Influência do EPTC no desenvolvimento e absorção de macronutrientes pela cultura de feijão (Phaseolus vulgaris L. var. Carioca)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deuber,R.
Data de Publicação: 1979
Outros Autores: Camargo,P.N., Forster,R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Planta daninha (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83581979000200002
Resumo: O efeito de EPTC (S-etildipropiltiolcarbamato) sobre o desenvolvimento e a absorção de macronutrientes até o florescimento e os seus teores nas sementes e vagens, na colheita, foi estudado em dois experimentos de campo com a cultura do feijão, var. Carioca. O EPTC foi aplicado em pré-plantio com incorporação nas doses de 0, 1, 2, 4, 8 e 16 kg/ha em dois experimentos em solos argiloso e barrento. A avaliação da ação do herbicida sobre o desenvolvimento da cultura se fez pela obtenção de pesos de matéria seca de folhas, caules e vagens, durante o ciclo e número de plantas e produção de sementes na colheita. No início do florescimento foram analisados os teores de N, P, K, Ca, Mg e S em folhas e caules e, na colheita, em vagens e sementes. O EPTC, nas doses de 1, 2 ou 4 kg/ha não afetou o desenvolvimento da cultura, não alterou o teor de nutrientes em folhas ou caules, no início do florescimento, nem o teor nos grãos ou vagens, na colheita. Também não alterou a população de plantas ou a produção de grãos. As doses de 8 e 16 kg/ha de EPTC causaram redução de crescimento, de absorção de nutrientes, número de plantas por área e produção de sementes. O ciclo da cultura foi alongado. Os teores de nutrientes foram mais elevados, em geral, nas folhas, caules e vagens. Com essas doses ocorreu maior acúmulo de K nas vagens na colheita. Nenhuma das doses de EPTC, em qualquer dos experimentos, causou alteração nos teores de macronutrientes nas sementes.
id SBCPD-1_956eb0fb4beec8df89fa5a4996c034b7
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-83581979000200002
network_acronym_str SBCPD-1
network_name_str Planta daninha (Online)
repository_id_str
spelling Influência do EPTC no desenvolvimento e absorção de macronutrientes pela cultura de feijão (Phaseolus vulgaris L. var. Carioca)EPTCFeijãoCrescimentoNutrição MineralO efeito de EPTC (S-etildipropiltiolcarbamato) sobre o desenvolvimento e a absorção de macronutrientes até o florescimento e os seus teores nas sementes e vagens, na colheita, foi estudado em dois experimentos de campo com a cultura do feijão, var. Carioca. O EPTC foi aplicado em pré-plantio com incorporação nas doses de 0, 1, 2, 4, 8 e 16 kg/ha em dois experimentos em solos argiloso e barrento. A avaliação da ação do herbicida sobre o desenvolvimento da cultura se fez pela obtenção de pesos de matéria seca de folhas, caules e vagens, durante o ciclo e número de plantas e produção de sementes na colheita. No início do florescimento foram analisados os teores de N, P, K, Ca, Mg e S em folhas e caules e, na colheita, em vagens e sementes. O EPTC, nas doses de 1, 2 ou 4 kg/ha não afetou o desenvolvimento da cultura, não alterou o teor de nutrientes em folhas ou caules, no início do florescimento, nem o teor nos grãos ou vagens, na colheita. Também não alterou a população de plantas ou a produção de grãos. As doses de 8 e 16 kg/ha de EPTC causaram redução de crescimento, de absorção de nutrientes, número de plantas por área e produção de sementes. O ciclo da cultura foi alongado. Os teores de nutrientes foram mais elevados, em geral, nas folhas, caules e vagens. Com essas doses ocorreu maior acúmulo de K nas vagens na colheita. Nenhuma das doses de EPTC, em qualquer dos experimentos, causou alteração nos teores de macronutrientes nas sementes.Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas 1979-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83581979000200002Planta Daninha v.2 n.2 1979reponame:Planta daninha (Online)instname:Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)instacron:SBCPD10.1590/S0100-83581979000200002info:eu-repo/semantics/openAccessDeuber,R.Camargo,P.N.Forster,R.por2013-06-06T00:00:00Zoai:scielo:S0100-83581979000200002Revistahttp://revistas.cpd.ufv.br/pdaninhaweb/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rpdaninha@gmail.com1806-96810100-8358opendoar:2013-06-06T00:00Planta daninha (Online) - Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência do EPTC no desenvolvimento e absorção de macronutrientes pela cultura de feijão (Phaseolus vulgaris L. var. Carioca)
title Influência do EPTC no desenvolvimento e absorção de macronutrientes pela cultura de feijão (Phaseolus vulgaris L. var. Carioca)
spellingShingle Influência do EPTC no desenvolvimento e absorção de macronutrientes pela cultura de feijão (Phaseolus vulgaris L. var. Carioca)
Deuber,R.
