Retroca valvular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pomerantzeff,Pablo M. A
Data de Publicação: 1987
Outros Autores: Abreu,Mário César S. de, Amato,Marisa, Moretti,Miguel, Auler Júnior,José Otávio C, Grinberg,Max, Tarasoutchi,Flávio, Mansur,Alfredo, Dias,Altamiro Ribeiro, Bittencourt,Delmont, Stolf,Noedir A. G, Verginelli,Geraldo, Jatene,Adib D
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381987000300005
Resumo: A reoperação de próteses valvulares tem sido realizada, com freqüência cada vez maior, nos vários Serviços de cirurgia cardíaca. Os detalhes do tratamento, a indicação e a técnica operatória melhoraram os resultados. No período de janeiro de 1984 a junho de 1986, no Instituto do Coração, foram submetidos a retroca valvular 145 pacientes, num total de 157 próteses, e 4 trocas da bola de válvula de Starr-Edwards. Em posição mitral, 6 pacientes foram submetidos a terceira troca valvular, sem óbito imediato. A insuficiência valvular e a calcificação do tecido biológico de dura-máter foram as principais causas de indicação da reoperação. Quarenta e um pacientes apresentavam roturas e 19 pacientes, calcificação de bioprótese em posição mitral; em posição aórtica, 32 pacientes tinham rotura e 12, calcificação de bioprótese. Quanto à prótese implantada, foram utilizadas principalmente as biopróteses, sendo 63 porcinas e 35 de pericárdio bovino. A mortalidade imediata global foi de 8,3% (12 pacientes), sendo a principal causa de óbito o baixo débito cardíaco. As principais complicações imediats foram: baixo débito cardíaco, arritmias e sangramento. Noventa por cento dos pacientes encontravam-se em classe funcional (NYHA) III e IV no pré-operatório, evoluindo para as classes funcionais I e II em 89% das trocas aórticas de 82% das trocas mitrais. A curva atuarial de sobrevida.em 5 semestres, foi, para a posição mitral, de 85,7% e, para a aórtica, de 91,3%. Os autores concluem que os cuidados de técnica, a proteção miocárdica e o tipo de prótese utilizada foram os responsáveis pelos resultados bastante satisfatórios.
id SBCCV-1_7c530d64baf1ca4504a1980004b56648
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-76381987000300005
network_acronym_str SBCCV-1
network_name_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository_id_str
spelling Retroca valvularpróteses valvulares cardíacas/cirurgiapróteses valvulares cardíacas/retrocaA reoperação de próteses valvulares tem sido realizada, com freqüência cada vez maior, nos vários Serviços de cirurgia cardíaca. Os detalhes do tratamento, a indicação e a técnica operatória melhoraram os resultados. No período de janeiro de 1984 a junho de 1986, no Instituto do Coração, foram submetidos a retroca valvular 145 pacientes, num total de 157 próteses, e 4 trocas da bola de válvula de Starr-Edwards. Em posição mitral, 6 pacientes foram submetidos a terceira troca valvular, sem óbito imediato. A insuficiência valvular e a calcificação do tecido biológico de dura-máter foram as principais causas de indicação da reoperação. Quarenta e um pacientes apresentavam roturas e 19 pacientes, calcificação de bioprótese em posição mitral; em posição aórtica, 32 pacientes tinham rotura e 12, calcificação de bioprótese. Quanto à prótese implantada, foram utilizadas principalmente as biopróteses, sendo 63 porcinas e 35 de pericárdio bovino. A mortalidade imediata global foi de 8,3% (12 pacientes), sendo a principal causa de óbito o baixo débito cardíaco. As principais complicações imediats foram: baixo débito cardíaco, arritmias e sangramento. Noventa por cento dos pacientes encontravam-se em classe funcional (NYHA) III e IV no pré-operatório, evoluindo para as classes funcionais I e II em 89% das trocas aórticas de 82% das trocas mitrais. A curva atuarial de sobrevida.em 5 semestres, foi, para a posição mitral, de 85,7% e, para a aórtica, de 91,3%. Os autores concluem que os cuidados de técnica, a proteção miocárdica e o tipo de prótese utilizada foram os responsáveis pelos resultados bastante satisfatórios.Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular1987-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381987000300005Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.2 n.3 1987reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)instacron:SBCCVinfo:eu-repo/semantics/openAccessPomerantzeff,Pablo M. AAbreu,Mário César S. deAmato,MarisaMoretti,MiguelAuler Júnior,José Otávio CGrinberg,MaxTarasoutchi,FlávioMansur,AlfredoDias,Altamiro RibeiroBittencourt,DelmontStolf,Noedir A. GVerginelli,GeraldoJatene,Adib Dpor2011-02-17T00:00:00Zoai:scielo:S0102-76381987000300005Revistahttp://www.rbccv.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br1678-97410102-7638opendoar:2011-02-17T00:00Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)false
