Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
Texto Completo: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/182 |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa-ação de cunho colaborativo, e teve como objetivo principal conhecer e compreender as dificuldades encontradas pelos professores de Química para a realização de aulas práticas em laboratório. O estudo orientou-se pela questão: Como os professores de Química, do Ensino Médio, de escolas públicas do estado de São Paulo, têm se apropriado da aula prática em laboratório? Como referenciais teóricos a investigação pautou-se, para a Pesquisa-ação, em Thiollent e Franco. Para a prática docente, em Sacristán, Franco, Ghedin e Pimenta. Os sujeitos foram professores de uma escola pública que se candidataram a participar do processo. A pesquisa-ação se desenvolveu por meio de encontros reflexivos com os professores de Química participantes e de ações destinadas à transformação/construção do espaço laboratório. A pesquisa caminhou na direção de uma perspectiva crítica, reflexiva e transformadora da prática docente pautada nos pressupostos da pesquisa-ação. Como resultado, foi possível perceber que o laboratório de Química apresenta-se como um recurso facilitador para o desenvolvimento das aulas de Química. No entanto, por si só não altera a prática docente. Nesse sentido, a pesquisa-ação empreendida contribuiu como um processo formativo e conscientizador da importância do aprendizado significativo de Química, incorporando o laboratório como espaço de teoria e prática. |
id |
SANT_177a8b77ee70d24a423ab4a19dc5476a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.unisantos.br:tede/182 |
network_acronym_str |
SANT |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
repository_id_str |
4713 |
spelling |
Franco, Maria Amélia do Rosário SantoroCPF:47595426804http://lattes.cnpq.br/3600560690195448Gilberto, Irene Jeanete LemosCPF:07090765849http://lattes.cnpq.br/4561982821271774CPF:05209241858http://lattes.cnpq.br/6716446568423121Clauzen, Henrique de Morais2015-02-04T21:22:35Z2011-05-052010-06-21CLAUZEN, Henrique de Morais. Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente. 2010. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.https://tede.unisantos.br/handle/tede/182Trata-se de uma pesquisa-ação de cunho colaborativo, e teve como objetivo principal conhecer e compreender as dificuldades encontradas pelos professores de Química para a realização de aulas práticas em laboratório. O estudo orientou-se pela questão: Como os professores de Química, do Ensino Médio, de escolas públicas do estado de São Paulo, têm se apropriado da aula prática em laboratório? Como referenciais teóricos a investigação pautou-se, para a Pesquisa-ação, em Thiollent e Franco. Para a prática docente, em Sacristán, Franco, Ghedin e Pimenta. Os sujeitos foram professores de uma escola pública que se candidataram a participar do processo. A pesquisa-ação se desenvolveu por meio de encontros reflexivos com os professores de Química participantes e de ações destinadas à transformação/construção do espaço laboratório. A pesquisa caminhou na direção de uma perspectiva crítica, reflexiva e transformadora da prática docente pautada nos pressupostos da pesquisa-ação. Como resultado, foi possível perceber que o laboratório de Química apresenta-se como um recurso facilitador para o desenvolvimento das aulas de Química. No entanto, por si só não altera a prática docente. Nesse sentido, a pesquisa-ação empreendida contribuiu como um processo formativo e conscientizador da importância do aprendizado significativo de Química, incorporando o laboratório como espaço de teoria e prática.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãopesquisa-açãolaboratório de Químicaprática docenteCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCompreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALAClauzen Revisao.pdfapplication/pdf6930635https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/182/1/AClauzen%20Revisao.pdfc2d35020fc6291fe65ab0402d5e89603MD51TEXTAClauzen Revisao.pdf.txtAClauzen Revisao.pdf.txtExtracted texttext/plain241193https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/182/2/AClauzen%20Revisao.pdf.txt6edca1730744882c0ca6c99d95f5096eMD52THUMBNAILAClauzen Revisao.pdf.jpgAClauzen Revisao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1264https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/182/3/AClauzen%20Revisao.pdf.jpg7d27b4db5233fc682c39032ff1378574MD53tede/1822021-10-04 18:23:47.0oai:tede.unisantos.br:tede/182Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:23:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente |
title |
Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente |
spellingShingle |
Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente Clauzen, Henrique de Morais pesquisa-ação laboratório de Química prática docente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente |
title_full |
Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente |
title_fullStr |
Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente |
title_full_unstemmed |
Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente |
title_sort |
Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente |
author |
Clauzen, Henrique de Morais |
author_facet |
Clauzen, Henrique de Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:47595426804 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3600560690195448 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gilberto, Irene Jeanete Lemos |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:07090765849 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4561982821271774 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:05209241858 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6716446568423121 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Clauzen, Henrique de Morais |
contributor_str_mv |
Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro Gilberto, Irene Jeanete Lemos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pesquisa-ação laboratório de Química prática docente |
topic |
pesquisa-ação laboratório de Química prática docente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Trata-se de uma pesquisa-ação de cunho colaborativo, e teve como objetivo principal conhecer e compreender as dificuldades encontradas pelos professores de Química para a realização de aulas práticas em laboratório. O estudo orientou-se pela questão: Como os professores de Química, do Ensino Médio, de escolas públicas do estado de São Paulo, têm se apropriado da aula prática em laboratório? Como referenciais teóricos a investigação pautou-se, para a Pesquisa-ação, em Thiollent e Franco. Para a prática docente, em Sacristán, Franco, Ghedin e Pimenta. Os sujeitos foram professores de uma escola pública que se candidataram a participar do processo. A pesquisa-ação se desenvolveu por meio de encontros reflexivos com os professores de Química participantes e de ações destinadas à transformação/construção do espaço laboratório. A pesquisa caminhou na direção de uma perspectiva crítica, reflexiva e transformadora da prática docente pautada nos pressupostos da pesquisa-ação. Como resultado, foi possível perceber que o laboratório de Química apresenta-se como um recurso facilitador para o desenvolvimento das aulas de Química. No entanto, por si só não altera a prática docente. Nesse sentido, a pesquisa-ação empreendida contribuiu como um processo formativo e conscientizador da importância do aprendizado significativo de Química, incorporando o laboratório como espaço de teoria e prática. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-06-21 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-05-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-04T21:22:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CLAUZEN, Henrique de Morais. Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente. 2010. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/182 |
identifier_str_mv |
CLAUZEN, Henrique de Morais. Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente. 2010. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010. |
url |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Católica de Santos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação e Formação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:UNISANTOS |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
UNISANTOS |
institution |
UNISANTOS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/182/1/AClauzen%20Revisao.pdf https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/182/2/AClauzen%20Revisao.pdf.txt https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/182/3/AClauzen%20Revisao.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c2d35020fc6291fe65ab0402d5e89603 6edca1730744882c0ca6c99d95f5096e 7d27b4db5233fc682c39032ff1378574 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br |
_version_ |
1801046588146057216 |