Nova técnica: operação de Norwood com perfusão regional cerebral e coronariana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furlanetto,Gláucio
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Furlanetto,Beatriz H. S., Henriques,Sandra S, Kapins,Carlos Eduardo B., Lopes,Lílian M., Olmos,Mario Carlos C., Cristóvão,Salvador André B., Medeiros,Patrícia M. V. P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382009000500004
Resumo: OBJETIVO: Avaliar o resultado imediato da operação de Norwood modificado com nova técnica de perfusão regional cerebral (PRCeA) anterógrada associado a perfusão regional coronariana (PRCoR) retrógrada em substituição à parada circulatória total com hipotermia profunda em crianças portadoras da Síndrome da Hipoplasia do Coração Esquerdo (SHCE) com aorta ascendente extremamente hipoplásica (AH). MÉTODOS: No período de dezembro de 2006 a fevereiro de 2008, a operação de Norwood modificado com tubo entre o ventrículo direito e as artérias pulmonares ou shunt tipo Sano foi realizada em oito crianças portadoras de SHCE e aorta ascendente com diâmetro inferior a 3 mm, (quatro do sexo masculino e quatro do sexo feminino) com idade média de 9,2 dias (variando de 1 a 29 dias) e peso médio de 3,3 kg (variando de 2,7 a 3,8 kg). Utilizada CEC e hipotermia a 25ºC com duas cânulas venosas e anastomose de um enxerto de politetrafluoretileno com a artéria inominada utilizado como linha arterial e para PRCeA. A PRCoR foi realizada por meio de um desvio na linha arterial e colocação de um cateter na aorta ascendente. Foram analisados o resultado cirúrgico imediato e a presença de alterações neurológicas nesse período. RESULTADOS: O resultado cirúrgico imediato revelou mortalidade de 25% e ausência de comprometimento neurológico ao exame clínico. CONCLUSÃO: A operação de Norwood modificado pode ser realizada com PRCeA e PRCoR em crianças com SHCE e AH com resultado cirúrgico imediato satisfatório e ausência de complicações neurológicas.
id SBCCV-1_1fb342ef5b079f38662334270b938268
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-76382009000500004
network_acronym_str SBCCV-1
network_name_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository_id_str
spelling Nova técnica: operação de Norwood com perfusão regional cerebral e coronarianaSíndrome do coração esquerdo hipoplásicoCardiopatias congênitas/cirurgiaProcedimentos cirúrgicos cardíacosCirculação extracorporeal/métodosOBJETIVO: Avaliar o resultado imediato da operação de Norwood modificado com nova técnica de perfusão regional cerebral (PRCeA) anterógrada associado a perfusão regional coronariana (PRCoR) retrógrada em substituição à parada circulatória total com hipotermia profunda em crianças portadoras da Síndrome da Hipoplasia do Coração Esquerdo (SHCE) com aorta ascendente extremamente hipoplásica (AH). MÉTODOS: No período de dezembro de 2006 a fevereiro de 2008, a operação de Norwood modificado com tubo entre o ventrículo direito e as artérias pulmonares ou shunt tipo Sano foi realizada em oito crianças portadoras de SHCE e aorta ascendente com diâmetro inferior a 3 mm, (quatro do sexo masculino e quatro do sexo feminino) com idade média de 9,2 dias (variando de 1 a 29 dias) e peso médio de 3,3 kg (variando de 2,7 a 3,8 kg). Utilizada CEC e hipotermia a 25ºC com duas cânulas venosas e anastomose de um enxerto de politetrafluoretileno com a artéria inominada utilizado como linha arterial e para PRCeA. A PRCoR foi realizada por meio de um desvio na linha arterial e colocação de um cateter na aorta ascendente. Foram analisados o resultado cirúrgico imediato e a presença de alterações neurológicas nesse período. RESULTADOS: O resultado cirúrgico imediato revelou mortalidade de 25% e ausência de comprometimento neurológico ao exame clínico. CONCLUSÃO: A operação de Norwood modificado pode ser realizada com PRCeA e PRCoR em crianças com SHCE e AH com resultado cirúrgico imediato satisfatório e ausência de complicações neurológicas.Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382009000500004Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.24 n.4 2009reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)instacron:SBCCV10.1590/S0102-76382009000500004info:eu-repo/semantics/openAccessFurlanetto,GláucioFurlanetto,Beatriz H. S.Henriques,Sandra SKapins,Carlos Eduardo B.Lopes,Lílian M.Olmos,Mario Carlos C.Cristóvão,Salvador André B.Medeiros,Patrícia M. V. P.por2010-04-07T00:00:00Zoai:scielo:S0102-76382009000500004Revistahttp://www.rbccv.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br1678-97410102-7638opendoar:2010-04-07T00:00Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)false