EPTC
Feijão
Crescimento
Nutrição Mineral
title_short Influência do EPTC no desenvolvimento e absorção de macronutrientes pela cultura de feijão (Phaseolus vulgaris L. var. Carioca)
title_full Influência do EPTC no desenvolvimento e absorção de macronutrientes pela cultura de feijão (Phaseolus vulgaris L. var. Carioca)
title_fullStr Influência do EPTC no desenvolvimento e absorção de macronutrientes pela cultura de feijão (Phaseolus vulgaris L. var. Carioca)
title_full_unstemmed Influência do EPTC no desenvolvimento e absorção de macronutrientes pela cultura de feijão (Phaseolus vulgaris L. var. Carioca)
title_sort Influência do EPTC no desenvolvimento e absorção de macronutrientes pela cultura de feijão (Phaseolus vulgaris L. var. Carioca)
author Deuber,R.
author_facet Deuber,R.
Camargo,P.N.
Forster,R.
author_role author
author2 Camargo,P.N.
Forster,R.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Deuber,R.
Camargo,P.N.
Forster,R.
dc.subject.por.fl_str_mv EPTC
Feijão
Crescimento
Nutrição Mineral
topic EPTC
Feijão
Crescimento
Nutrição Mineral
description O efeito de EPTC (S-etildipropiltiolcarbamato) sobre o desenvolvimento e a absorção de macronutrientes até o florescimento e os seus teores nas sementes e vagens, na colheita, foi estudado em dois experimentos de campo com a cultura do feijão, var. Carioca. O EPTC foi aplicado em pré-plantio com incorporação nas doses de 0, 1, 2, 4, 8 e 16 kg/ha em dois experimentos em solos argiloso e barrento. A avaliação da ação do herbicida sobre o desenvolvimento da cultura se fez pela obtenção de pesos de matéria seca de folhas, caules e vagens, durante o ciclo e número de plantas e produção de sementes na colheita. No início do florescimento foram analisados os teores de N, P, K, Ca, Mg e S em folhas e caules e, na colheita, em vagens e sementes. O EPTC, nas doses de 1, 2 ou 4 kg/ha não afetou o desenvolvimento da cultura, não alterou o teor de nutrientes em folhas ou caules, no início do florescimento, nem o teor nos grãos ou vagens, na colheita. Também não alterou a população de plantas ou a produção de grãos. As doses de 8 e 16 kg/ha de EPTC causaram redução de crescimento, de absorção de nutrientes, número de plantas por área e produção de sementes. O ciclo da cultura foi alongado. Os teores de nutrientes foram mais elevados, em geral, nas folhas, caules e vagens. Com essas doses ocorreu maior acúmulo de K nas vagens na colheita. Nenhuma das doses de EPTC, em qualquer dos experimentos, causou alteração nos teores de macronutrientes nas sementes.
publishDate 1979
dc.date.none.fl_str_mv 1979-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83581979000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83581979000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-83581979000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas
dc.source.none.fl_str_mv Planta Daninha v.2 n.2 1979
reponame:Planta daninha (Online)
instname:Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)
instacron:SBCPD
instname_str Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)
instacron_str SBCPD
institution SBCPD
reponame_str Planta daninha (Online)
collection Planta daninha (Online)
repository.name.fl_str_mv Planta daninha (Online) - Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)
repository.mail.fl_str_mv ||rpdaninha@gmail.com
_version_ 1752126487413129216