CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO EM BIOQUÍMICA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Bioquímica |
Texto Completo: | http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/30 |
Resumo: | A disciplina de Prática de Ensino do Programa de Pós-Graduação em CiênciasBiológicas: Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi instituída com oobjetivo principal de propiciar, aos alunos de pós-graduação bolsistas de Demanda Social daCAPES, a oportunidade de realizar o Estágio Obrigatório de Docência em disciplinas degraduação de caráter eletivo/facultativo ou obrigatório. O objetivo principal deste trabalhoconsistiu na avaliação do impacto do Estágio Docente sobre o ensino de graduação, por meioda análise de 30 projetos propostos e implementados pelos alunos de pós-graduação eentrevista dos professores responsáveis pela disciplina de graduação onde os projetos foramimplementados. Os resultados mostraram que 9 dos 30 projetos foram total ou parcialmenteincorporados às disciplinas de graduação onde foram aplicados, ou a outras disciplinas, sendoque um deles deu origem a uma nova disciplina. A maioria dos projetos centrou-se em novasabordagens experimentais, levando aos alunos de graduação a experiência obtida pelos pósgraduandosem suas pesquisas. Os resultados indicam que o estágio de docência, quandoexercido de forma criativa, além de auxiliar na formação do futuro docente, pode contribuirsignificativamente para a melhoria do ensino de graduação. |
id |
SBBQM-1_f27a8d5396bd78f8dd9bf187e6248dc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bioquimica.org.br:article/30 |
network_acronym_str |
SBBQM-1 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Bioquímica |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO EM BIOQUÍMICA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃOA disciplina de Prática de Ensino do Programa de Pós-Graduação em CiênciasBiológicas: Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi instituída com oobjetivo principal de propiciar, aos alunos de pós-graduação bolsistas de Demanda Social daCAPES, a oportunidade de realizar o Estágio Obrigatório de Docência em disciplinas degraduação de caráter eletivo/facultativo ou obrigatório. O objetivo principal deste trabalhoconsistiu na avaliação do impacto do Estágio Docente sobre o ensino de graduação, por meioda análise de 30 projetos propostos e implementados pelos alunos de pós-graduação eentrevista dos professores responsáveis pela disciplina de graduação onde os projetos foramimplementados. Os resultados mostraram que 9 dos 30 projetos foram total ou parcialmenteincorporados às disciplinas de graduação onde foram aplicados, ou a outras disciplinas, sendoque um deles deu origem a uma nova disciplina. A maioria dos projetos centrou-se em novasabordagens experimentais, levando aos alunos de graduação a experiência obtida pelos pósgraduandosem suas pesquisas. Os resultados indicam que o estágio de docência, quandoexercido de forma criativa, além de auxiliar na formação do futuro docente, pode contribuirsignificativamente para a melhoria do ensino de graduação.Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqd`Ávila, Paulo Gilberto SimõesWannmacher, MSc Clovis Milton Duval2007-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/3010.16923/reb.v5i1.30Revista de Ensino de Bioquímica; v. 5, n. 1 (2007): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 21-30Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 5, n. 1 (2007): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 21-30Journal of Biochemistry Education; v. 5, n. 1 (2007): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 21-30Revista de Ensino de Bioquímica; v. 5, n. 1 (2007): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 21-302318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/30/35http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/downloadSuppFile/30/1Direitos autorais 2007 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:18:02Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/30Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:18:02Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO EM BIOQUÍMICA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO |
title |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO EM BIOQUÍMICA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO EM BIOQUÍMICA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO d`Ávila, Paulo Gilberto Simões |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO EM BIOQUÍMICA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO EM BIOQUÍMICA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO EM BIOQUÍMICA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO EM BIOQUÍMICA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO EM BIOQUÍMICA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO |
author |
d`Ávila, Paulo Gilberto Simões |
author_facet |
d`Ávila, Paulo Gilberto Simões Wannmacher, MSc Clovis Milton Duval |
author_role |
author |
author2 |
Wannmacher, MSc Clovis Milton Duval |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
d`Ávila, Paulo Gilberto Simões Wannmacher, MSc Clovis Milton Duval |
description |
A disciplina de Prática de Ensino do Programa de Pós-Graduação em CiênciasBiológicas: Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi instituída com oobjetivo principal de propiciar, aos alunos de pós-graduação bolsistas de Demanda Social daCAPES, a oportunidade de realizar o Estágio Obrigatório de Docência em disciplinas degraduação de caráter eletivo/facultativo ou obrigatório. O objetivo principal deste trabalhoconsistiu na avaliação do impacto do Estágio Docente sobre o ensino de graduação, por meioda análise de 30 projetos propostos e implementados pelos alunos de pós-graduação eentrevista dos professores responsáveis pela disciplina de graduação onde os projetos foramimplementados. Os resultados mostraram que 9 dos 30 projetos foram total ou parcialmenteincorporados às disciplinas de graduação onde foram aplicados, ou a outras disciplinas, sendoque um deles deu origem a uma nova disciplina. A maioria dos projetos centrou-se em novasabordagens experimentais, levando aos alunos de graduação a experiência obtida pelos pósgraduandosem suas pesquisas. Os resultados indicam que o estágio de docência, quandoexercido de forma criativa, além de auxiliar na formação do futuro docente, pode contribuirsignificativamente para a melhoria do ensino de graduação. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-05-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/30 10.16923/reb.v5i1.30 |
url |
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/30 |
identifier_str_mv |
10.16923/reb.v5i1.30 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/30/35 http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/downloadSuppFile/30/1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2007 Revista de Ensino de Bioquímica http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2007 Revista de Ensino de Bioquímica http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Bioquímica; v. 5, n. 1 (2007): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 21-30 Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 5, n. 1 (2007): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 21-30 Journal of Biochemistry Education; v. 5, n. 1 (2007): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 21-30 Revista de Ensino de Bioquímica; v. 5, n. 1 (2007): RBEBBM (Cessou em 2012. Cont. ISSN 2318-8790 Revista de Ensino de Bioquímica); 21-30 2318-8790 reponame:Revista de Ensino de Bioquímica instname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) instacron:SBBQM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) |
instacron_str |
SBBQM |
institution |
SBBQM |
reponame_str |
Revista de Ensino de Bioquímica |
collection |
Revista de Ensino de Bioquímica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com |
_version_ |
1752126676716748800 |