Perfil nutricional e cardiovascular de ratos normotensos e hipertensos sob dieta hiperlipídica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Júnior,Silvio A.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Okoshi,Katashi, Lima-Leopoldo,Ana Paula, Leopoldo,André S., Campos,Dijon H.S., Martinez,Paula F., Okoshi,Marina P., Padovani,Carlos R., Pai-Silva,Maeli Dal, Cicogna,Antonio C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2009001100014
Resumo: FUNDAMENTO: Embora dietas hiperlipídicas (DH) promovam distúrbios nutricionais e cardíacos, poucos estudos avaliaram sua influência em ratos normotensos Wistar-Kyoto (WKY) e espontaneamente hipertensos (SHR). OBJETIVO: Avaliar e comparar o perfil nutricional e cardiovascular de WKY e SHR tratados com DH. MÉTODOS: 20 WKY e 20 SHR foram distribuídos em quatro grupos: WKY-controle (WKY-C), WKY-DH, SHR-controle (SHR- C) e SHR-DH. Os grupos C e DH receberam, respectivamente, dieta normocalórica e DH durante 20 semanas. Foram avaliados: peso corporal (PC), adiposidade, glicemia, lípides séricos, com dosagens de colesterol total e triacilglicerol, insulina e leptina. O estudo cardiovascular contemplou a pressão arterial sistólica (PAS), avaliação cardiopulmonar anatômica, ecocardiograma e histologia cardíaca. RESULTADOS: Os SHRs apresentaram menor PC, adiposidade, glicose, colesterol, triacilglicerol, leptina e insulina, quando comparados aos WKYs. Nos SHR, a ingestão calórica aumentou com a DH. Já nos WKYs, a DH elevou a eficiência energética, a adiposidade e a leptina e reduziu a glicemia. Na avaliação cardiovascular, os SHR apresentaram maior PAS, umidade pulmonar, hipertrofia e fibrose intersticial miocárdica em relação aos WKYs (p<0,01); mas a função cardíaca foi similar entre as cepas. A DH reduziu o diâmetro sistólico ventricular nos WKY e acentuou a relação E/A mitral, as espessuras diastólicas do septo interventricular e da parede posterior bem como a fibrose intersticial do ventrículo esquerdo. CONCLUSÃO: Embora não tenha afetado significativamente o perfil nutricional dos SHRs, o tratamento acentuou a remodelação cardíaca e precipitou o aparecimento de disfunção diastólica ventricular. Nos WKY, a dieta aumentou a adiposidade e a leptinemia, e promoveu modificações cardiovasculares não significantes.
id SBC-1_a9dcbbd319f5ae30ef6dea6fa4c9093f
oai_identifier_str oai:scielo:S0066-782X2009001100014
network_acronym_str SBC-1
network_name_str Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
repository_id_str
spelling Perfil nutricional e cardiovascular de ratos normotensos e hipertensos sob dieta hiperlipídicaDietahiperlipidemiasratosremodelação ventricularhipertensãoFUNDAMENTO: Embora dietas hiperlipídicas (DH) promovam distúrbios nutricionais e cardíacos, poucos estudos avaliaram sua influência em ratos normotensos Wistar-Kyoto (WKY) e espontaneamente hipertensos (SHR). OBJETIVO: Avaliar e comparar o perfil nutricional e cardiovascular de WKY e SHR tratados com DH. MÉTODOS: 20 WKY e 20 SHR foram distribuídos em quatro grupos: WKY-controle (WKY-C), WKY-DH, SHR-controle (SHR- C) e SHR-DH. Os grupos C e DH receberam, respectivamente, dieta normocalórica e DH durante 20 semanas. Foram avaliados: peso corporal (PC), adiposidade, glicemia, lípides séricos, com dosagens de colesterol total e triacilglicerol, insulina e leptina. O estudo cardiovascular contemplou a pressão arterial sistólica (PAS), avaliação cardiopulmonar anatômica, ecocardiograma e histologia cardíaca. RESULTADOS: Os SHRs apresentaram menor PC, adiposidade, glicose, colesterol, triacilglicerol, leptina e insulina, quando comparados aos WKYs. Nos SHR, a ingestão calórica aumentou com a DH. Já nos WKYs, a DH elevou a eficiência energética, a adiposidade e a leptina e reduziu a glicemia. Na avaliação cardiovascular, os SHR apresentaram maior PAS, umidade pulmonar, hipertrofia e fibrose intersticial miocárdica em relação aos WKYs (p<0,01); mas a função cardíaca foi similar entre as cepas. A DH reduziu o diâmetro sistólico ventricular nos WKY e acentuou a relação E/A mitral, as espessuras diastólicas do septo interventricular e da parede posterior bem como a fibrose intersticial do ventrículo esquerdo. CONCLUSÃO: Embora não tenha afetado significativamente o perfil nutricional dos SHRs, o tratamento acentuou a remodelação cardíaca e precipitou o aparecimento de disfunção diastólica ventricular. Nos WKY, a dieta aumentou a adiposidade e a leptinemia, e promoveu modificações cardiovasculares não significantes.Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC2009-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2009001100014Arquivos Brasileiros de Cardiologia v.93 n.5 2009reponame:Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)instacron:SBC10.1590/S0066-782X2009001100014info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Júnior,Silvio A.Okoshi,KatashiLima-Leopoldo,Ana PaulaLeopoldo,André S.Campos,Dijon H.S.Martinez,Paula F.Okoshi,Marina P.Padovani,Carlos R.Pai-Silva,Maeli DalCicogna,Antonio C.por2010-01-11T00:00:00Zoai:scielo:S0066-782X2009001100014Revistahttp://www.arquivosonline.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||arquivos@cardiol.br1678-41700066-782Xopendoar:2010-01-11T00:00Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil nutricional e cardiovascular de ratos normotensos e hipertensos sob dieta hiperlipídica
title Perfil nutricional e cardiovascular de ratos normotensos e hipertensos sob dieta hiperlipídica
spellingShingle Perfil nutricional e cardiovascular de ratos normotensos e hipertensos sob dieta hiperlipídica
Oliveira Júnior,Silvio A.
