Caracteres morfoanatômicos de Brachiaria brizantha submetida à aplicação de Trinexapac-Ethyl

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho,C.M.T.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Ferreira,E.A., Meira,R.A.S., Santos,J.B., Silva,A.A., Freitas,F.C.L., Galon,L., Concenço,G., Silva,A.F., Tironi,S.P., Rocha,P.R.R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Planta daninha (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582009000300014
Resumo: Objetivou-se com este trabalho avaliar alterações nos caracteres anatômicos e morfológicos da folha (bainha e lâmina) e do caule de Brachiaria brizantha tratada com o regulador de crescimento trinexapac-ethyl. O delineamento experimental utilizado foi o completamente ao acaso, com duas doses do trinexapac-ethyl (0,00 e 0,75 kg ha-1) e cinco repetições. Cinquenta dias após a aplicação dos tratamentos, amostras do terço médio da bainha, da lâmina da segunda folha completamente expandida e do entrenó do caule abaixo da inserção da bainha foliar foram coletadas para a determinação de características morfológicas, como altura de planta, comprimento e diâmetro de entrenó, comprimento da bainha, comprimento e largura da folha. Para avaliação das características anatômicas, foram realizados cortes transversais da folha e do caule e cortes longitudinais do caule, em micrótomo de mesa, e corados com fuccina e azul de astra preparadas em lâminas semipermanentes. As imagens obtidas foram digitalizadas usando-se microscópio de luz acoplado a câmera digital e conectado a um computador. Para obtenção das medidas de área e medidas lineares foi utilizado o software Image Pro-Plus. Os dados foram submetidos à análise estatística, pelo teste F a 5% de probabilidade. O regulador de crescimento promoveu redução do comprimento do limbo foliar, do entrenó, da bainha e da altura de plantas. Por outro lado, no limbo foliar, o trinexapac-ethyl aumentou a espessura da lâmina foliar, da área das células da bainha e da área do mesofilo em B. brizantha.
id SBCPD-1_3180f5a14ff799b0af31fec8f838f63c
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-83582009000300014
network_acronym_str SBCPD-1
network_name_str Planta daninha (Online)
repository_id_str
spelling Caracteres morfoanatômicos de Brachiaria brizantha submetida à aplicação de Trinexapac-Ethylanatomia foliarplanta daninharegulador de crescimentoObjetivou-se com este trabalho avaliar alterações nos caracteres anatômicos e morfológicos da folha (bainha e lâmina) e do caule de Brachiaria brizantha tratada com o regulador de crescimento trinexapac-ethyl. O delineamento experimental utilizado foi o completamente ao acaso, com duas doses do trinexapac-ethyl (0,00 e 0,75 kg ha-1) e cinco repetições. Cinquenta dias após a aplicação dos tratamentos, amostras do terço médio da bainha, da lâmina da segunda folha completamente expandida e do entrenó do caule abaixo da inserção da bainha foliar foram coletadas para a determinação de características morfológicas, como altura de planta, comprimento e diâmetro de entrenó, comprimento da bainha, comprimento e largura da folha. Para avaliação das características anatômicas, foram realizados cortes transversais da folha e do caule e cortes longitudinais do caule, em micrótomo de mesa, e corados com fuccina e azul de astra preparadas em lâminas semipermanentes. As imagens obtidas foram digitalizadas usando-se microscópio de luz acoplado a câmera digital e conectado a um computador. Para obtenção das medidas de área e medidas lineares foi utilizado o software Image Pro-Plus. Os dados foram submetidos à análise estatística, pelo teste F a 5% de probabilidade. O regulador de crescimento promoveu redução do comprimento do limbo foliar, do entrenó, da bainha e da altura de plantas. Por outro lado, no limbo foliar, o trinexapac-ethyl aumentou a espessura da lâmina foliar, da área das células da bainha e da área do mesofilo em B. brizantha.Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas 2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582009000300014Planta Daninha v.27 n.3 2009reponame:Planta daninha (Online)instname:Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)instacron:SBCPD10.1590/S0100-83582009000300014info:eu-repo/semantics/openAccessFialho,C.M.T.Ferreira,E.A.Meira,R.A.S.Santos,J.B.Silva,A.A.Freitas,F.C.L.Galon,L.Concenço,G.Silva,A.F.Tironi,S.P.Rocha,P.R.R.por2009-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S0100-83582009000300014Revistahttp://revistas.cpd.ufv.br/pdaninhaweb/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rpdaninha@gmail.com1806-96810100-8358opendoar:2009-10-16T00:00Planta daninha (Online) - Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracteres morfoanatômicos de Brachiaria brizantha submetida à aplicação de Trinexapac-Ethyl
title Caracteres morfoanatômicos de Brachiaria brizantha submetida à aplicação de Trinexapac-Ethyl
spellingShingle Caracteres morfoanatômicos de Brachiaria brizantha submetida à aplicação de Trinexapac-Ethyl
Fialho,C.M.T.
