apresenta-se como um recurso facilitador para o desenvolvimento das aulas de Química. No entanto, por si só não altera a prática docente. Nesse sentido, a pesquisa-ação empreendida contribuiu como um processo formativo e conscientizador da importância do aprendizado significativo de Química, incorporando o laboratório como espaço de teoria e prática.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãopesquisa-açãolaboratório de Químicaprática docenteCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCompreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALAClauzen Revisao.pdfapplication/pdf6930635https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/182/1/AClauzen%20Revisao.pdfc2d35020fc6291fe65ab0402d5e89603MD51TEXTAClauzen Revisao.pdf.txtAClauzen Revisao.pdf.txtExtracted texttext/plain241193https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/182/2/AClauzen%20Revisao.pdf.txt6edca1730744882c0ca6c99d95f5096eMD52THUMBNAILAClauzen Revisao.pdf.jpgAClauzen Revisao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1264https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/182/3/AClauzen%20Revisao.pdf.jpg7d27b4db5233fc682c39032ff1378574MD53tede/1822021-10-04 18:23:47.0oai:tede.unisantos.br:tede/182Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:23:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente
title Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente
spellingShingle Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente
Clauzen, Henrique de Morais
pesquisa-ação
laboratório de Química
prática docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente
title_full Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente
title_fullStr Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente
title_full_unstemmed Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente
title_sort Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente
author Clauzen, Henrique de Morais
author_facet Clauzen, Henrique de Morais
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:47595426804
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3600560690195448
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gilberto, Irene Jeanete Lemos
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:07090765849
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4561982821271774
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:05209241858
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6716446568423121
dc.contributor.author.fl_str_mv Clauzen, Henrique de Morais
contributor_str_mv Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Gilberto, Irene Jeanete Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv pesquisa-ação
laboratório de Química
prática docente
topic pesquisa-ação
laboratório de Química
prática docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Trata-se de uma pesquisa-ação de cunho colaborativo, e teve como objetivo principal conhecer e compreender as dificuldades encontradas pelos professores de Química para a realização de aulas práticas em laboratório. O estudo orientou-se pela questão: Como os professores de Química, do Ensino Médio, de escolas públicas do estado de São Paulo, têm se apropriado da aula prática em laboratório? Como referenciais teóricos a investigação pautou-se, para a Pesquisa-ação, em Thiollent e Franco. Para a prática docente, em Sacristán, Franco, Ghedin e Pimenta. Os sujeitos foram professores de uma escola pública que se candidataram a participar do processo. A pesquisa-ação se desenvolveu por meio de encontros reflexivos com os professores de Química participantes e de ações destinadas à transformação/construção do espaço laboratório. A pesquisa caminhou na direção de uma perspectiva crítica, reflexiva e transformadora da prática docente pautada nos pressupostos da pesquisa-ação. Como resultado, foi possível perceber que o laboratório de Química apresenta-se como um recurso facilitador para o desenvolvimento das aulas de Química. No entanto, por si só não altera a prática docente. Nesse sentido, a pesquisa-ação empreendida contribuiu como um processo formativo e conscientizador da importância do aprendizado significativo de Química, incorporando o laboratório como espaço de teoria e prática.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-21
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:22:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CLAUZEN, Henrique de Morais. Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente. 2010. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/182
identifier_str_mv CLAUZEN, Henrique de Morais. Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente. 2010. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação e Formação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/182/1/AClauzen%20Revisao.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/182/2/AClauzen%20Revisao.pdf.txt
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/182/3/AClauzen%20Revisao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c2d35020fc6291fe65ab0402d5e89603
6edca1730744882c0ca6c99d95f5096e
7d27b4db5233fc682c39032ff1378574
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1801046588146057216