dc.title.none.fl_str_mv Nova técnica: operação de Norwood com perfusão regional cerebral e coronariana
title Nova técnica: operação de Norwood com perfusão regional cerebral e coronariana
spellingShingle Nova técnica: operação de Norwood com perfusão regional cerebral e coronariana
Furlanetto,Gláucio
Síndrome do coração esquerdo hipoplásico
Cardiopatias congênitas/cirurgia
Procedimentos cirúrgicos cardíacos
Circulação extracorporeal/métodos
title_short Nova técnica: operação de Norwood com perfusão regional cerebral e coronariana
title_full Nova técnica: operação de Norwood com perfusão regional cerebral e coronariana
title_fullStr Nova técnica: operação de Norwood com perfusão regional cerebral e coronariana
title_full_unstemmed Nova técnica: operação de Norwood com perfusão regional cerebral e coronariana
title_sort Nova técnica: operação de Norwood com perfusão regional cerebral e coronariana
author Furlanetto,Gláucio
author_facet Furlanetto,Gláucio
Furlanetto,Beatriz H. S.
Henriques,Sandra S
Kapins,Carlos Eduardo B.
Lopes,Lílian M.
Olmos,Mario Carlos C.
Cristóvão,Salvador André B.
Medeiros,Patrícia M. V. P.
author_role author
author2 Furlanetto,Beatriz H. S.
Henriques,Sandra S
Kapins,Carlos Eduardo B.
Lopes,Lílian M.
Olmos,Mario Carlos C.
Cristóvão,Salvador André B.
Medeiros,Patrícia M. V. P.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furlanetto,Gláucio
Furlanetto,Beatriz H. S.
Henriques,Sandra S
Kapins,Carlos Eduardo B.
Lopes,Lílian M.
Olmos,Mario Carlos C.
Cristóvão,Salvador André B.
Medeiros,Patrícia M. V. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome do coração esquerdo hipoplásico
Cardiopatias congênitas/cirurgia
Procedimentos cirúrgicos cardíacos
Circulação extracorporeal/métodos
topic Síndrome do coração esquerdo hipoplásico
Cardiopatias congênitas/cirurgia
Procedimentos cirúrgicos cardíacos
Circulação extracorporeal/métodos
description OBJETIVO: Avaliar o resultado imediato da operação de Norwood modificado com nova técnica de perfusão regional cerebral (PRCeA) anterógrada associado a perfusão regional coronariana (PRCoR) retrógrada em substituição à parada circulatória total com hipotermia profunda em crianças portadoras da Síndrome da Hipoplasia do Coração Esquerdo (SHCE) com aorta ascendente extremamente hipoplásica (AH). MÉTODOS: No período de dezembro de 2006 a fevereiro de 2008, a operação de Norwood modificado com tubo entre o ventrículo direito e as artérias pulmonares ou shunt tipo Sano foi realizada em oito crianças portadoras de SHCE e aorta ascendente com diâmetro inferior a 3 mm, (quatro do sexo masculino e quatro do sexo feminino) com idade média de 9,2 dias (variando de 1 a 29 dias) e peso médio de 3,3 kg (variando de 2,7 a 3,8 kg). Utilizada CEC e hipotermia a 25ºC com duas cânulas venosas e anastomose de um enxerto de politetrafluoretileno com a artéria inominada utilizado como linha arterial e para PRCeA. A PRCoR foi realizada por meio de um desvio na linha arterial e colocação de um cateter na aorta ascendente. Foram analisados o resultado cirúrgico imediato e a presença de alterações neurológicas nesse período. RESULTADOS: O resultado cirúrgico imediato revelou mortalidade de 25% e ausência de comprometimento neurológico ao exame clínico. CONCLUSÃO: A operação de Norwood modificado pode ser realizada com PRCeA e PRCoR em crianças com SHCE e AH com resultado cirúrgico imediato satisfatório e ausência de complicações neurológicas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382009000500004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382009000500004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-76382009000500004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.24 n.4 2009
reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron:SBCCV
instname_str Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron_str SBCCV
institution SBCCV
reponame_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
collection Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
repository.mail.fl_str_mv ||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br
_version_ 1752126596795334656