anatomia foliar
planta daninha
regulador de crescimento
title_short Caracteres morfoanatômicos de Brachiaria brizantha submetida à aplicação de Trinexapac-Ethyl
title_full Caracteres morfoanatômicos de Brachiaria brizantha submetida à aplicação de Trinexapac-Ethyl
title_fullStr Caracteres morfoanatômicos de Brachiaria brizantha submetida à aplicação de Trinexapac-Ethyl
title_full_unstemmed Caracteres morfoanatômicos de Brachiaria brizantha submetida à aplicação de Trinexapac-Ethyl
title_sort Caracteres morfoanatômicos de Brachiaria brizantha submetida à aplicação de Trinexapac-Ethyl
author Fialho,C.M.T.
author_facet Fialho,C.M.T.
Ferreira,E.A.
Meira,R.A.S.
Santos,J.B.
Silva,A.A.
Freitas,F.C.L.
Galon,L.
Concenço,G.
Silva,A.F.
Tironi,S.P.
Rocha,P.R.R.
author_role author
author2 Ferreira,E.A.
Meira,R.A.S.
Santos,J.B.
Silva,A.A.
Freitas,F.C.L.
Galon,L.
Concenço,G.
Silva,A.F.
Tironi,S.P.
Rocha,P.R.R.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho,C.M.T.
Ferreira,E.A.
Meira,R.A.S.
Santos,J.B.
Silva,A.A.
Freitas,F.C.L.
Galon,L.
Concenço,G.
Silva,A.F.
Tironi,S.P.
Rocha,P.R.R.
dc.subject.por.fl_str_mv anatomia foliar
planta daninha
regulador de crescimento
topic anatomia foliar
planta daninha
regulador de crescimento
description Objetivou-se com este trabalho avaliar alterações nos caracteres anatômicos e morfológicos da folha (bainha e lâmina) e do caule de Brachiaria brizantha tratada com o regulador de crescimento trinexapac-ethyl. O delineamento experimental utilizado foi o completamente ao acaso, com duas doses do trinexapac-ethyl (0,00 e 0,75 kg ha-1) e cinco repetições. Cinquenta dias após a aplicação dos tratamentos, amostras do terço médio da bainha, da lâmina da segunda folha completamente expandida e do entrenó do caule abaixo da inserção da bainha foliar foram coletadas para a determinação de características morfológicas, como altura de planta, comprimento e diâmetro de entrenó, comprimento da bainha, comprimento e largura da folha. Para avaliação das características anatômicas, foram realizados cortes transversais da folha e do caule e cortes longitudinais do caule, em micrótomo de mesa, e corados com fuccina e azul de astra preparadas em lâminas semipermanentes. As imagens obtidas foram digitalizadas usando-se microscópio de luz acoplado a câmera digital e conectado a um computador. Para obtenção das medidas de área e medidas lineares foi utilizado o software Image Pro-Plus. Os dados foram submetidos à análise estatística, pelo teste F a 5% de probabilidade. O regulador de crescimento promoveu redução do comprimento do limbo foliar, do entrenó, da bainha e da altura de plantas. Por outro lado, no limbo foliar, o trinexapac-ethyl aumentou a espessura da lâmina foliar, da área das células da bainha e da área do mesofilo em B. brizantha.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582009000300014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582009000300014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-83582009000300014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas
dc.source.none.fl_str_mv Planta Daninha v.27 n.3 2009
reponame:Planta daninha (Online)
instname:Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)
instacron:SBCPD
instname_str Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)
instacron_str SBCPD
institution SBCPD
reponame_str Planta daninha (Online)
collection Planta daninha (Online)
repository.name.fl_str_mv Planta daninha (Online) - Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)
repository.mail.fl_str_mv ||rpdaninha@gmail.com
_version_ 1752126491746893824