dc.title.none.fl_str_mv Retroca valvular
title Retroca valvular
spellingShingle Retroca valvular
Pomerantzeff,Pablo M. A
próteses valvulares cardíacas/cirurgia
próteses valvulares cardíacas/retroca
title_short Retroca valvular
title_full Retroca valvular
title_fullStr Retroca valvular
title_full_unstemmed Retroca valvular
title_sort Retroca valvular
author Pomerantzeff,Pablo M. A
author_facet Pomerantzeff,Pablo M. A
Abreu,Mário César S. de
Amato,Marisa
Moretti,Miguel
Auler Júnior,José Otávio C
Grinberg,Max
Tarasoutchi,Flávio
Mansur,Alfredo
Dias,Altamiro Ribeiro
Bittencourt,Delmont
Stolf,Noedir A. G
Verginelli,Geraldo
Jatene,Adib D
author_role author
author2 Abreu,Mário César S. de
Amato,Marisa
Moretti,Miguel
Auler Júnior,José Otávio C
Grinberg,Max
Tarasoutchi,Flávio
Mansur,Alfredo
Dias,Altamiro Ribeiro
Bittencourt,Delmont
Stolf,Noedir A. G
Verginelli,Geraldo
Jatene,Adib D
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pomerantzeff,Pablo M. A
Abreu,Mário César S. de
Amato,Marisa
Moretti,Miguel
Auler Júnior,José Otávio C
Grinberg,Max
Tarasoutchi,Flávio
Mansur,Alfredo
Dias,Altamiro Ribeiro
Bittencourt,Delmont
Stolf,Noedir A. G
Verginelli,Geraldo
Jatene,Adib D
dc.subject.por.fl_str_mv próteses valvulares cardíacas/cirurgia
próteses valvulares cardíacas/retroca
topic próteses valvulares cardíacas/cirurgia
próteses valvulares cardíacas/retroca
description A reoperação de próteses valvulares tem sido realizada, com freqüência cada vez maior, nos vários Serviços de cirurgia cardíaca. Os detalhes do tratamento, a indicação e a técnica operatória melhoraram os resultados. No período de janeiro de 1984 a junho de 1986, no Instituto do Coração, foram submetidos a retroca valvular 145 pacientes, num total de 157 próteses, e 4 trocas da bola de válvula de Starr-Edwards. Em posição mitral, 6 pacientes foram submetidos a terceira troca valvular, sem óbito imediato. A insuficiência valvular e a calcificação do tecido biológico de dura-máter foram as principais causas de indicação da reoperação. Quarenta e um pacientes apresentavam roturas e 19 pacientes, calcificação de bioprótese em posição mitral; em posição aórtica, 32 pacientes tinham rotura e 12, calcificação de bioprótese. Quanto à prótese implantada, foram utilizadas principalmente as biopróteses, sendo 63 porcinas e 35 de pericárdio bovino. A mortalidade imediata global foi de 8,3% (12 pacientes), sendo a principal causa de óbito o baixo débito cardíaco. As principais complicações imediats foram: baixo débito cardíaco, arritmias e sangramento. Noventa por cento dos pacientes encontravam-se em classe funcional (NYHA) III e IV no pré-operatório, evoluindo para as classes funcionais I e II em 89% das trocas aórticas de 82% das trocas mitrais. A curva atuarial de sobrevida.em 5 semestres, foi, para a posição mitral, de 85,7% e, para a aórtica, de 91,3%. Os autores concluem que os cuidados de técnica, a proteção miocárdica e o tipo de prótese utilizada foram os responsáveis pelos resultados bastante satisfatórios.
publishDate 1987
dc.date.none.fl_str_mv 1987-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381987000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381987000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.2 n.3 1987
reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron:SBCCV
instname_str Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron_str SBCCV
institution SBCCV
reponame_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
collection Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
repository.mail.fl_str_mv ||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br
_version_ 1752126592329449472