Dieta
hiperlipidemias
ratos
remodelação ventricular
hipertensão
title_short Perfil nutricional e cardiovascular de ratos normotensos e hipertensos sob dieta hiperlipídica
title_full Perfil nutricional e cardiovascular de ratos normotensos e hipertensos sob dieta hiperlipídica
title_fullStr Perfil nutricional e cardiovascular de ratos normotensos e hipertensos sob dieta hiperlipídica
title_full_unstemmed Perfil nutricional e cardiovascular de ratos normotensos e hipertensos sob dieta hiperlipídica
title_sort Perfil nutricional e cardiovascular de ratos normotensos e hipertensos sob dieta hiperlipídica
author Oliveira Júnior,Silvio A.
author_facet Oliveira Júnior,Silvio A.
Okoshi,Katashi
Lima-Leopoldo,Ana Paula
Leopoldo,André S.
Campos,Dijon H.S.
Martinez,Paula F.
Okoshi,Marina P.
Padovani,Carlos R.
Pai-Silva,Maeli Dal
Cicogna,Antonio C.
author_role author
author2 Okoshi,Katashi
Lima-Leopoldo,Ana Paula
Leopoldo,André S.
Campos,Dijon H.S.
Martinez,Paula F.
Okoshi,Marina P.
Padovani,Carlos R.
Pai-Silva,Maeli Dal
Cicogna,Antonio C.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Júnior,Silvio A.
Okoshi,Katashi
Lima-Leopoldo,Ana Paula
Leopoldo,André S.
Campos,Dijon H.S.
Martinez,Paula F.
Okoshi,Marina P.
Padovani,Carlos R.
Pai-Silva,Maeli Dal
Cicogna,Antonio C.
dc.subject.por.fl_str_mv Dieta
hiperlipidemias
ratos
remodelação ventricular
hipertensão
topic Dieta
hiperlipidemias
ratos
remodelação ventricular
hipertensão
description FUNDAMENTO: Embora dietas hiperlipídicas (DH) promovam distúrbios nutricionais e cardíacos, poucos estudos avaliaram sua influência em ratos normotensos Wistar-Kyoto (WKY) e espontaneamente hipertensos (SHR). OBJETIVO: Avaliar e comparar o perfil nutricional e cardiovascular de WKY e SHR tratados com DH. MÉTODOS: 20 WKY e 20 SHR foram distribuídos em quatro grupos: WKY-controle (WKY-C), WKY-DH, SHR-controle (SHR- C) e SHR-DH. Os grupos C e DH receberam, respectivamente, dieta normocalórica e DH durante 20 semanas. Foram avaliados: peso corporal (PC), adiposidade, glicemia, lípides séricos, com dosagens de colesterol total e triacilglicerol, insulina e leptina. O estudo cardiovascular contemplou a pressão arterial sistólica (PAS), avaliação cardiopulmonar anatômica, ecocardiograma e histologia cardíaca. RESULTADOS: Os SHRs apresentaram menor PC, adiposidade, glicose, colesterol, triacilglicerol, leptina e insulina, quando comparados aos WKYs. Nos SHR, a ingestão calórica aumentou com a DH. Já nos WKYs, a DH elevou a eficiência energética, a adiposidade e a leptina e reduziu a glicemia. Na avaliação cardiovascular, os SHR apresentaram maior PAS, umidade pulmonar, hipertrofia e fibrose intersticial miocárdica em relação aos WKYs (p<0,01); mas a função cardíaca foi similar entre as cepas. A DH reduziu o diâmetro sistólico ventricular nos WKY e acentuou a relação E/A mitral, as espessuras diastólicas do septo interventricular e da parede posterior bem como a fibrose intersticial do ventrículo esquerdo. CONCLUSÃO: Embora não tenha afetado significativamente o perfil nutricional dos SHRs, o tratamento acentuou a remodelação cardíaca e precipitou o aparecimento de disfunção diastólica ventricular. Nos WKY, a dieta aumentou a adiposidade e a leptinemia, e promoveu modificações cardiovasculares não significantes.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2009001100014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2009001100014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0066-782X2009001100014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Cardiologia v.93 n.5 2009
reponame:Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
instacron:SBC
instname_str Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
instacron_str SBC
institution SBC
reponame_str Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
collection Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
repository.mail.fl_str_mv ||arquivos@cardiol.br
_version_ 1752126557490511872